Análise de projetos de gás em novos empreendimentos
Veja o que você construtor precisa saber para ter seus projetos aprovados.
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Análise de projetos de gás em novos empreendimentos
Tudo o que você precisa saber para ter seus projetos de gás aprovados.
Você, construtor, instalador ou projetista que busca soluções eficientes e inovadoras:
O gás natural é a escolha certa para transformar seus projetos em realidade.
Com a capacidade de permitir diversos tipos de aplicações, desde aquecimento de água até atender às demandas de residências, comércios e indústrias, o gás natural se destaca como uma fonte de energia completa, eficiente e ecologicamente correta.
E para te ajudar a levar essa energia sustentável para seu empreendimento, nós da Naturgy, oferecemos uma consultoria exclusiva por meio de nossa Central de Projetos, onde analisamos cuidadosamente as necessidades específicas do seu projeto e te apoiamos em cada etapa do nosso fluxo de aprovação, que vai desde a entrada do estudo de viabilidade até a entrega final.
Por aqui, já estamos prontos para receber o seu projeto. Portanto, conheça abaixo um resumo das etapas para levar o gás natural para o seu empreendimento e vamos juntos transformar sua visão em realidade.
Solicitação de viabilidade
Na primeira etapa do fluxo de aprovação, o construtor solicita a análise da viabilidade técnica através do formulário de condições gerais, e nós da Naturgy, avaliamos sua viabilidade.
Cadastro
Aqui, o profissional responsável pelo projeto se cadastra na Naturgy e recebe seu acesso à plataforma Pri Manager, para acompanhar o status das próximas etapas.
Solicitação de análise do projeto
É iniciado o processo de solicitação da análise do projeto pelo construtor, onde, dentro da plataforma Pri Manager, é realizado o envio de todos os documentos solicitados pela Naturgy.
Solicitação de vistoria técnica
Após a conclusão da obra pelo construtor, deve ser solicitada a vistoria técnica da Naturgy, e com a aprovação da vistoria, iniciam-se as atividades que viabilizarão a construção e liberação da infraestrutura de gás natural por parte da Naturgy.
Conheça agora os detalhes de cada uma dessas etapas de aprovação
![](https://www.naturgy.com.br/wp-content/uploads/2023/02/casco.jpg)
Conheça agora os detalhes de cada uma dessas etapas de aprovação
![](https://www.naturgy.com.br/wp-content/uploads/2023/02/casco.jpg)
Etapa
1
Etapa 1
Solicitação de estudo de viabilidade
1.1) Solicitação do construtor:
Para solicitar o estudo de viabilidade do projeto, é necessário preencher o formulário de solicitação de viabilidade, juntamente com o formulário de condições gerais correspondente à distribuidora que atende a localização geográfica do empreendimento, e enviá-los para o e-mail do gestor responsável pela região.
Consulte aqui os municípios atendidos por cada distribuidora de gás e saiba quem é o gestor da Naturgy responsável pela região.
- Envio da planta de implantação ou situação digitalizada em arquivo pdf com a localização do PI de gás natural.
- Imagem com a localização do empreendimento demarcada (Google Maps ou Google Earth ou Aero, etc).
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1.2) Resposta da Naturgy:
A carta de viabilidade com a resposta da Naturgy e o formulário de condições gerais, devidamente assinados pelos representantes da Naturgy e do construtor, serão enviados para o endereço de e-mail indicado pelo solicitante no formulário.
Prazo estimado entre solicitação e resposta:
45 dias
- Prazo estimado entre solicitação e resposta: 45 dias.
Etapa
2
Etapa 2
Cadastro
O responsável pelo projeto já tem cadastro com a gente?
A validade do cadastro na Naturgy é de 1 ano. Então, caso ele esteja ativo, siga para a próxima etapa.
Mas, se precisar reativá-lo ou for novo por aqui, veja abaixo como se cadastrar:
2.1) Cadastro na Naturgy:
Entre em contato através dos canais de atendimento da área Central de Projetos para se informar de como enviar as documentações listadas abaixo.
- Cópia da carteira do órgão de classe profissional (CREA, CAU, etc.).
- Comprovação do pagamento da anuidade do órgão de classe profissional.
Prazo estimado de resposta: 2 dias
- Prazo estimado de resposta: 2 dias.
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2.2) Acesso à plataforma Pri Manager:
Após o seu cadastro na Naturgy ser aprovado, você deve solicitar acesso a plataforma Pri Manager para conseguir dar entrada e acompanhar os seus projetos.
Você deverá encaminhar, através dos canais de atendimento, as informações abaixo:
Nome | e-mail | telefone | CPF | nº CREA ou CAU | nº registro Naturgy | área de atuação (Naturgy: Capital, Interior ou SP)
Prazo estimado de resposta: 2 dias
- Prazo estimado de resposta: 2 dias.
Canais de atendimento para cadastro
Horário de atendimento em dias úteis das 8h às 17h.
- (21) 99195-8206
- (21) 3543-8705
- cadastrocentraldeprojetos@naturgy.com
- Para evitar incompatibilidade das instalações de gás com o projeto arquitetônico e/ou demais instalações, orientamos que os mesmos sejam submetidos à avaliação preliminar da Naturgy. Para isso, solicite o agendamento de uma reunião com nossa equipe através do email centraldeprojetos@naturgy.com ou 213543-8258.
Etapa
3
Etapa 3
Solicitação de análise do projeto
Com a disponibilização de acesso ao Pri Manager, poderá ser iniciado o processo de solicitação de análise do projeto pelo construtor, que consiste nas seguintes etapas:
Envio das documentações pelo projetista/instalador.
