Manutenção e segurança das redes
Como distribuímos o gás natural?
Para cumprir com os mais elevados padrões de qualidade e segurança, a distribuição de gás natural é feita com tubulações de aço e polietileno. Esses materiais têm grande resistência e durabilidade, tanto que são utilizados em zonas sísmicas como as cidades de Los Angeles, Tokio e São Francisco.
Quais os mecanismos de segurança das nossas redes?
As redes de gás natural contam com diversos sistemas de segurança, entre os quais se destacam as válvulas de corte por excesso de fluxo e válvulas de corte por baixa pressão.
A operação das nossas redes´tem supervisão 24 horas por dia. Essa supervisão é feita pelo nosso Centro de Controle de Distribuição, que tem tecnologia de ponta, reconhecida a nivel internacional.
Além disso, realizamos uma manutenção permanente que consiste na revisão da tubulação existente para assegurar seu perfeito funcionamento.
Mapeamento digital
No Rio de Janeiro, em parceria com Oi, Light, Cedae, Embratel/Net e GVT, as distribuidoras vêm coordenando o ordenamento e mapeamento digital de todas as redes e subterrâneos do Rio de Janeiro. O objetivo é criar uma base única de dados das redes de serviços públicos para melhorar a gestão de obras na cidade. O projeto foi inspirado na experiência do Grupo, em Barcelona.
À medida que cada concessionária conheça o posicionamento das suas redes, as intervenções nas vias públicas se tornarão bem mais seguras e ágeis, possibilitando ainda o uso de obras conjuntas. O cadastro único e a atualização on-line das diversas redes serão um ganho para o município, as concessionárias e a comunidade.
Atividades de manutenção
A operação e manutenção do sistema de distribuição de gás natural das distribuidoras permite que o gás chegue a cada um dos clientes de forma contínua e dentro dos mais altos padrões de segurança e qualidade.
As atividades de manutenção, aplicadas a toda a infraestrutura do sistema de distribuição, estão planejadas para diminuir o risco de falta de fornecimento ou acidentes.Entre estas atividades, destacam-se as seguintes: Monitoração e conserto de fugas de gás na rede, Prevenção de acidentes e também Atendimento a urgências e Vigilância, revisão e conservação de válvulas, de estações de medição e regulação, de sistemas de odorização e de estações de proteção catódica. A realização sistemática dessas atividades permite garantir a correta e eficiente operação do nosso sistema de distribuição.
Renovação da rede
No caso do rio de Janeiro, grande parte da tubulação de gás canalizado era muito antiga e, por isso, a necessidade de renovação/substituição das redes. Desde a privatização, em 1997, a empresa vem modernizando sua rede, sendo a maior parte por meio de substituição dos dutos.
O programa de renovação de rede é imprescindível para manutenção da confiabilidade do sistema de distribuição de gás.
Tecnologia
Para renovar a tubulação, as companhias empregam a mais moderna tecnologia, utilizando o tubo de polietileno – material adotado pela maior parte das companhias distribuidoras de gás no mundo por ser de melhor qualidade e maior flexibilidade, além de possibilitar aumento da capacidade de fornecimento e permitir a realização de manutenções esporádicas.
A médio e longo prazo, a cidade terá vantagens como a melhoria da infra-estrutura, disponibilidade de gás natural em novas regiões e melhor qualidade na distribuição.
Centro de Controle
As distribuidoras contam com um Centro de Controle de Operações da Rede que opera 24 horas, monitorando e controlando as redes de distribuição de gás natural remotamente. São mais de 1.000 pontos controlados através de equipamentos que registram pressão, vazão e temperatura.
Contam também com uma base avançada no Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde atuam em conjunto com os órgãos públicos e demais concessionárias para atendimento imediato às ocorrências.
Além disso, mantém um Programa Sistemático anual de controle de escapamentos. O programa investiga e localiza possíveis fugas e providencia reparação de forma imediata ou programada conforme classificação de nível de risco.