Dez razões que podem alterar a conta
Confira aqui o que pode estar fazendo o valor da sua conta de gás aumentar mas lembre-se de que a variação do valor da conta é diferente da variação de consumo de gás.
As verificações devem ser feitas da seguinte maneira:
a) Se há aumento no valor da conta SEM variação de consumo de gás:
Verifique se existem outras cobranças tais como taxas, serviços ou parcelamentos. Há também a possibilidade de alteração da tarifa no referido período.
b) Se há aumento no valor da conta COM variação de consumo de gás. Podem ser várias as razões:
Não deixe de observar a rotina de sua residência. Festas, comemorações ou estada de amigos e familiares sempre impactam no consumo. O forno, quando muito utilizado, pode alterar o valor da sua conta. Além disso, se os convidados estão hospedados, o número de banhos sempre aumenta, e a duração do banho de cada um dos visitantes fará diferença no consumo da casa.
É muito comum que as variações de consumo aconteçam em função das estações e condições climáticas. O consumo do verão deve ser comparado com o período de verão do ano anterior. Para o inverno vale a mesma regra.
Lembre-se de que no inverno é quando utilizamos mais o aquecedor a gás e quando usamos mais alimentos quentes.
O acúmulo de consumo também é comum e normalmente acontece quando o técnico de leitura não consegue acesso ao medidor de gás e, por isso, o volume de gás consumido no mês só é registrado no mês seguinte
A tarifa do gás natural é calculada em cada classe de consumo, que é dividida em fixa e variável. Cada classe tem um valor distinto. Por exemplo: no segmento residencial, a primeira classe corresponde ao consumo de 0 a 1 m³/mês e a segunda de 1,01 a 7 m³/mês. Ou seja, entre 0 e 1 m³/mês de consumo, o valor da tarifa será X referente à parcela fixa e Y referente à parcela variável. As classes são de 0 a 1 m³/mês, de 1,01 a 7m³/mês, de 7,01 a 16 m³/mês, de 16,01 a 41 m³/mês e acima de 41 m³/mês.
Você sente cheiro constante de gás ou detectou algum escapamento? Entre em contato com a gente que enviaremos uma equipe da emergência. Caso o escapamento seja identificado e esteja acima dos limites de segurança, o fornecimento de gás natural será interrompido.
O escapamento de gás pode ocorrer nos equipamentos, conexões e tubos flexíveis e a recomendação de manutenção periódica também deve ser considerada.
A capacidade de seu aquecedor deve estar relacionada com a necessidade de seu consumo.
A substituição de medidores é feita para garantir segurança em cada unidade abastecida pelo gás natural. Na maioria dos casos os aparelhos obsoletos travam ou não registram a real passagem de gás para o imóvel. Quando a marcação fica normalizada, o consumo correto pode alterar.
No momento da leitura de consumo de gás podem acontecer erros operacionais de registro. Observe se a leitura no medidor é menor do que a leitura informada em sua conta. Se for, comunique a diferença imediatamente e sua conta será recalculada..