Tire suas dúvidas e entenda porque o gás natural é a escolha mais sensata para você.

Perguntas frequentes

O gás natural é encontrado nas jazidas de petróleo ou perto delas, que, na distribuição para o estado do Rio, se concentram, principalmente, na Bacia de Campos.
Ele é consumido do modo como é extraído da natureza, não passando por processo de industrialização, sendo apenas odorizado, com o objetivo de identificar eventuais escapamentos, antes de ser distribuído para os usuários por meio de gasodutos.

Porque o gás natural proporciona mais conforto, praticidade e segurança. Ele chega direto ao ponto de consumo por meio de tubulação de gás, e não tem o risco de acabar ou ter a pressão diminuída*. Não precisa ser armazenado, ganhando mais espaço físico e segurança, pois além de não haver necessidade de troca de botijões e cilindros, o gás natural é mais leve do que o ar, o que em caso de escapamento, faz com que ele não se concentre no ambiente.
Cada apartamento/casa pode ter seu consumo e conta individualizados, a rede de gás é monitorada e o atendimento para eventuais emergências funciona 24 horas por dia, todos os dias.

*A Naturgy ficará dispensada das obrigações do fornecimento de gás canalizado em caso de ocorrência de eventos que afetem as suas instalações de distribuição, de compressão ou tratamento de gás natural ou qualquer gasoduto, bem como nos casos estabelecidos nas Condições Gerais de Fornecimento que gerem a suspensão ou interrupção do serviço.

Sim. Suas composições são completamente diferentes.
O gás natural é mais leve que o ar, enquanto o gás de botijão é mais pesado e precisa ser armazenado em botijões, cilindros ou tanques para ser consumido. Já o gás natural dispensa o armazenamento, pois é distribuído por meio de gasodutos até chegar à sua casa ou ao seu estabelecimento comercial.

Envie agora mesmo sua solicitação para que nossa equipe comercial possa entrar em contato com você e já fazer um primeiro levantamento sobre a viabilidade. A partir desta primeira análise, se viável, será agendada uma visita técnica e comercial no imóvel para identificação das necessidades de adequação de ambiente no interior do seu imóvel e do condomínio para que o abastecimento do gás natural seja prestado com eficiência e segurança.

Não. O gás natural mantém a pressão* mesmo nos horários de pico.

*A Naturgy ficará dispensada das obrigações do fornecimento de gás canalizado em caso de ocorrência de eventos que afetem as suas instalações de distribuição, de compressão ou tratamento de gás natural ou qualquer gasoduto, bem como nos casos estabelecidos nas Condições Gerais de Fornecimento que gerem a suspensão ou interrupção do serviço.

O gás natural não precisa de motor ou compressor para distribuição em grandes alturas, pois é mais leve que o ar e, por isso, sobe facilmente.

Para os imóveis que não foram erguidos para utilizar o gás natural e, com isso, não tiveram a tubulação embutida em sua construção, a instalação interna é aparente (conforme RIP 7.3.2). Mas não precisa se preocupar. Quando o cliente já tem instalação interna, é feito um teste para detectar possíveis escapamentos. Caso a instalação esteja segura, ela pode ser usada para receber o gás natural.

É sim. Em caso de escapamento/vazamento, o gás natural, por ser mais leve que o ar, ele sobe e se dispersa rapidamente, não se acumulando e nem criando bolsões na parte inferior do ambiente. Além disto, o gás natural não precisa ser estocado, retirando dos edifícios os botijões de alta pressão, o que aumenta ainda mais a segurança. Ao perceber qualquer irregularidade nas instalações, existem registros de segurança que você mesmo pode desligar: um em cada equipamento que funciona com gás natural e outro no medidor.

Caso o local onde foi solicitado o abastecimento já possua uma infraestrutura de gás de acordo com as normas técnicas de segurança, o abastecimento poderá ser liberado a partir de uma visita técnica de segurança. Mas, caso o local não possua uma infraestrutura de gás, a solicitação precisará ser submetida a uma análise técnica e econômica, para verificar se existe viabilidade neste abastecimento. Esta análise é realizada a partir de uma visita técnica no local.

