Análise de projetos de gás em novos empreendimentos

Veja o que você construtor precisa saber para ter seus projetos aprovados.

Análise de projetos de gás em novos empreendimentos

Tudo o que você precisa saber para ter seus projetos de gás aprovados.

Você, construtor, instalador ou projetista que busca soluções eficientes e inovadoras:

O gás natural é a escolha certa para transformar seus projetos em realidade.

Com a capacidade de permitir diversos tipos de aplicações, desde aquecimento de água até atender às demandas de residências, comércios e indústrias, o gás natural se destaca como uma fonte de energia completa, eficiente e ecologicamente correta.

E para te ajudar a levar essa energia sustentável para seu empreendimento, nós da Naturgy, oferecemos uma consultoria exclusiva por meio de nossa Central de Projetos, onde analisamos cuidadosamente as necessidades específicas do seu projeto e te apoiamos em cada etapa do nosso fluxo de aprovação, que vai desde a entrada do estudo de viabilidade até a entrega final.
Por aqui, já estamos prontos para receber o seu projeto. Portanto, conheça abaixo um resumo das etapas para levar o gás natural para o seu empreendimento e vamos juntos transformar sua visão em realidade.

Solicitação de viabilidade

Na primeira etapa do fluxo de aprovação, o construtor solicita a análise da viabilidade técnica através do formulário de condições gerais, e nós da Naturgy, avaliamos sua viabilidade.

Cadastro

Aqui, o profissional responsável pelo projeto se cadastra na Naturgy e recebe seu acesso à plataforma Pri Manager, para acompanhar o status das próximas etapas.

Solicitação de análise do projeto

É iniciado o processo de solicitação da análise do projeto pelo construtor, onde, dentro da plataforma Pri Manager, é realizado o envio de todos os documentos solicitados pela Naturgy.

Solicitação de vistoria técnica

Após a conclusão da obra pelo construtor, deve ser solicitada a vistoria técnica da Naturgy, e com a aprovação da vistoria, iniciam-se as atividades que viabilizarão a construção e liberação da infraestrutura de gás natural por parte da Naturgy.

Conheça agora os detalhes de cada uma dessas etapas de aprovação

Conheça agora os detalhes de cada uma dessas etapas de aprovação

Etapa

1

Etapa 1

Solicitação de estudo de viabilidade

1.1) Solicitação do construtor:

Para solicitar o estudo de viabilidade do projeto, é necessário preencher o formulário de solicitação de viabilidade, juntamente com o formulário de condições gerais correspondente à distribuidora que atende a localização geográfica do empreendimento, e enviá-los para o e-mail do gestor responsável pela região.

Consulte aqui  os municípios atendidos por cada distribuidora de gás e saiba quem é o gestor da Naturgy responsável pela região.

  • Envio da planta de implantação ou situação digitalizada em arquivo pdf com a localização do PI de gás natural.
  • Imagem com a localização do empreendimento demarcada (Google Maps ou Google Earth ou Aero, etc).

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1.2) Resposta da Naturgy:

A carta de viabilidade com a resposta da Naturgy e o formulário de condições gerais, devidamente assinados pelos representantes da Naturgy e do construtor, serão enviados para o endereço de e-mail indicado pelo solicitante no formulário.

Prazo estimado entre solicitação e resposta:
45 dias

Etapa

2

Etapa 2

Cadastro

O responsável pelo projeto já tem cadastro com a gente? 

A validade do cadastro na Naturgy é de 1 ano. Então, caso ele esteja ativo, siga para a próxima etapa.
Mas, se precisar reativá-lo ou for novo por aqui, veja abaixo como se cadastrar:

2.1) Cadastro na Naturgy:

Entre em contato através dos canais de atendimento da área Central de Projetos para se informar de como enviar as documentações listadas abaixo. 

  • Cópia da carteira do órgão de classe profissional (CREA, CAU, etc.).
  • Comprovação do pagamento da anuidade do órgão de classe profissional.

