Análise de projetos de gás em novos empreendimentos
Veja o que você construtor precisa saber para ter seus projetos aprovados.
Análise de projetos de gás em novos empreendimentos
Tudo o que você precisa saber para ter seus projetos de gás aprovados.
Você, construtor, instalador ou projetista que busca soluções eficientes e inovadoras:
O gás natural é a escolha certa para transformar seus projetos em realidade.
Com a capacidade de permitir diversos tipos de aplicações, desde aquecimento de água até atender às demandas de residências, comércios e indústrias, o gás natural se destaca como uma fonte de energia completa, eficiente e ecologicamente correta.
E para te ajudar a levar essa energia sustentável para seu empreendimento, nós da Naturgy, oferecemos uma consultoria exclusiva por meio de nossa Central de Projetos, onde analisamos cuidadosamente as necessidades específicas do seu projeto e te apoiamos em cada etapa do nosso fluxo de aprovação, que vai desde a entrada do estudo de viabilidade até a entrega final.
Por aqui, já estamos prontos para receber o seu projeto. Portanto, conheça abaixo um resumo das etapas para levar o gás natural para o seu empreendimento e vamos juntos transformar sua visão em realidade.
Solicitação de viabilidade
Na primeira etapa do fluxo de aprovação, o construtor solicita a análise da viabilidade técnica através do formulário de condições gerais, e nós da Naturgy, avaliamos sua viabilidade.
Cadastro
Aqui, o profissional responsável pelo projeto se cadastra na Naturgy e recebe seu acesso à plataforma Pri Manager, para acompanhar o status das próximas etapas.
Solicitação de análise do projeto
É iniciado o processo de solicitação da análise do projeto pelo construtor, onde, dentro da plataforma Pri Manager, é realizado o envio de todos os documentos solicitados pela Naturgy.
Solicitação de vistoria técnica
Após a conclusão da obra pelo construtor, deve ser solicitada a vistoria técnica da Naturgy, e com a aprovação da vistoria, iniciam-se as atividades que viabilizarão a construção e liberação da infraestrutura de gás natural por parte da Naturgy.
Conheça agora os detalhes de cada uma dessas etapas de aprovação
Conheça agora os detalhes de cada uma dessas etapas de aprovação
Etapa
1
Etapa 1
Solicitação de estudo de viabilidade
1.1) Solicitação do construtor:
Para solicitar o estudo de viabilidade do projeto, é necessário preencher o formulário de solicitação de viabilidade, juntamente com o formulário de condições gerais correspondente à distribuidora que atende a localização geográfica do empreendimento, e enviá-los para o e-mail do gestor responsável pela região.
Consulte aqui os municípios atendidos por cada distribuidora de gás e saiba quem é o gestor da Naturgy responsável pela região.
- Envio da planta de implantação ou situação digitalizada em arquivo pdf com a localização do PI de gás natural.
- Imagem com a localização do empreendimento demarcada (Google Maps ou Google Earth ou Aero, etc).
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1.2) Resposta da Naturgy:
A carta de viabilidade com a resposta da Naturgy e o formulário de condições gerais, devidamente assinados pelos representantes da Naturgy e do construtor, serão enviados para o endereço de e-mail indicado pelo solicitante no formulário.
Prazo estimado entre solicitação e resposta:
45 dias
- Prazo estimado entre solicitação e resposta: 45 dias.
Etapa
2
Etapa 2
Cadastro
O responsável pelo projeto já tem cadastro com a gente?
A validade do cadastro na Naturgy é de 1 ano. Então, caso ele esteja ativo, siga para a próxima etapa.
Mas, se precisar reativá-lo ou for novo por aqui, veja abaixo como se cadastrar:
2.1) Cadastro na Naturgy:
Entre em contato através dos canais de atendimento da área Central de Projetos para se informar de como enviar as documentações listadas abaixo.
- Cópia da carteira do órgão de classe profissional (CREA, CAU, etc.).
- Comprovação do pagamento da anuidade do órgão de classe profissional.
Prazo estimado de resposta: 2 dias
- Prazo estimado de resposta: 2 dias.
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2.2) Acesso à plataforma Pri Manager:
Após o seu cadastro na Naturgy ser aprovado, você deve solicitar acesso a plataforma Pri Manager para conseguir dar entrada e acompanhar os seus projetos.
Você deverá encaminhar, através dos canais de atendimento, as informações abaixo:
Nome | e-mail | telefone | CPF | nº CREA ou CAU | nº registro Naturgy | área de atuação (Naturgy: Capital, Interior ou SP)
Prazo estimado de resposta: 2 dias
- Prazo estimado de resposta: 2 dias.
Canais de atendimento para cadastro
Horário de atendimento em dias úteis das 8h às 17h.
- (21) 99195-8206
- (21) 3543-8705
- cadastrocentraldeprojetos@naturgy.com
- Para evitar incompatibilidade das instalações de gás com o projeto arquitetônico e/ou demais instalações, orientamos que os mesmos sejam submetidos à avaliação preliminar da Naturgy. Para isso, solicite o agendamento de uma reunião com nossa equipe através do email centraldeprojetos@naturgy.com ou 213543-8258.
Etapa
3
Etapa 3
Solicitação de análise do projeto
Com a disponibilização de acesso ao Pri Manager, poderá ser iniciado o processo de solicitação de análise do projeto pelo construtor, que consiste nas seguintes etapas:
Envio das documentações pelo projetista/instalador.