Medição do consumo e valores

Mensalmente, você receberá uma fatura que exibirá o seu consumo e o valor para pagamento. Na própria fatura, você também poderá conferir o seu histórico de consumo. Se quiser conhecer cada um dos campos da fatura de gás clique aqui.

A leitura do seu consumo de gás natural será feita por meio de um medidor de gás, semelhante a um medidor de eletricidade, que deve estar em local exclusivo e protegido (ex.: abrigo, cabine ou caixa de proteção) e pode estar localizado na frente, nos fundos ou nos corredores dos prédios, das casas ou dos estabelecimentos comerciais.
Essa leitura pode ser realizada de duas maneiras. Nossos representantes podem realizar a leitura do seu consumo mensalmente ou você mesmo, cliente residencial e comercial, pode informar a leitura do seu medidor de gás e ajudar a gente a emitir a sua fatura de modo simples, rápido e com total segurança. A fatura gerada a partir do seu consumo pode ser entregue pelos Correios ou por meio da fatura on-line, na qual ela é enviada diretamente para o seu e-mail, deixando esse processo ainda mais fácil e prático para você. Para saber mais sobre essas facilidades, acesse o portal Minha Naturgy .
Pode escolher, ainda, no momento da contratação do gás, ou posteriormente por meio dos nossos canais de atendimento, a melhor data de pagamento e optar pelo débito automático ou código de barras.

Como as tarifas são reguladas, você paga o consumo da primeira classe, conhecido como consumo mínimo, que é a tarifa publicada pela Agência Reguladora que garante a manutenção contínua da infraestrutura necessária para a prestação do serviço de distribuição do gás natural. Para conhecer a tabela de tarifas, clique no seu estado:
São Paulo ou Rio de Janeiro

É um valor único que contempla os custos mínimos para a realização dos serviços necessários para a liberação do fornecimento de gás, tais como: vistoria do ambiente, realização do teste de estanqueidade, colocação do medidor e regulador, verificação das adequações de ambiente, realização do teste de monóxido de carbono (CO) e, quando necessário, conversão e conexão (interligar o ponto de gás da instalação interna à conexão de entrada de gás do equipamento por meio de tubo flexível e registro de gás) do fogão. No RJ, esse valor contempla também a conversão e conexão de aquecedores, com o fornecimento de queimadores. As conversões e conexões ocorrem no ato da instalação do medidor. Mas fique atento, pois, se for preciso fazer conversão de um equipamento novo para gás natural, recomendamos que você realize o serviço diretamente com o fabricante, para que não perca a garantia do seu aparelho.
O valor é de R$ 85,00 para o RJ e R$ 95,00 para SP, e será cobrado na fatura de gás, com possibilidade de parcelamento em até 18x.

O gás natural é regulamentado pelo governo estadual e toda variação de tarifa é analisada pela Agência Reguladora. Esse reajuste pode ocorrer pelos seguintes motivos:
– Variação de custo de aquisição do gás, uma vez que depende do fornecedor.
– Variação dos tributos que incidem no gás (federal ou estadual).
– Atualização monetária das margens, realizada anualmente.
Além disso, a cada cinco anos, é feita uma revisão geral da estrutura tarifária, com a finalidade de restabelecer o equilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão. A distribuição de gás canalizado é um serviço público de competência do Estado, que pode ser explorado diretamente ou mediante concessão a terceiros, como foi o caso ocorrido nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A missão de uma agência reguladora é exercer o poder regulador, acompanhando, controlando e fiscalizando as concessões, de maneira a preservar a qualidade dos serviços em benefício do consumidor.

