Aa aplicações do gás natural para a indústria.
O gás natural se adequa às suas necessidades com mais eficiência e segurança.
Confira abaixo as principais aplicações que ele pode ter na sua indústria.
Aquecimento de Água
Uma de suas aplicações é o sistema de aquecimento a gás. Com ele, a água aquecida segue diretamente para os pontos de consumo desejados, podendo também ser utilizado nos mais diversos processos industriais, levando a água a temperaturas superiores a 50ºC.
Os equipamentos mais utilizados nesta aplicação são:
– Aquecedor de passagem industrial: nele a água é aquecida gradualmente, à medida que passa pelo aparelho, independente se está fazendo frio ou calor, a água ficará aquecida na temperatura esperada o ano todo. Além disso, uma das grandes vantagens deste equipamento é seu dispositivo de segurança, onde caso a chama do aquecedor se apague, ele fecha o gás automaticamente, garantindo a sua segurança e do seu negócio.
– Boilers: é um reservatório térmico de água que aquece e armazena a água para distribuir a todos os pontos de água quente do local que foi instalado, se utilizando do gás natural como forma de combustível. No boiler a gás, a chama fica acesa constantemente e o termostato regula a sua intensidade. Dessa forma, quando a temperatura da água dentro do boiler fica abaixo da que foi programada, a chama aumenta até alcançar a temperatura correta. Naturalmente, esse processo se repete toda vez que for necessário. Este equipamento é ideal para quando a demanda por água quente é muito grande.
Geração de Energia Elétrica
Uma ótima aplicação de gás natural na indústria é a geração de energia elétrica. Além de gerar energia, o gás natural é utilizado como insumo de equipamentos, o que garante segurança e eficiência.
Essa aplicação é uma opção extremamente recomendada para as indústrias que necessitam da garantia de abastecimento de energia em situações emergenciais como em casos em que a ausência de energia pode significar perdas econômicas, danos em equipamentos e redução da segurança operacional. Além disso, é possível utilizar o gás natural para gerar energia elétrica em horário de ponta ou até mesmo em base, o que poderá reduzir os seus gastos energéticos em comparação à energia elétrica tradicional.
Climatização
O sistema de climatização a gás natural permite que determinado ambiente mantenha a temperatura adequada para a saúde das pessoas e para o bom funcionamento de seus equipamentos, além de ser uma excelente alternativa para redução do consumo de energia elétrica.
Ele possui diversas vantagens, como a redução de custo operacional de até 30% em relação a equipamentos elétricos, e a redução no consumo de energia elétrica dos equipamentos de ar condicionado em mais de 90%, liberando energia elétrica para as atividades que realmente importam no seu negócio, além de possibilitar a produção simultânea de água quente, gerando ainda mais economia e eficiência energética.
Outra possibilidade é buscar a implementação de um sistema de cogeração para climatização de ambientes, fazendo com que os gases de exaustão do gerador sejam aproveitados para fornecer energia a um sistema de climatização.
Cozimento de Alimentos
Hoje, o gás natural é considerado um excelente energético para a cocção industrial, sendo uma ótima opção para o cozimento dos alimentos na sua indústria.
Essa aplicação é fundamental em situações que é necessário um rígido controle de temperatura. O gás natural também é a melhor opção para indústrias com grandes taxas de cozimento e além disso colabora com a otimização do espaço já que não ocupa o mesmo com armazenamento.
Por meio desses atributos e diferenciais somados às tecnologias de novos equipamentos cada vez mais modernos e automatizados, é possível garantir um processo estável e de qualidade.
Cogeração
Uma de suas várias aplicações é a chamada cogeração, que é o processo mais eficiente de produção de energia no mercado, com ciclos de rendimento de até 85%.
Esse processo consiste em aproveitar grande parte do calor que foi gerado por processos termodinâmicos e seria desperdiçado, nos demais processos térmicos da sua empresa. Isso reduz custos operacionais, possibilita a autossuficiência de energia elétrica e opera com uma única fonte de energia para gerar eletricidade e calor.
Sendo assim, essa é uma utilização do gás natural com inúmeras vantagens, que se aplica em empreendimentos comerciais e industriais que requerem as demandas elétrica e térmica ao mesmo tempo, como climatização, aquecimento e resfriamento térmico.
E então, quer ajuda para solicitar o gás?
Clique aqui e solicite agora mesmo.