Se você instala o aquecedor com qualquer um, pode acontecer qualquer coisa

Seja responsável. Instale seu aquecedor com um profissional qualificado.

É preciso ter muita atenção
durante todo o processo de instalação do aquecedor

Se os pontos de água com os pontos de gás forem invertidos, haverá entrada de água na tubulação e isso danificará seu aquecedor e até mesmo seu fogão, além de suspender o fornecimento de gás, prejudicando você e seus vizinhos. Uma ligação errada pode causar sérios danos à sua instalação de gás e de todo o entorno.

Confira todos os cuidados
que o profissional gasista deve ter na hora de instalar o aquecedor

> Na parede onde o equipamento será instalado verificar seus pontos de saída de gás,  saída de água fria entrada de água quente estão identificados. Caso negativo, o profissional deverá fazer um teste e somente instalar o equipamento após comprovar a identificação das instalações de água e gás.

> No aquecedor, verificar os pontos de entrada de gás, entrata de água fria e saída de água quente, sempre observando as etiquetas de identificação fixadas próximo às conexões dele.

> Caso não haja essas etiquetas no aquecedor, consultar o manual do equipamento.  Uma pesquisa online nos canais oficiais do fabricante também pode ajudar.

> Com pontos identificados, conectar os flexíveis correspondentes nos pontos de água e gás em espera (parede da instalação)

> Com o aquecedor devidamente fixado, fazer as conexões correspondentes do aquecedor: ligar gás com gás, água fira com água fria e água quente com água quente.

> Todo processo deve estar conforme as normas técnicas brasileiras vigentes.

 

 

 

Teve algum imprevisto ou erro na instalação?

Confira o que fazer

Veja o passo a passo que você precisa fazer o quanto antes caso ocorra alguma falha ou inversão nas conexões.

Instruções para condomínio

1 – Realizar o serviço pela Naturgy, com técnicos especializados

Em até 48 horas será enviado para o síndico, por e-mail, um orçamento com as opções de serviço para desobstruir/limpar todo o trecho da tubulação (ramal interno), retirando a água que impede a passagem do gás da rede de distribuição até o medidor, teste de estanqueidade e restabelecimento do gás para os moradores afetados. Todo esse processo leva em torno de três dias úteis, a partir da aprovação do orçamento¹. 
 
OU

2 – Realizar o serviço com uma empresa de engenharia especializada, inscrita no CREA². Recomenda-se que ela seja cadastrada no SINDISTAL.

Após a realização do serviço, entrar em contato com 0800 0247766 (Rio de Janeiro) ou 0800 7722348 (São Paulo), e solicitar a realização do teste de estanqueidade e restabelecimento do gás. Neste caso, como houve o corte do fornecimento de gás, a religação somente pode ser realizada pela Naturgy e este serviço é cobrado ao condomínio.
Importante! Não faça auto religação. Este tipo de atitude gera a suspenção do fornecimento de gás por ligação indevida e potencial ação jurídica se verificada interferência na rede de distribuição da Naturgy. 


¹ O pagamento do serviço pode ser realizado na fatura de gás do condomínio, contanto que o ponto de gás esteja com fornecimento ativo, caso contrário, o pagamento será através de boleto bancário à vista. O serviço compreende a desobstrução/limpeza de todo o trecho do ramal interno, retirando a água que impede a passagem do gás natural pelo ramal (trecho localizado na propriedade privada, ou seja, no imóvel), que é interligado à rede de gás da Naturgy, teste de estanqueidade e religação do ramal.

² Para a segurança de todos os moradores, ao contratar outra empresa para executar esse serviço, antes da liberação do fornecimento de gás é imprescindível apresentar à Naturgy a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do serviço executado na vistoria das instalações, a fim de verificar o atendimento às normas técnicas de segurança e evitar um acidente.  

Instruções para a unidade consumidora onde o incidente ocorreu

Passo 1

Contratar uma empresa particular para realizar a desobstrução/limpeza da ramificação (trecho entre o medidor e o seu imóvel). O fornecimento de gás permanecerá fechado até que o serviço seja realizado.

Passo 2

Após a realização do serviço, entrar em contato através do 0800 0247766 (Rio de Janeiro) ou 0800 7722348 (São Paulo) e solicitar o serviço de religação por inexistência de escapamento (sem custo).

A Naturgy realiza somente os serviços no trecho da tubulação que é de sua responsabilidade, ou seja, da rua até o medidor.
Para a segurança de todos os moradores, ao contratar outra empresa para executar esse serviço, é imprescindível a apresentação da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), do serviço executado à Naturgy, quando da vistoria das instalações a fim de verificar o atendimento às normas técnicas de segurança e evitar um acidente, para a liberação do fornecimento de gás

Valor de Inscrição SP

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado um valor de R$ 95,00, em até 18x na sua conta de gás, que dará direito a pequenos serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles:

  • Vistoria do ambiente e levantamento das adequações necessárias;
  • Verificação de vazamento com teste de estanqueidade e teste de CO quando necessário;
  • Conversão e conexão de fogão;

O valor de inscrição não contempla:

  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento;
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor;
  • Alteração do ponto de fornecimento;
  • Conversão, conexão e fornecimento de queimadores para aquecedores.

Valor de Inscrição RJ

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado o valor de R$ 85,00, parcelados em até 18x na conta de gás, que dará direito a alguns serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles: 

  • Realização de teste de estanqueidade para comprovação da ausência de escapamentos.
  • Realização de teste de CO para comprovação do nível adequado de monóxido de carbono do ambiente.
  • Conexão com fornecimento de registro e tubo flexível para até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor).
  • Conversão de até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor), que estará sujeita à disponibilidade de peças (queimadores) no mercado referente ao modelo a serem convertidos no momento da visita. Não havendo viabilidade de peças, a Naturgy não realizará a conversão. Em um equipamento novo, verifique se ele é apto para uso do gás natural e caso negativo recomendamos que realize a conversão com o fabricante para não perder a garantia.

O valor de inscrição não contempla

  • Instalação (fixação na parede/ marcenaria) de equipamentos.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Alteração do ponto de fornecimento.

Para aquecedor:

A garantia do equipamento e eventuais problemas de fabricação são de responsabilidade do fabricante. Por isso, recomendamos que entre em contato diretamente com o fabricante e/ou busque uma assistência técnica autorizada.

Cada usuário é responsável pela construção e manutenção de sua instalação interna de gás, bem como, a contratação e garantia da execução e/ou qualidade dos serviços prestados pela empresa especializada contratada pelo mesmo.

No entanto, para garantir o uso seguro do gás natural, sugerimos que sejam contratados para esses serviços profissionais qualificados de sua preferência, e por isso orientamos que essas informações sejam consultadas em sites confiáveis como Abrinstal   http://www.abrinstal.org.br/ e Sinduscon    https://sindusconsp.com.br/.

É importante que o usuário selecione com atenção seu prestador de serviço e antes de contratá-lo, observe as recomendações a seguir:

  • Peça ao menos três orçamentos e informe-se bem sobre aqueles cujos valores estejam muito abaixo da média praticada no mercado;
  • Certifique-se da idoneidade e da capacidade técnica da empresa escolhida, pedindo referência técnica a outros clientes que tenham contratado os serviços dessa empresa;

Fique atento! Lembre-se, sua segurança não tem preço.

Em caso de dúvidas ou reclamações sobre os serviços prestados pelas empresas particulares contratadas pelo usuário, este deverá entrar em contato diretamente com a empresa prestadora do serviço.
E quanto as demais dúvidas de assuntos gerais,   entre em contato conosco