Segurança no uso do gás natural

Os aquecedores atuais são desenvolvidos a partir de alta tecnologia, nos quais atualmente possuem sensores que garantem a interrupção do gás em casos de superaquecimento ou mesmo quando a chama se apaga. Além disso, contam com reguladores de temperatura que permitem alcançar os níveis de conforto desejado, e ainda funcionam com acendimento automático, ou seja, o aquecedor é acionado assim que a torneira de água quente é aberta.

Ao sentir cheiro de gás, siga alguns passos para evitar problemas maiores:
1) Feche as válvulas de bloqueio geral do gás no imóvel, além da válvula dos aparelhos a gás para interromper o fluxo de gás;
2) Não ligue nenhum aparelho elétrico, disjuntores, interruptores etc.;
3) Abra portas e janelas para permitir maior ventilação possível do ambiente;
4) Não utilize fósforos, velas ou qualquer outro dispositivo que produza chama ou centelha;
5) Retire do ambiente pessoas e animais de estimação;
6) Ligue imediatamente para a Central de Urgências que está à disposição 24h, todos os dias da semana:
Naturgy (RJ) 0800 024 0197
Naturgy (SP) 0800 770 5252

As instalações aprovadas pela Naturgy seguem as normas técnicas exigidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e, também, no caso do Rio de Janeiro, pelo RIP – Regulamento de Instalações Prediais (Decreto Estadual 23.317/97).

Informações importantes para o dia da instalação

– Estar com o ambiente e as instalações em conformidade com as normas de segurança brasileiras para uso do gás canalizado.

– Possuir os equipamentos que utilizarão o gás instalados: fogão e/ou aquecedor (já fixado na parede).

No dia da ligação do gás, já deve estar instalado no local pelo menos um dos equipamentos a gás natural. Caso um segundo ou mais aparelhos sejam instalados após a colocação do medidor, as condições de segurança deverão ser avaliadas a partir da contratação de uma empresa do mercado, por parte do cliente. Neste dia, serão realizados testes para verificar o funcionamento dos aparelhos com segurança e dentro das normas técnicas. Por isso, para um melhor aproveitamento da visita, recomendamos que todos os seus equipamentos a gás natural já estejam instalados.

É preciso que um responsável maior de 18 anos esteja presente no local para receber a equipe que realizará a vistoria dos ambientes onde estão os equipamentos que utilizarão o gás natural, além de realizar os serviços necessários para a instalação e a liberação do gás natural.

Para equipamentos como fogão, aquecedor, boiler, fritadeira e churrasqueira, geralmente, só é preciso fazer a conversão, que é efetuar a troca de peças, e poderá ser realizada pela Naturgy, durante o processo de instalação do gás natural ou pelo fabricante do produto. Caso seu equipamento seja novo, recomendamos que faça a conversão com o próprio fabricante para não perder a garantia. No mercado há uma gama de equipamentos que já são fabricados considerando o uso do gás natural.

O gás canalizado é muito seguro, mas, como toda infraestrutura doméstica, necessita de manutenção. É recomendado que realize uma manutenção em seus equipamentos e instalações a cada dois anos. No caso do Rio de Janeiro, a lei 6.890/14 estabelece que os proprietários das unidades residenciais e comerciais realizem uma inspeção de gás a cada cinco anos, para verificar se as instalações e os aparelhos a gás estão em condições seguras de uso.

Pensando em garantir a sua segurança, o governo aprovou a Lei nº 6.890 que estabelece que todos os usuários de qualquer tipo de gás combustível devem fazer uma inspeção a cada cinco anos. Essa inspeção trata-se de uma visita técnica para verificar se os ambientes e os aparelhos a gás estão funcionando conforme as normas de segurança e deve ser feita por uma empresa habilitada pelo Inmetro. Os itens que serão inspecionados estão descritos na IN AGENERSA CODIR nº 73. O objetivo da lei é garantir a segurança no uso de qualquer tipo de gás. A expectativa é de que, com a nova lei, os usuários tenham a consciência da importância da sua responsabilidade em manter suas redes de distribuição internas de gás em ótimas condições técnicas, de acordo com a norma técnica exigida, principalmente naqueles casos em que tenham sido feitas modificações nas redes de distribuição. Caso queira saber mais sobre a IPG, clique aqui

O grupo Naturgy

Sim, desde 2018 a Ceg trocou sua marca e passou a se chamar Naturgy.