Prazo estimado de resposta: 2 dias

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2.2) Acesso à plataforma Pri Manager:

Após o seu cadastro na Naturgy ser aprovado, você deve solicitar acesso a plataforma Pri Manager para conseguir dar entrada e acompanhar os seus projetos.

Você deverá encaminhar, através dos canais de atendimento, as informações abaixo:
Nome | e-mail | telefone | CPF | nº CREA ou CAU | nº registro Naturgy | área de atuação (Naturgy: Capital, Interior ou SP)

Prazo estimado de resposta: 2 dias

Canais de atendimento para cadastro

Horário de atendimento em dias úteis das 8h às 17h.

Etapa

3

Etapa 3

Solicitação de análise do projeto

Com a disponibilização de acesso ao Pri Manager, poderá ser iniciado o processo de solicitação de análise do projeto pelo construtor, que consiste nas seguintes etapas:

Envio das documentações pelo projetista/instalador.

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Triagem das documentações e formulários enviados.

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Análise do Projeto

    • Formulário de condições gerais aprovado e assinado pela Naturgy e construtora.
    • Licença de obras da prefeitura (para empreendimentos residenciais)
    • Documentação de identificação do proprietário responsável pessoa física (ex. ID ou CNH/ pessoa jurídica- ex. contrato social e doc. de identificação do responsável pela assinatura.)
    • Procuração ( juntamente com os documentos de identificação dos envolvidos.)
    • Manual ou prospecto dos equipamentos (comercial Interno e Residencial)
    • ART – Anotação de Responsabilidade Técnica e RRT (Registro de Responsabilidade Técnica)
    • Detalhamento do projeto (incluindo quantidade de pranchas)
    • Planta de situação (n° vizinhos, cota do passeio e logradouro);
    • Plantas baixas de todos os pavimentos (escala de 1/50);
    • Esquema vertical (Prédio);
    • Esquema isométrico (Casa e Loja);
    • Detalhes referentes ao projeto (Aquecedor, ponto do fogão, abrigo do medidor, abrigo do regulador, caso tenha, terminal do aquecedor, ventilações, e outros que venham a ser solicitados no andamento da análise);
    • Notas referentes ao projeto: Apresentamos notas mínimas que devem constar no projeto. As mesmas podem ser atualizadas sempre que necessário e de acordo com a característica específica do projeto apresentado. Acesse aqui.
    • Carimbos com a informações do instalador de projeto, execução, proprietário e construtor (a);
    • No projeto deve constar todo o trajeto da instalação de gás (não representar outras instalações).


Documentos complementares para comércio:

  • GEM (Gerência de Engenharia Mecânica) – caso o ambiente não tenha ventilação natural.
  • Alvará de funcionamento ou contrato de locação.
  • Documentação de identificação da construtora responsável (pessoa física- ex. ID ou CNH/ pessoa jurídica – CNPJ)

Importante: No caso de ambientes desprovidos de ventilação natural permanente, deve ser apresentado o Projeto de Exaustão Mecânica assinado pelo profissional habilitado e a respectiva ART do Engenheiro Mecânico responsável.  Para o município do Rio de Janeiro, é necessário apresentar o projeto aprovado pela Gerência de Engenharia Mecânica (GEM) da Rio Luz (Prefeitura). Representar no projeto a coifa de acordo com o projeto de exaustão, projetar sensor de gás para os ambientes que contenham aparelhos e instalações de gás e projetar  válvula solenoide interligada ao sistema de exaustão.

  • Projeto aprovado pela Prefeitura (Residencial: se necessário)
  • Doc. CEF de acordo com endereço (certificado de aprovação)
  • Prancha modificada (para casos em que precise ser alterado algo em um projeto já aprovado)

Etapa

4

Etapa 4

Solicitação de vistoria técnica

4.1) Uma vez que a obra esteja concluída pelo construtor, e de acordo com o projeto aprovado, iniciam-se as atividades de vistoria da Naturgy.

A construtora deverá solicitar a vistoria técnica das instalações internas e adequações dos ambientes, através deste formulário.

Caso ocorra alguma exigência no ato desta inspeção, deverá ser solicitada uma nova vistoria após a correção de todos os itens citados no relatório.
Somente após esse processo finalizado as instalações estarão aptas a receber o fornecimento de gás.

