Se você instala o aquecedor com qualquer um, pode acontecer qualquer coisa
Seja responsável. Instale seu aquecedor com um profissional qualificado.
É preciso ter muita atenção
durante todo o processo de instalação do aquecedor
Se os pontos de água com os pontos de gás forem invertidos, haverá entrada de água na tubulação e isso danificará seu aquecedor e até mesmo seu fogão, além de suspender o fornecimento de gás, prejudicando você e seus vizinhos. Uma ligação errada pode causar sérios danos à sua instalação de gás e de todo o entorno.
Confira todos os cuidados
que o profissional gasista deve ter na hora de instalar o aquecedor
> Na parede onde o equipamento será instalado verificar seus pontos de saída de gás, saída de água fria entrada de água quente estão identificados. Caso negativo, o profissional deverá fazer um teste e somente instalar o equipamento após comprovar a identificação das instalações de água e gás.
> No aquecedor, verificar os pontos de entrada de gás, entrata de água fria e saída de água quente, sempre observando as etiquetas de identificação fixadas próximo às conexões dele.
> Caso não haja essas etiquetas no aquecedor, consultar o manual do equipamento. Uma pesquisa online nos canais oficiais do fabricante também pode ajudar.
> Com pontos identificados, conectar os flexíveis correspondentes nos pontos de água e gás em espera (parede da instalação)
> Com o aquecedor devidamente fixado, fazer as conexões correspondentes do aquecedor: ligar gás com gás, água fira com água fria e água quente com água quente.
> Todo processo deve estar conforme as normas técnicas brasileiras vigentes.
Teve algum imprevisto ou erro na instalação?
Confira o que fazer
- Feche imediatamente as entradas (registros) de água e gás do seu imóvel.
- Ligue para 08000 240197 (Rio de Janeiro) ou 0800 7705252 (São Paulo) e informe que houve uma provável instalação de “aquecedor invertido”.
- Comunique o ocorrido ao síndico/administrador do condomínio.
- Aguarde a chegada da equipe de emergência, que fará testes no local; eles irão identificar se houve alguma instalação incorreta que infiltrou água na tubulação de gás.
- Caso seja confirmada a infiltração, será necessário interromper o fornecimento de gás – seguindo requisitos técnicos de segurança – e todos os moradores afetados ficarão sem abastecimento até a retirada de toda a água da tubulação de gás.
Instruções para condomínio
Em até 48 horas será enviado para o síndico, por e-mail, um orçamento com as opções de serviço para desobstruir/limpar todo o trecho da tubulação (ramal interno), retirando a água que impede a passagem do gás da rede de distribuição até o medidor, teste de estanqueidade e restabelecimento do gás para os moradores afetados. Todo esse processo leva em torno de três dias úteis, a partir da aprovação do orçamento¹.
OU
2 – Realizar o serviço com uma empresa de engenharia* especializada, inscrita no CREA².
Após a realização do serviço, entrar em contato com 0800 0247766 (Rio de Janeiro) ou 0800 7722348 (São Paulo), e solicitar a realização do teste de estanqueidade e restabelecimento do gás. Neste caso, como houve o corte do fornecimento de gás, a religação somente pode ser realizada pela Naturgy e este serviço é cobrado ao condomínio.
Importante! Não faça auto religação. Este tipo de atitude gera a suspenção do fornecimento de gás por ligação indevida e potencial ação jurídica se verificada interferência na rede de distribuição da Naturgy.
* Para o RJ, recomenda-se que a empresa seja cadastrada no Sindistal.
¹ O pagamento do serviço pode ser realizado na fatura de gás do condomínio, contanto que o ponto de gás esteja com fornecimento ativo, caso contrário, o pagamento será através de boleto bancário à vista. O serviço compreende a desobstrução/limpeza de todo o trecho do ramal interno, retirando a água que impede a passagem do gás natural pelo ramal (trecho localizado na propriedade privada, ou seja, no imóvel), que é interligado à rede de gás da Naturgy, teste de estanqueidade e religação do ramal.
² Para a segurança de todos os moradores, ao contratar outra empresa para executar esse serviço, antes da liberação do fornecimento de gás é imprescindível apresentar à Naturgy a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do serviço executado na vistoria das instalações, a fim de verificar o atendimento às normas técnicas de segurança e evitar um acidente.
Instruções para a unidade consumidora onde o incidente ocorreu
Passo 1
Contratar uma empresa particular para realizar a desobstrução/limpeza da ramificação (trecho entre o medidor e o seu imóvel). O fornecimento de gás permanecerá fechado até que o serviço seja realizado.
Passo 2
Após a realização do serviço, entrar em contato através do 0800 0247766 (Rio de Janeiro) ou 0800 7722348 (São Paulo) e solicitar o serviço de religação por inexistência de escapamento (sem custo).
A Naturgy realiza somente os serviços no trecho da tubulação que é de sua responsabilidade, ou seja, da rua até o medidor.
Para a segurança de todos os moradores, ao contratar outra empresa para executar esse serviço, é imprescindível a apresentação da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), do serviço executado à Naturgy, quando da vistoria das instalações a fim de verificar o atendimento às normas técnicas de segurança e evitar um acidente, para a liberação do fornecimento de gás