Prevenção contra fraudes
Prevenção contra fraudes
![](https://www.naturgy.com.br/wp-content/uploads/2024/03/telefone-168x300.jpg)
Com o crescimento do uso da internet, sobretudo para resolução de coisas simples do nosso dia a dia, como pagar conta de gás, é preciso redobrar os cuidados e ter muita atenção ao fazer alguma transação pela Internet.
A Naturgy faz alguns alertas e recomendações a todos os seus consumidores sobre sua prestação de serviços para que não sejam vítimas de fraudes ou golpes.
Acesso ao atendimento digital
Ao entrar na Internet e fazer a busca pelo atendimento digital, certifique-se de que está em um ambiente seguro.
Fique atento
Não clique em links suspeitos e tenha muito cuidado ao procurar ajuda dos sites de busca na Internet. Eles podem levar a um site que não é oficial.
Sempre verifique a URL: Certifique-se de que o endereço do site comece com https://www.minhanaturgy.com.br. Evite acessar versões do site com grafia diferente ou extensões suspeitas.
Inspeção Periódica de Gás – IPG: A Naturgy nunca liga para seus clientes para agendar ou fazer cobranças de serviços de IPG. O calendário e todas as demais informações sobre IPG você pode obter qui no site.
Pagamento da fatura
Para pagar com Pix
Busque o código copia e cola ou o QR code em nossa área de clientes. O acesso é por meio de login e senha.
Na hora de fazer o pagamento
Verifique sempre a empresa favorecida e o CNPJ. Na Naturgy, as empresas favorecidas são Ceg, Ceg Rio ou Gas Natural SPS.
Pagamento com desconto
Não oferecemos qualquer tipo de descontos para pagamento em PIX. Ao receber esse tipo de abordagem, desconfie.
![](https://www.naturgy.com.br/wp-content/uploads/2024/02/chevron-2.png)
- Reserve um momento do seu dia para pagar as suas contas. Muito cuidado ao realizar transações bancárias em ambientes públicos e do celular.
- Não compartilhe seu login e senha. Ela é pessoal e intrasferível.
- Em caso de corte por divida, nossos técnicos estão habilitados a receber o (s) valor(es) em aberto por meio de maquininha. Mas caso você tenha dúvida, acesse nosso site e verifique se aquele técnico está de fato designado a fazer o serviço de corte na sua casa. Essa consulta pode ser feita clicando aqui.
Serviços Técnicos: Importante saber
![](https://www.naturgy.com.br/wp-content/uploads/2024/02/chevron.png)
• A Naturgy não faz serviços de assistência técnica nem credencia ou habilita empresas para que entrem em contato com o cliente para fazer manutenção ou vistorias.
• Todas as nossas visitas são previamente agendadas e acordadas com o cliente. Não chegamos de surpresa na casa de ninguém, salvo em situações de emergência, como escapamento de gás ou incidentes.
• Não recebemos de forma antecipada pelos serviços que realizamos para ligar e/ou religar o gás. Esses valores são apenas cobrados na conta de gás. Nunca cobramos essas taxas por meio de Pix
![](https://www.naturgy.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Seg-digi-ES.jpg)
Outros alertas para os clientes
Sempre que se mudar para um novo imóvel transfira a titularidade da conta para o seu nome ou alguma pessoa que more com você.
Certifique-se de que seu telefone e e-mail estão atualizados para que possamos fazer verificações adicionais de segurança antes que acesse nossos serviços.
Desconfie sempre de falsos descontos e promoções. E se você ficar com dúvida ou quiser fazer uma denúncia, clique aqui.
![](https://www.naturgy.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Seg-digi-ESv.jpg)
- Sites falsos
Em caso de dúvidas sobre a autenticidade de um site, entre em contato conosco diretamente através dos canais de comunicação oficial. Evite fornecer informações pessoais em sites não verificados.
- E-mails falsos
Verifique o Remetente: Certifique-se de que os e-mails provenientes da Naturgy tenham o domínio “@naturgy.com.br”. Desconfie de e-mails provenientes de domínios diferentes ou com grafias semelhantes.
- Mensagens SMS falsas
Verifique o Remetente: Certifique-se de que as mensagens provenientes da Naturgy exibam um número legítimo, e que seja consistente com os números de contato oficiais divulgados por nós. Desconfie de Pedidos de Informações Pessoais: Evite fornecer dados sensíveis em resposta a mensagens suspeitas.
- Contatos indevidos pelo WhatsApp
Verifique o Número: Certifique-se de que o número de telefone do contato no WhatsApp seja consistente com os números oficiais divulgados pela Naturgy.
- Boletos falsos
Verifique os Dados do Boleto: Antes de efetuar o pagamento, certifique-se de que todos os dados presentes no boleto, como beneficiário, CNPJ/CPF, e valor, correspondem às informações oficiais da Naturgy. Desconfie de Alterações nos Dados: Fique atento(a) a qualquer alteração nos dados do boleto recebido. Caso haja discrepâncias, entre em contato imediatamente com a Naturgy para verificação.
- Chaves PIX falsas
Verifique a Autenticidade da Chave: Antes de realizar qualquer transação Pix, certifique-se de que a chave Pix utilizada pertence à Naturgy.
Compare os dados da chave PIX recebida com as informações oficiais divulgadas pela Naturgy. Certifique-se de que o nome do beneficiário e os detalhes da chave correspondem às informações conhecidas. Sempre utilize os canais oficiais de atendimento da Naturgy para esclarecer dúvidas ou confirmar a legitimidade de qualquer comunicação relacionada a transações Pix. é sempre mais seguro confirmar a autenticidade de uma chave PIX diretamente com a fonte oficial.
- Ligações falsas
Evite Fornecer Informações Pessoais: Nunca compartilhe informações pessoais, financeiras ou confidenciais por telefone, a menos que tenha certeza da autenticidade da chamada. Confirme com Canais Oficiais: Em caso de dúvida, desligue a chamada e entre em contato com a Naturgy pelos canais oficiais de atendimento para confirmar a legitimidade do contato telefônico.
- Aplicativos de celular falsos
Atualmente a Naturgy não possui ou disponibiliza aplicativos para celular. Caso identifique aplicativos falsos ou suspeitos em nosso nome, por favor, nos informem imediatamente. Estamos comprometidos em combater essas fraudes.