Procedimentos antes de escavar

Informações importantes para concessionárias e obras em geral

O gás natural é distribuído através de tubulações instaladas no subsolo que servem como meio de transporte eficiente e seguro do gás canalizado.

Escavações sem o planejamento adequado são as maiores causas de incidentes que podem ocasionar interrupção do fornecimento de gás aos clientes, danos aos equipamentos, além de oferecer risco de vida a trabalhadores e usuários.

Para evitar isso, é importante que as concessionárias verifiquem a localização da rede de gás antes de realizar uma escavação do solo.

Entre em contato

As concessionárias devem entrar em contato com as distribuidoras de gás antes de executar qualquer trabalho, para obter o cadastro das redes de gás. As companhias mantêm um cadastro atualizado e equipes especializadas na vigilância e no acompanhamento de obras que podem orientar a perfuração do solo para evitar que a rede de gás seja atingida.

Consulte abaixo o GUIA para obras em vias públicas nos municípios abastecidos por gás canalizado.

Onde solicitar o cadastro da rede

Departamento de cadastro – ADR (Análise e Dimensionamento de Redes) por meio do e-mail: cadastrodarede@naturgy.com 

Central de atendimento 24h: 08000-240197

Como identificar a rede de gás

Faça uma análise visual do local, procurando por válvulas, abrigo do medidor, placas de sinalização, postes, marcos planos ou de concreto.

Procure utilizar o equipamento pipe locator para localizar tubulações metálicas antes de abrir caixas subterrâneas.

Pergunte se há gás natural canalizado nos prédios, casas, comércios ou indústrias próximos ao local da obra.

Verifique se há uma fita de advertência. Mas fique atento porque, por razões técnicas, em alguns casos ela pode não estar presente.

Tenha o cadastro das distribuidoras da capital e região metropolitana e do Interior em mãos e, no caso de dúvidas, solicite orientação em campo.

 

Lembramos que danos na rede podem prejudicar o fornecimento de gás e provocar a paralisação em serviços como hospitais, creches e restaurantes, resultando em transtornos e prejuízos.

Ao sentir cheiro de gás, interrompa suas atividades, desligue equipamentos elétricos e entre em contato com a Central de Emergência das distribuidoras do Rio, através do  08000240197, e/ou de São Paulo, 08007705252, que funcionam 24 horas.

Valor de Inscrição SP

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado o valor de R$ 95,00, parcelados em até 18x na conta de gás, que dará direito a alguns serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles:

  • Realização de teste de estanqueidade para comprovação da ausência de escapamentos.
  • .Realização de teste de CO para comprovação do nível adequado de monóxido de carbono do ambiente.
  • Conexão com fornecimento de registro e tubo flexível para até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor).
  • Conversão de até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor), que estará sujeita à disponibilidade de peças (queimadores) no mercado referente ao modelo a serem convertidos no momento da visita. Não havendo viabilidade de peças, a Naturgy não realizará a conversão. Em um equipamento novo, verifique se ele é apto para uso do gás natural e caso negativo recomendamos que realize a conversão com o fabricante para não perder a garantia.


O valor de inscrição não contempla:

  • Instalação (fixação na parede/ marcenaria) de equipamentos.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Alteração do ponto de fornecimento.

Valor de Inscrição RJ

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado o valor de R$ 85,00, parcelados em até 18x na conta de gás, que dará direito a alguns serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles: 

  • Realização de teste de estanqueidade para comprovação da ausência de escapamentos.
  • Realização de teste de CO para comprovação do nível adequado de monóxido de carbono do ambiente.
  • Conexão com fornecimento de registro e tubo flexível para até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor).
  • Conversão de até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor), que estará sujeita à disponibilidade de peças (queimadores) no mercado referente ao modelo a serem convertidos no momento da visita. Não havendo viabilidade de peças, a Naturgy não realizará a conversão. Em um equipamento novo, verifique se ele é apto para uso do gás natural e caso negativo recomendamos que realize a conversão com o fabricante para não perder a garantia.

O valor de inscrição não contempla

  • Instalação (fixação na parede/ marcenaria) de equipamentos.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Alteração do ponto de fornecimento.

Para aquecedor:

A garantia do equipamento e eventuais problemas de fabricação são de responsabilidade do fabricante. Por isso, recomendamos que entre em contato diretamente com o fabricante e/ou busque uma assistência técnica autorizada.

Cada usuário é responsável pela construção e manutenção de sua instalação interna de gás, bem como, a contratação e garantia da execução e/ou qualidade dos serviços prestados pela empresa especializada contratada pelo mesmo.

No entanto, para garantir o uso seguro do gás natural, sugerimos que sejam contratados para esses serviços profissionais qualificados de sua preferência, e por isso orientamos que essas informações sejam consultadas em sites confiáveis como

Sindinstalação https://sindinstalacao.com.br/

É importante que o usuário selecione com atenção seu prestador de serviço e antes de contratá-lo, observe as recomendações a seguir:

  • Peça ao menos três orçamentos e informe-se bem sobre aqueles cujos valores estejam muito abaixo da média praticada no mercado;
  • Certifique-se da idoneidade e da capacidade técnica da empresa escolhida, pedindo referência técnica a outros clientes que tenham contratado os serviços dessa empresa;

Fique atento! Lembre-se, sua segurança não tem preço.

Em caso de dúvidas ou reclamações sobre os serviços prestados pelas empresas particulares contratadas pelo usuário, este deverá entrar em contato diretamente com a empresa prestadora do serviço.
E quanto as demais dúvidas de assuntos gerais,   entre em contato conosco