Prevenção contra fraudes
Prevenção contra fraudes
Com o crescimento do uso da internet, sobretudo para resolução de coisas simples do nosso dia a dia, como pagar conta de gás, é preciso redobrar os cuidados e ter muita atenção ao fazer alguma transação pela Internet.
A Naturgy faz alguns alertas e recomendações a todos os seus consumidores sobre sua prestação de serviços para que não sejam vítimas de fraudes ou golpes.
Acesso ao atendimento digital
Ao entrar na Internet e fazer a busca pelo atendimento digital, certifique-se de que está em um ambiente seguro.
Nossos sites oficiais são:
naturgy.com.br ou minhanaturgy.com.br
(21) 99991-0000
Fique atento
Não clique em links suspeitos e tenha muito cuidado ao procurar ajuda dos sites de busca na Internet. Eles podem levar a um site que não é oficial.
Sempre verifique a URL: Certifique-se de que o endereço do site comece com https://www.minhanaturgy.com.br. Evite acessar versões do site com grafia diferente ou extensões suspeitas.
Inspeção Periódica de Gás – IPG: A Naturgy nunca liga para seus clientes para agendar ou fazer cobranças de serviços de IPG. O calendário e todas as demais informações sobre IPG você pode obter qui no site.
Pagamento da fatura
Para pagar com Pix
Busque o código copia e cola ou o QR code em nossa área de clientes. O acesso é por meio de login e senha.
Na hora de fazer o pagamento
Verifique sempre a empresa favorecida e o CNPJ. Na Naturgy, as empresas favorecidas são Ceg, Ceg Rio ou Gas Natural SPS.
Pagamento com desconto
Não oferecemos qualquer tipo de descontos para pagamento em PIX. Ao receber esse tipo de abordagem, desconfie.
- Reserve um momento do seu dia para pagar as suas contas. Muito cuidado ao realizar transações bancárias em ambientes públicos e do celular.
- Não compartilhe seu login e senha. Ela é pessoal e intrasferível.
- Em caso de corte por divida, nossos técnicos estão habilitados a receber o (s) valor(es) em aberto por meio de maquininha. Mas caso você tenha dúvida, acesse nosso site e verifique se aquele técnico está de fato designado a fazer o serviço de corte na sua casa. Essa consulta pode ser feita clicando aqui.
Serviços Técnicos: Importante saber
• A Naturgy não faz serviços de assistência técnica nem credencia ou habilita empresas para que entrem em contato com o cliente para fazer manutenção ou vistorias.
• Todas as nossas visitas são previamente agendadas e acordadas com o cliente. Não chegamos de surpresa na casa de ninguém, salvo em situações de emergência, como escapamento de gás ou incidentes.
• Não recebemos de forma antecipada pelos serviços que realizamos para ligar e/ou religar o gás. Esses valores são apenas cobrados na conta de gás. Nunca cobramos essas taxas por meio de Pix
Outros alertas para os clientes
Sempre que se mudar para um novo imóvel transfira a titularidade da conta para o seu nome ou alguma pessoa que more com você.
Certifique-se de que seu telefone e e-mail estão atualizados para que possamos fazer verificações adicionais de segurança antes que acesse nossos serviços.
Desconfie sempre de falsos descontos e promoções. E se você ficar com dúvida ou quiser fazer uma denúncia, clique aqui.
- Sites falsos
Em caso de dúvidas sobre a autenticidade de um site, entre em contato conosco diretamente através dos canais de comunicação oficial. Evite fornecer informações pessoais em sites não verificados.
- E-mails falsos
Verifique o Remetente: Certifique-se de que os e-mails provenientes da Naturgy tenham o domínio “@naturgy.com.br”. Desconfie de e-mails provenientes de domínios diferentes ou com grafias semelhantes.
- Mensagens SMS falsas
Verifique o Remetente: Certifique-se de que as mensagens provenientes da Naturgy exibam um número legítimo, e que seja consistente com os números de contato oficiais divulgados por nós. Desconfie de Pedidos de Informações Pessoais: Evite fornecer dados sensíveis em resposta a mensagens suspeitas.
- Contatos indevidos pelo WhatsApp
Verifique o Número: Certifique-se de que o número de telefone do contato no WhatsApp seja consistente com os números oficiais divulgados pela Naturgy.
- Boletos falsos
Verifique os Dados do Boleto: Antes de efetuar o pagamento, certifique-se de que todos os dados presentes no boleto, como beneficiário, CNPJ/CPF, e valor, correspondem às informações oficiais da Naturgy. Desconfie de Alterações nos Dados: Fique atento(a) a qualquer alteração nos dados do boleto recebido. Caso haja discrepâncias, entre em contato imediatamente com a Naturgy para verificação.
- Chaves PIX falsas
Verifique a Autenticidade da Chave: Antes de realizar qualquer transação Pix, certifique-se de que a chave Pix utilizada pertence à Naturgy.
Compare os dados da chave PIX recebida com as informações oficiais divulgadas pela Naturgy. Certifique-se de que o nome do beneficiário e os detalhes da chave correspondem às informações conhecidas. Sempre utilize os canais oficiais de atendimento da Naturgy para esclarecer dúvidas ou confirmar a legitimidade de qualquer comunicação relacionada a transações Pix. é sempre mais seguro confirmar a autenticidade de uma chave PIX diretamente com a fonte oficial.
- Ligações falsas
Evite Fornecer Informações Pessoais: Nunca compartilhe informações pessoais, financeiras ou confidenciais por telefone, a menos que tenha certeza da autenticidade da chamada. Confirme com Canais Oficiais: Em caso de dúvida, desligue a chamada e entre em contato com a Naturgy pelos canais oficiais de atendimento para confirmar a legitimidade do contato telefônico.
- Aplicativos de celular falsos
Atualmente a Naturgy não possui ou disponibiliza aplicativos para celular. Caso identifique aplicativos falsos ou suspeitos em nosso nome, por favor, nos informem imediatamente. Estamos comprometidos em combater essas fraudes.