Dez razões que podem alterar a conta

Confira aqui o que pode estar fazendo o valor da sua conta de gás aumentar mas lembre-se de que a variação do valor da conta é diferente da variação de consumo de gás.

As verificações devem ser feitas da seguinte maneira:

a) Se há aumento no valor da conta SEM variação de consumo de gás:

 Verifique se existem outras cobranças tais como taxas, serviços ou parcelamentos. Há também a possibilidade de alteração da tarifa no referido período.

  Confira  aqui as nossas tarifas atuais.

b) Se há aumento no valor da conta COM variação de consumo de gás. Podem ser várias as razões:

Não deixe de observar a rotina de sua residência. Festas, comemorações ou estada de amigos e familiares sempre impactam no consumo. O forno, quando muito utilizado, pode alterar o valor da sua conta. Além disso, se os convidados estão hospedados, o número de banhos sempre aumenta, e a duração do banho de cada um dos visitantes fará diferença no consumo da casa.

A regulagem da temperatura da água deve sempre ser feita no aquecedor e nunca nas torneiras do chuveiro. Procure sempre manter a temperatura ideal para a estação do ano.

É muito comum que as variações de consumo aconteçam em função das estações e condições climáticas. O consumo do verão deve ser comparado com o período de verão do ano anterior. Para o inverno vale a mesma regra.


Lembre-se de que no inverno é quando utilizamos mais o aquecedor a gás e quando usamos mais alimentos quentes.

O acúmulo de consumo também é comum e normalmente acontece quando o técnico de leitura não consegue acesso ao medidor de gás e, por isso, o volume de gás consumido no mês só é registrado no mês seguinte

Procure evitar o acúmulo de consumo permitindo e facilitando a entrada do nosso profissional para fazer a leitura do medidor de gás.

A tarifa do gás natural é calculada em cada classe de consumo, que é dividida em fixa e variável. Cada classe tem um valor distinto. Por exemplo: no segmento residencial, a primeira classe corresponde ao consumo de 0 a 1 m³/mês e a segunda de 1,01 a 7 m³/mês. Ou seja, entre 0 e 1 m³/mês de consumo, o valor da tarifa será X referente à parcela fixa e Y referente à parcela variável. As classes são de 0 a 1 m³/mês, de 1,01 a 7m³/mês, de 7,01 a 16 m³/mês, de 16,01 a 41 m³/mês e acima de 41 m³/mês.

Faça uma simulação do seu consumo  aqui no site e entenda melhor o cálculo de sua conta.

Você sente cheiro constante de gás ou detectou algum escapamento? Entre em contato com a gente que enviaremos uma equipe da emergência. Caso o escapamento seja identificado e esteja acima dos limites de segurança, o fornecimento de gás natural será interrompido.

O escapamento nas ramificações internas (do medidor até pontos de consumo) é responsabilidade do cliente, que deverá buscar empresa especializada para corrigir o problema. É importante lembrar, para que casos assim não aconteçam, que a manutenção periódica deve ser realizada de dois em dois anos

O escapamento de gás pode ocorrer nos equipamentos, conexões e tubos flexíveis e a recomendação de manutenção periódica também deve ser considerada.

Esteja atento, equipamentos antigos e mal regulados aumentam seu consumo.

A capacidade de seu aquecedor deve estar relacionada com a necessidade de seu consumo.

Consulte sempre um especialista antes de comprar seu aparelho e evite desperdícios por essa razão.

A substituição de medidores é feita para garantir segurança em cada unidade abastecida pelo gás natural. Na maioria dos casos os aparelhos obsoletos travam ou não registram a real passagem de gás para o imóvel. Quando a marcação fica normalizada, o consumo correto pode alterar.

Ao perceber variação de consumo, verifique se o medidor de gás não foi trocado há pouco tempo.

No momento da leitura de consumo de gás podem acontecer erros operacionais de registro. Observe se a leitura no medidor é menor do que a leitura informada em sua conta. Se for, comunique a diferença imediatamente e sua conta será recalculada..

Para ler o seu consumo no medidor de gás, considere somente os números pretos.

Valor de Inscrição SP

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado um valor de R$ 95,00, em até 18x na sua conta de gás, que dará direito a pequenos serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles:

  • Vistoria do ambiente e levantamento das adequações necessárias;
  • Verificação de vazamento com teste de estanqueidade e teste de CO quando necessário;
  • Conversão e conexão de fogão;

O valor de inscrição não contempla:

  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento;
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor;
  • Alteração do ponto de fornecimento;
  • Conversão, conexão e fornecimento de queimadores para aquecedores.

Valor de Inscrição RJ

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado o valor de R$ 85,00, parcelados em até 18x na conta de gás, que dará direito a alguns serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles: 

  • Realização de teste de estanqueidade para comprovação da ausência de escapamentos.
  • Realização de teste de CO para comprovação do nível adequado de monóxido de carbono do ambiente.
  • Conexão com fornecimento de registro e tubo flexível para até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor).
  • Conversão de até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor), que estará sujeita à disponibilidade de peças (queimadores) no mercado referente ao modelo a serem convertidos no momento da visita. Não havendo viabilidade de peças, a Naturgy não realizará a conversão. Em um equipamento novo, verifique se ele é apto para uso do gás natural e caso negativo recomendamos que realize a conversão com o fabricante para não perder a garantia.

O valor de inscrição não contempla

  • Instalação (fixação na parede/ marcenaria) de equipamentos.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Alteração do ponto de fornecimento.

Para aquecedor:

A garantia do equipamento e eventuais problemas de fabricação são de responsabilidade do fabricante. Por isso, recomendamos que entre em contato diretamente com o fabricante e/ou busque uma assistência técnica autorizada.

Cada usuário é responsável pela construção e manutenção de sua instalação interna de gás, bem como, a contratação e garantia da execução e/ou qualidade dos serviços prestados pela empresa especializada contratada pelo mesmo.

No entanto, para garantir o uso seguro do gás natural, sugerimos que sejam contratados para esses serviços profissionais qualificados de sua preferência, e por isso orientamos que essas informações sejam consultadas em sites confiáveis como Abrinstal   http://www.abrinstal.org.br/ e Sinduscon    https://sindusconsp.com.br/.

É importante que o usuário selecione com atenção seu prestador de serviço e antes de contratá-lo, observe as recomendações a seguir:

  • Peça ao menos três orçamentos e informe-se bem sobre aqueles cujos valores estejam muito abaixo da média praticada no mercado;
  • Certifique-se da idoneidade e da capacidade técnica da empresa escolhida, pedindo referência técnica a outros clientes que tenham contratado os serviços dessa empresa;

Fique atento! Lembre-se, sua segurança não tem preço.

Em caso de dúvidas ou reclamações sobre os serviços prestados pelas empresas particulares contratadas pelo usuário, este deverá entrar em contato diretamente com a empresa prestadora do serviço.
E quanto as demais dúvidas de assuntos gerais,   entre em contato conosco