A Naturgy é líder no mercado de gás e eletricidade da Espanha, sendo a principal fornecedora de gás natural nas bacias Atlântica e Mediterrânea, com mais de 18 milhões de clientes distribuídos por Europa, América Latina, África e Oceania. No Brasil, atua na distribuição de gás canalizado no estado do Rio de Janeiro e no sul do estado de São Paulo.

As concessionárias Naturgy no Estado do Rio de Janeiro e na região Sul de São Paulo não realizam nenhum serviço de assistência técnica no interior das residências. A venda de aquecedores é realizada apenas pela Naturgy São Paulo Sul.

Valor de Inscrição SP

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado um valor de R$ 95,00, em até 18x na sua conta de gás, que dará direito a pequenos serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles:

  • Vistoria do ambiente e levantamento das adequações necessárias;
  • Verificação de vazamento com teste de estanqueidade e teste de CO quando necessário;
  • Conversão e conexão de fogão;

O valor de inscrição não contempla:

  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento;
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor;
  • Alteração do ponto de fornecimento;
  • Conversão, conexão e fornecimento de queimadores para aquecedores.

Valor de Inscrição RJ

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado o valor de R$ 85,00, parcelados em até 18x na conta de gás, que dará direito a alguns serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles: 

  • Realização de teste de estanqueidade para comprovação da ausência de escapamentos.
  • Realização de teste de CO para comprovação do nível adequado de monóxido de carbono do ambiente.
  • Conexão com fornecimento de registro e tubo flexível para até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor).
  • Conversão de até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor), que estará sujeita à disponibilidade de peças (queimadores) no mercado referente ao modelo a serem convertidos no momento da visita. Não havendo viabilidade de peças, a Naturgy não realizará a conversão. Em um equipamento novo, verifique se ele é apto para uso do gás natural e caso negativo recomendamos que realize a conversão com o fabricante para não perder a garantia.

O valor de inscrição não contempla

  • Instalação (fixação na parede/ marcenaria) de equipamentos.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Alteração do ponto de fornecimento.

Para aquecedor:

A garantia do equipamento e eventuais problemas de fabricação são de responsabilidade do fabricante. Por isso, recomendamos que entre em contato diretamente com o fabricante e/ou busque uma assistência técnica autorizada.

Cada usuário é responsável pela construção e manutenção de sua instalação interna de gás, bem como, a contratação e garantia da execução e/ou qualidade dos serviços prestados pela empresa especializada contratada pelo mesmo.

No entanto, para garantir o uso seguro do gás natural, sugerimos que sejam contratados para esses serviços profissionais qualificados de sua preferência, e por isso orientamos que essas informações sejam consultadas em sites confiáveis como Abrinstal   http://www.abrinstal.org.br/ e Sinduscon    https://sindusconsp.com.br/.

É importante que o usuário selecione com atenção seu prestador de serviço e antes de contratá-lo, observe as recomendações a seguir:

  • Peça ao menos três orçamentos e informe-se bem sobre aqueles cujos valores estejam muito abaixo da média praticada no mercado;
  • Certifique-se da idoneidade e da capacidade técnica da empresa escolhida, pedindo referência técnica a outros clientes que tenham contratado os serviços dessa empresa;

Fique atento! Lembre-se, sua segurança não tem preço.

Em caso de dúvidas ou reclamações sobre os serviços prestados pelas empresas particulares contratadas pelo usuário, este deverá entrar em contato diretamente com a empresa prestadora do serviço.
E quanto as demais dúvidas de assuntos gerais,   entre em contato conosco