- Prazo: de acordo com o construtor
- Prazo de acordo com o construtor
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Triagem das documentações e formulários enviados.
- Prazo estimado: 24 horas
- Prazo estimado: 24 horas
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Análise do Projeto
- Prazo estimado: 72 horas
- Prazo estimado: 72 horas
- Transferência de responsabilidade
- Modificação de projeto (utilizado para casos em que precise ser alterado algo em projetos de instalação de gás já aprovado)
- Formulário de Solicitação de Viabilidade preenchido (caso não tenha sido entregue na Etapa 1).
- Licença de obras da prefeitura (para empreendimentos residenciais)
- Documentação de identificação do proprietário responsável pessoa física (ex. ID ou CNH/ pessoa jurídica- ex. contrato social e doc. de identificação do responsável pela assinatura.)
- Procuração ( juntamente com os documentos de identificação dos envolvidos.)
- Manual ou prospecto dos equipamentos (comercial Interno e Residencial)
- ART – Anotação de Responsabilidade Técnica e RRT (Registro de Responsabilidade Técnica)
- Detalhamento do projeto (incluindo quantidade de pranchas)
- Planta de situação (n° vizinhos, cota do passeio e logradouro);
- Plantas baixas de todos os pavimentos (escala de 1/50);
- Esquema vertical (Prédio);
- Esquema isométrico (Casa e Loja);
- Detalhes referentes ao projeto (Aquecedor, ponto do fogão, abrigo do medidor, abrigo do regulador, caso tenha, terminal do aquecedor, ventilações, e outros que venham a ser solicitados no andamento da análise);
- Notas referentes ao projeto: Apresentamos notas mínimas que devem constar no projeto. As mesmas podem ser atualizadas sempre que necessário e de acordo com a característica específica do projeto apresentado. Acesse aqui.
- Carimbos com a informações do instalador de projeto, execução, proprietário e construtor (a);
- No projeto deve constar todo o trajeto da instalação de gás (não representar outras instalações).
Documentos complementares para comércio:
- GEM (Gerência de Engenharia Mecânica) – caso o ambiente não tenha ventilação natural.
- Alvará de funcionamento ou contrato de locação.
- Documentação de identificação da construtora responsável (pessoa física- ex. ID ou CNH/ pessoa jurídica – CNPJ)
Importante: No caso de ambientes desprovidos de ventilação natural permanente, deve ser apresentado o Projeto de Exaustão Mecânica assinado pelo profissional habilitado e a respectiva ART do Engenheiro Mecânico responsável. Para o município do Rio de Janeiro, é necessário apresentar o projeto aprovado pela Gerência de Engenharia Mecânica (GEM) da Rio Luz (Prefeitura). Representar no projeto a coifa de acordo com o projeto de exaustão, projetar sensor de gás para os ambientes que contenham aparelhos e instalações de gás e projetar válvula solenoide interligada ao sistema de exaustão.
- Projeto aprovado pela Prefeitura (Residencial: se necessário)
- Doc. CEF de acordo com endereço (certificado de aprovação)
- Prancha modificada (para casos em que precise ser alterado algo em um projeto já aprovado)
- Ao longo do processo podem ocorrer solicitações por parte da Naturgy para correção de exigências, e com isso podem ser solicitadas novas cargas do projeto corrigido para reanálise.
Etapa
4
Etapa 4
Solicitação de vistoria técnica
4.1) Uma vez que a obra esteja concluída pelo construtor, e de acordo com o projeto aprovado, iniciam-se as atividades de vistoria da Naturgy.
A construtora deverá solicitar a vistoria técnica das instalações internas e adequações dos ambientes, através deste formulário.
Caso ocorra alguma exigência no ato desta inspeção, deverá ser solicitada uma nova vistoria após a correção de todos os itens citados no relatório.
Somente após esse processo finalizado as instalações estarão aptas a receber o fornecimento de gás.
Para o estado do RJ será emitido o Certificado de Habite-se.
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4.2) Iniciam-se as atividades que viabilizarão a construção e liberação da infra-estrutura de gás natural por parte da Naturgy, que consistem em:
- Emissão de orçamento
- Construção do ramal interno
- Licenciamento para construção de rede (quando aplicável)
- Construção de ramal externo
- Prazo deverá ser acompanhado pelo gestor da área
- Prazo deverá ser acompanhado com o gestor da área
Conheça a plataforma Pri Manager
Um canal online exclusivo para facilitar o processo de aprovação de projetos.
- Digitalização dos documentos
- Disponibilidade 24h, 7 dias por semana
- Autonomia no acompanhamento do processo e também envio de notificações por email
- Rastreabilidade com armazenamento de todas as etapas do projeto
- Necessário utilizar o navegador Internet Explorer para acesso a plataforma.
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Pontos de atenção
- Os projetos de gás devem ser submetidos à avaliação preliminar da Naturgy, para evitar incompatibilidade das instalações de gás com o projeto arquitetônico e/ou demais instalações.
- Indicamos que seja apresentado o projeto de gás em até 90 dias após aprovação do projeto de arquitetura ou obtenção da licença da obra.
- Orientamos que sejam contratadas empresas instaladoras com experiência na prestação de serviços para instalações de gás natural para o empreendimento.
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Canais de contato da Central de Projetos
- (21) 99195-8206
- (21) 3543-8705
Horário de atendimento:
Dias úteis das 8h às 17h.
Canais de contato da Central de Projetos
- (21) 99195-8206
- (21) 3543 8705
Horário de atendimento:
Dias úteis das 8h às 17h.