Normas de Segurança
Normas de Segurança
Segurança interna
Assim como cuidamos das ligações elétrica e de água em nossas residências, existem também cuidados especiais a serem tomados com as ligações de gás, seja em casa ou apartamento. Tubulações, uniões e conexões por onde passa o gás natural devem estar sempre em boas condições de conservação.
Os ambientes onde funcionam aparelhos a gás devem ser bem ventilados – conforme norma brasileira NBR 13103 – pois, na queima do gás, o oxigenio é consumido. Por este motivo, janelas e basculantes devem ser mantidos livres dos obstáculos que impeçam a renovação do ar. Considere essa norma ao redecorar seu banheiro ou área de serviço, evitando que estas saídas de ar sejam bloqueadas.
Os aquecedores e boilers, além da ventilação permanente, necessitam de uma chaminé para a condução do monóxido de carbono ao exterior, por um terminal externo tipo “T”, para evitar o retorno do gás ao interior do ambiente.
Revisão periódica das instalações
Manutenção preventiva
Apesar de serem extramamente seguras, as instalações e os equipamentos de gás natural devem ser inspecionados, regularmente, a cada dois anos, pelo menos. Tal vistoria é uma obrigação do consumidor para evitar danos futuros e assim, garantir a eficácia e segurança da utilização do gás natural. As condicões de queima e exaustão dos equipamentos devem ser verificadas. Na constatação de qualquer problema, o reparo deve ser imediato.