Manutenção da rede
Segurança das redes de distribuição

Segurança das redes de distribuição

Pensamos sempre na sua segurança.

Como distribuímos o gás natural?

Para cumprir com os mais elevados padrões de qualidade e segurança, a distribuição de gás natural é feita com tubulações de aço e polietileno. Esses materiais têm grande resistência e durabilidade, tanto que são utilizados em zonas sísmicas como as cidades de Los Angeles, Tokio e São Francisco.

Quais os mecanismos de segurança das nossas redes?

As redes de gás natural contam com diversos sistemas de segurança, entre os quais se destacam as válvulas de corte por excesso de fluxo e válvulas de corte por baixa pressão.
A operação das nossas redes´tem supervisão 24 horas por dia. Essa supervisão é feita pelo nosso Centro de Controle de Distribuição, que tem tecnologia de ponta, reconhecida a nivel internacional.
Além disso, realizamos uma manutenção permanente que consiste na revisão da tubulação existente para assegurar seu perfeito funcionamento.

Obras na rede

Mapeamento digital

Empresas coordenam grupo de mapeamento digital

No Rio de Janeiro, em parceria com Oi, Light, Cedae, Embratel/Net e GVT, as distribuidoras vêm coordenando o ordenamento e mapeamento digital de todas as redes e subterrâneos do Rio de Janeiro. O objetivo é criar uma base única de dados das redes de serviços públicos para melhorar a gestão de obras na cidade. O projeto foi inspirado na experiência do Grupo, em Barcelona.

À medida que cada concessionária conheça o posicionamento das suas redes, as intervenções nas vias públicas se tornarão bem mais seguras e ágeis, possibilitando ainda o uso de obras conjuntas. O cadastro único e a atualização on-line das diversas redes serão um ganho para o município, as concessionárias e a comunidade.

Em parceria com Oi, Light, Cedae, Embratel/Net e GVT, as distribuidoras vêm coordenando o ordenamento e mapeamento digital de todas as redes e subterrâneos do Rio de Janeiro. O objetivo é criar uma base única de dados das redes de serviços públicos para melhorar a gestão de obras na cidade. O projeto foi inspirado na experiência do Grupo, em Barcelona.

À medida que cada concessionária conheça o posicionamento das suas redes, as intervenções nas vias públicas se tornarão bem mais seguras e ágeis, possibilitando ainda o uso de obras conjuntas. O cadastro único e a atualização on-line das diversas redes serão um ganho para o município, as concessionárias e a comunidade.

Manutenção da rede

Para as distribuidoras da Naturgy, seu bem estar é o mais importante.

Atividades de manutenção

A operação e manutenção do sistema de distribuição de gás natural das distribuidoras permite que o gás chegue a cada um dos clientes de forma contínua e dentro dos mais altos padrões de segurança e qualidade. 

As atividades de manutenção, aplicadas a toda a infraestrutura do sistema de distribuição, estão planejadas para diminuir o risco de falta de fornecimento ou acidentes.Entre estas atividades, destacam-se as seguintes: Monitoração e conserto de fugas de gás na rede, Prevenção de acidentes e também Atendimento a urgências e Vigilância, revisão e conservação de válvulas, de estações de medição e regulação, de sistemas de odorização e de estações de proteção catódica.

Renovação da rede

No caso do rio de Janeiro, grande parte da tubulação de gás canalizado era muito antiga e, por isso, a necessidade de renovação/substituição das redes. Desde a privatização, em 1997, a empresa  vem modernizando sua rede, sendo a maior parte por meio de substituição dos dutos. O programa de renovação de rede é imprescindível para manutenção da confiabilidade do sistema de distribuição de gás. 

Tecnologia

Para renovar a tubulação, as companhias empregam a mais moderna tecnologia, utilizando o tubo de polietileno – material adotado pela maior parte das companhias distribuidoras de gás no mundo por ser de melhor qualidade e maior flexibilidade, além de possibilitar aumento da capacidade de fornecimento e permitir a realização de manutenções esporádicas.

A médio e longo prazo, a cidade terá vantagens como a melhoria da infra-estrutura, disponibilidade de gás natural em novas regiões e melhor qualidade na distribuição. 

Centro de Controle

As distribuidoras contam com um Centro de Controle de Operações da Rede que opera 24 horas, monitorando e controlando as redes de distribuição de gás natural remotamente. São mais de 1.000 pontos controlados através de equipamentos que registram pressão, vazão e temperatura.
Contam também com uma base avançada no Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde atuam em conjunto com os órgãos públicos e demais concessionárias para atendimento imediato às ocorrências.
Além disso, mantém um Programa Sistemático anual de controle de escapamentos. O programa investiga e localiza possíveis fugas e providencia reparação de forma imediata ou programada conforme classificação de nível de risco.

Valor de Inscrição SP

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado um valor de R$ 95,00, em até 18x na sua conta de gás, que dará direito a pequenos serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles:

  • Vistoria do ambiente e levantamento das adequações necessárias;
  • Verificação de vazamento com teste de estanqueidade e teste de CO quando necessário;
  • Conversão e conexão de fogão;

O valor de inscrição não contempla:

  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento;
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor;
  • Alteração do ponto de fornecimento;
  • Conversão, conexão e fornecimento de queimadores para aquecedores.

Valor de Inscrição RJ

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado o valor de R$ 85,00, parcelados em até 18x na conta de gás, que dará direito a alguns serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles: 

  • Realização de teste de estanqueidade para comprovação da ausência de escapamentos.
  • Realização de teste de CO para comprovação do nível adequado de monóxido de carbono do ambiente.
  • Conexão com fornecimento de registro e tubo flexível para até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor).
  • Conversão de até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor), que estará sujeita à disponibilidade de peças (queimadores) no mercado referente ao modelo a serem convertidos no momento da visita. Não havendo viabilidade de peças, a Naturgy não realizará a conversão. Em um equipamento novo, verifique se ele é apto para uso do gás natural e caso negativo recomendamos que realize a conversão com o fabricante para não perder a garantia.

O valor de inscrição não contempla

  • Instalação (fixação na parede/ marcenaria) de equipamentos.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Alteração do ponto de fornecimento.

Para aquecedor:

A garantia do equipamento e eventuais problemas de fabricação são de responsabilidade do fabricante. Por isso, recomendamos que entre em contato diretamente com o fabricante e/ou busque uma assistência técnica autorizada.

Cada usuário é responsável pela construção e manutenção de sua instalação interna de gás, bem como, a contratação e garantia da execução e/ou qualidade dos serviços prestados pela empresa especializada contratada pelo mesmo.

No entanto, para garantir o uso seguro do gás natural, sugerimos que sejam contratados para esses serviços profissionais qualificados de sua preferência, e por isso orientamos que essas informações sejam consultadas em sites confiáveis como Abrinstal   http://www.abrinstal.org.br/ e Sinduscon    https://sindusconsp.com.br/.

É importante que o usuário selecione com atenção seu prestador de serviço e antes de contratá-lo, observe as recomendações a seguir:

  • Peça ao menos três orçamentos e informe-se bem sobre aqueles cujos valores estejam muito abaixo da média praticada no mercado;
  • Certifique-se da idoneidade e da capacidade técnica da empresa escolhida, pedindo referência técnica a outros clientes que tenham contratado os serviços dessa empresa;

Fique atento! Lembre-se, sua segurança não tem preço.

Em caso de dúvidas ou reclamações sobre os serviços prestados pelas empresas particulares contratadas pelo usuário, este deverá entrar em contato diretamente com a empresa prestadora do serviço.
E quanto as demais dúvidas de assuntos gerais,   entre em contato conosco