Para o estado do RJ será emitido o Certificado de Habite-se.

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4.2) Iniciam-se as atividades que viabilizarão a construção e liberação da infra-estrutura de gás natural por parte da Naturgy, que consistem em:

  • Emissão de orçamento
  • Construção do ramal interno
  • Licenciamento para construção de rede (quando aplicável)
  • Construção de ramal externo

Conheça a plataforma Pri Manager

Um canal online exclusivo para facilitar o processo de aprovação de projetos.

Pontos de atenção

Naturgy Metropolitana

Belford Roxo
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Guapimirim
Itaboraí
Itaguaí
Japeri
Magé
Mangaratiba
Maricá
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Rio de Janeiro
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Alumínio
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Botucatu
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Cerquilho
Cesário Lange
Iperó
Itapetininga
Itu
Laranjal Paulista
Mairinque
Porto Feliz
Salto
São Roque
Sorocaba
Tatuí
Tietê
Votorantim

Consulte aqui o gestor da Naturgy responsável pela região do seu empreendimento.

Valor de Inscrição SP

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado um valor de R$ 95,00, em até 18x na sua conta de gás, que dará direito a pequenos serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles:

  • Vistoria do ambiente e levantamento das adequações necessárias;
  • Verificação de vazamento com teste de estanqueidade e teste de CO quando necessário;
  • Conversão e conexão de fogão;

O valor de inscrição não contempla:

  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento;
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor;
  • Alteração do ponto de fornecimento;
  • Conversão, conexão e fornecimento de queimadores para aquecedores.

Valor de Inscrição RJ

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado o valor de R$ 85,00, parcelados em até 18x na conta de gás, que dará direito a alguns serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles: 

  • Realização de teste de estanqueidade para comprovação da ausência de escapamentos.
  • Realização de teste de CO para comprovação do nível adequado de monóxido de carbono do ambiente.
  • Conexão com fornecimento de registro e tubo flexível para até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor).
  • Conversão de até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor), que estará sujeita à disponibilidade de peças (queimadores) no mercado referente ao modelo a serem convertidos no momento da visita. Não havendo viabilidade de peças, a Naturgy não realizará a conversão. Em um equipamento novo, verifique se ele é apto para uso do gás natural e caso negativo recomendamos que realize a conversão com o fabricante para não perder a garantia.

O valor de inscrição não contempla

  • Instalação (fixação na parede/ marcenaria) de equipamentos.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Alteração do ponto de fornecimento.

Para aquecedor:

A garantia do equipamento e eventuais problemas de fabricação são de responsabilidade do fabricante. Por isso, recomendamos que entre em contato diretamente com o fabricante e/ou busque uma assistência técnica autorizada.

Cada usuário é responsável pela construção e manutenção de sua instalação interna de gás, bem como, a contratação e garantia da execução e/ou qualidade dos serviços prestados pela empresa especializada contratada pelo mesmo.

No entanto, para garantir o uso seguro do gás natural, sugerimos que sejam contratados para esses serviços profissionais qualificados de sua preferência, e por isso orientamos que essas informações sejam consultadas em sites confiáveis como Abrinstal   http://www.abrinstal.org.br/ e Sinduscon    https://sindusconsp.com.br/.

É importante que o usuário selecione com atenção seu prestador de serviço e antes de contratá-lo, observe as recomendações a seguir:

  • Peça ao menos três orçamentos e informe-se bem sobre aqueles cujos valores estejam muito abaixo da média praticada no mercado;
  • Certifique-se da idoneidade e da capacidade técnica da empresa escolhida, pedindo referência técnica a outros clientes que tenham contratado os serviços dessa empresa;

Fique atento! Lembre-se, sua segurança não tem preço.

Em caso de dúvidas ou reclamações sobre os serviços prestados pelas empresas particulares contratadas pelo usuário, este deverá entrar em contato diretamente com a empresa prestadora do serviço.
E quanto as demais dúvidas de assuntos gerais,   entre em contato conosco