- Prazo: de acordo com o construtor
- Prazo de acordo com o construtor
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Triagem das documentações e formulários enviados.
- Prazo estimado: 24 horas
- Prazo estimado: 24 horas
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Análise do Projeto
- Prazo estimado: 72 horas
- Prazo estimado: 72 horas
- Transferência de responsabilidade
- Modificação de projeto (utilizado para casos em que precise ser alterado algo em projetos de instalação de gás já aprovado)
- Formulário de Solicitação de Viabilidade preenchido (caso não tenha sido entregue na Etapa 1).
- Licença de obras da prefeitura (para empreendimentos residenciais)
- Documentação de identificação do proprietário responsável pessoa física (ex. ID ou CNH/ pessoa jurídica- ex. contrato social e doc. de identificação do responsável pela assinatura.)
- Procuração ( juntamente com os documentos de identificação dos envolvidos.)
- Manual ou prospecto dos equipamentos (comercial Interno e Residencial)
- ART – Anotação de Responsabilidade Técnica e RRT (Registro de Responsabilidade Técnica)
- Detalhamento do projeto (incluindo quantidade de pranchas)
- Planta de situação (n° vizinhos, cota do passeio e logradouro);
- Plantas baixas de todos os pavimentos (escala de 1/50);
- Esquema vertical (Prédio);
- Esquema isométrico (Casa e Loja);
- Detalhes referentes ao projeto (Aquecedor, ponto do fogão, abrigo do medidor, abrigo do regulador, caso tenha, terminal do aquecedor, ventilações, e outros que venham a ser solicitados no andamento da análise);
- Notas referentes ao projeto: Apresentamos notas mínimas que devem constar no projeto. As mesmas podem ser atualizadas sempre que necessário e de acordo com a característica específica do projeto apresentado. Acesse aqui.
- Carimbos com a informações do instalador de projeto, execução, proprietário e construtor (a);
- No projeto deve constar todo o trajeto da instalação de gás (não representar outras instalações).
Documentos complementares para comércio:
- GEM (Gerência de Engenharia Mecânica) – caso o ambiente não tenha ventilação natural.
- Alvará de funcionamento ou contrato de locação.
- Documentação de identificação da construtora responsável (pessoa física- ex. ID ou CNH/ pessoa jurídica – CNPJ)
Importante: No caso de ambientes desprovidos de ventilação natural permanente, deve ser apresentado o Projeto de Exaustão Mecânica assinado pelo profissional habilitado e a respectiva ART do Engenheiro Mecânico responsável. Para o município do Rio de Janeiro, é necessário apresentar o projeto aprovado pela Gerência de Engenharia Mecânica (GEM) da Rio Luz (Prefeitura). Representar no projeto a coifa de acordo com o projeto de exaustão, projetar sensor de gás para os ambientes que contenham aparelhos e instalações de gás e projetar válvula solenoide interligada ao sistema de exaustão.
- Projeto aprovado pela Prefeitura (Residencial: se necessário)
- Doc. CEF de acordo com endereço (certificado de aprovação)
- Prancha modificada (para casos em que precise ser alterado algo em um projeto já aprovado)
- Ao longo do processo podem ocorrer solicitações por parte da Naturgy para correção de exigências, e com isso podem ser solicitadas novas cargas do projeto corrigido para reanálise.
Etapa
4
Etapa 4
Solicitação de vistoria técnica
4.1) Uma vez que a obra esteja concluída pelo construtor, e de acordo com o projeto aprovado, iniciam-se as atividades de vistoria da Naturgy.
A construtora deverá solicitar a vistoria técnica das instalações internas e adequações dos ambientes, através deste formulário.
Caso ocorra alguma exigência no ato desta inspeção, deverá ser solicitada uma nova vistoria após a correção de todos os itens citados no relatório.
Somente após esse processo finalizado as instalações estarão aptas a receber o fornecimento de gás.
Para o estado do RJ será emitido o Certificado de Habite-se.
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4.2) Iniciam-se as atividades que viabilizarão a construção e liberação da infra-estrutura de gás natural por parte da Naturgy, que consistem em:
- Emissão de orçamento
- Construção do ramal interno
- Licenciamento para construção de rede (quando aplicável)
- Construção de ramal externo
- Prazo deverá ser acompanhado pelo gestor da área
- Prazo deverá ser acompanhado com o gestor da área
Conheça a plataforma Pri Manager
Um canal online exclusivo para facilitar o processo de aprovação de projetos.
- Digitalização dos documentos
- Disponibilidade 24h, 7 dias por semana
- Autonomia no acompanhamento do processo e também envio de notificações por email
- Rastreabilidade com armazenamento de todas as etapas do projeto
- Necessário utilizar o navegador Internet Explorer para acesso a plataforma.
Pontos de atenção
- Os projetos de gás devem ser submetidos à avaliação preliminar da Naturgy, para evitar incompatibilidade das instalações de gás com o projeto arquitetônico e/ou demais instalações.
- Indicamos que seja apresentado o projeto de gás em até 90 dias após aprovação do projeto de arquitetura ou obtenção da licença da obra.
- Orientamos que sejam contratadas empresas instaladoras com experiência na prestação de serviços para instalações de gás natural para o empreendimento.
Canais de contato da Central de Projetos
- (21) 99195-8206
- (21) 3543-8705
Horário de atendimento:
Dias úteis das 8h às 17h.
Canais de contato da Central de Projetos
- (21) 99195-8206
- (21) 3543 8705
Horário de atendimento:
Dias úteis das 8h às 17h.