NAT_selo-170anos-colorida

Alerta para Segurança Digital

Segurança Digital

Com o crescimento do uso da internet, sobretudo para resolução de coisas simples do nosso dia a dia, como pagar conta de gás, é preciso redobrar os cuidados e ter muita atenção ao fazer alguma transação pela Internet.

A Naturgy faz alguns alertas e recomendações a todos os seus consumidores sobre sua prestação de serviços para que não sejam vítimas de fraudes ou golpes.

Acesso ao atendimento digital

Ao entrar na Internet e fazer a busca pelo atendimento digital, certifique-se de que está em um ambiente seguro.

Nossos sites oficiais são:
naturgy.com.br ou minhanaturgy.com.br

Nosso número de Whatsapp é:
(21) 99991-0000

Fique atento

Não clique em links suspeitos e tenha muito cuidado ao procurar ajuda dos sites de busca na Internet. Eles podem levar a um site que não é oficial.

Sempre verifique a URL: Certifique-se de que o endereço do site comece com “https://www.minhanaturgy.com.br“. Evite acessar versões do site com grafia diferente ou extensões suspeitas.

Pagamento da fatura

Para pagar com Pix

Busque o código copia e cola ou o QR code em nossa área de clientes. O acesso é por meio de login e senha.

Na hora de fazer o pagamento

Verifique sempre a empresa favorecida e o CNPJ. Na Naturgy, as empresas favorecidas são Ceg, Ceg Rio ou Gas Natural SPS.

Pagamento com desconto

Não oferecemos qualquer tipo de descontos para pagamento em PIX. Ao receber esse tipo de abordagem, desconfie.

  • Reserve um momento do seu dia para pagar as suas contas. Muito cuidado ao realizar transações bancárias em ambientes públicos e do celular.
  • Não compartilhe seu login e senha. Ela é pessoal e intrasferível.
  • Em caso de corte por divida, nossos técnicos estão habilitados a receber o (s) valor(es) em aberto por meio de maquininha. Mas caso você tenha dúvida, acesse nosso site e verifique se aquele técnico está de fato designado a fazer o serviço de corte na sua casa. Essa consulta pode ser feita clicando aqui.

Serviços Técnicos: Importante saber

A Naturgy não faz serviços de assistência técnica nem credencia ou habilita empresas para que entrem em contato com o cliente para fazer manutenção ou vistorias.

Todas as nossas visitas são previamente agendadas e acordadas com o cliente. Não chegamos de surpresa na casa de ninguém, salvo em situações de emergência, como escapamento de gás ou incidentes.

Não recebemos de forma antecipada pelos serviços que realizamos para ligar e/ou religar o gás. Esses valores são apenas cobrados na conta de gás. Nunca cobramos essas taxas por meio de Pix

Outros alertas para os clientes

Sempre que se mudar para um novo imóvel transfira a titularidade da conta para o seu nome ou alguma pessoa que more com você.

Certifique-se de que seu telefone e e-mail estão atualizados para que possamos fazer verificações adicionais de segurança antes que acesse nossos serviços.

Desconfie sempre de falsos descontos e promoções.

E se você ficar com dúvida ou quiser fazer uma denúncia, clique aqui.

  • Sites falsos

Em caso de dúvidas sobre a autenticidade de um site, entre em contato conosco diretamente através dos canais de comunicação oficial. Evite fornecer informações pessoais em sites não verificados.

  • E-mails falsos

Verifique o Remetente: Certifique-se de que os e-mails provenientes da Naturgy tenham o domínio “@naturgy.com.br”. Desconfie de e-mails provenientes de domínios diferentes ou com grafias semelhantes.

  • Mensagens SMS falsas

Verifique o Remetente: Certifique-se de que as mensagens provenientes da Naturgy exibam um número legítimo, e que seja consistente com os números de contato oficiais divulgados por nós. Desconfie de Pedidos de Informações Pessoais: Evite fornecer dados sensíveis em resposta a mensagens suspeitas.

  • Contatos indevidos pelo WhatsApp

Verifique o Número: Certifique-se de que o número de telefone do contato no WhatsApp seja consistente com os números oficiais divulgados pela Naturgy.

  • Boletos falsos

Verifique os Dados do Boleto: Antes de efetuar o pagamento, certifique-se de que todos os dados presentes no boleto, como beneficiário, CNPJ/CPF, e valor, correspondem às informações oficiais da Naturgy. Desconfie de Alterações nos Dados: Fique atento(a) a qualquer alteração nos dados do boleto recebido. Caso haja discrepâncias, entre em contato imediatamente com a Naturgy para verificação.

  • Chaves PIX falsas

Verifique a Autenticidade da Chave: Antes de realizar qualquer transação Pix, certifique-se de que a chave Pix utilizada pertence à Naturgy.

Compare os dados da chave PIX recebida com as informações oficiais divulgadas pela Naturgy. Certifique-se de que o nome do beneficiário e os detalhes da chave correspondem às informações conhecidas. Sempre utilize os canais oficiais de atendimento da Naturgy para esclarecer dúvidas ou confirmar a legitimidade de qualquer comunicação relacionada a transações Pix. é sempre mais seguro confirmar a autenticidade de uma chave PIX diretamente com a fonte oficial.

  • Ligações falsas

Evite Fornecer Informações Pessoais: Nunca compartilhe informações pessoais, financeiras ou confidenciais por telefone, a menos que tenha certeza da autenticidade da chamada. Confirme com Canais Oficiais: Em caso de dúvida, desligue a chamada e entre em contato com a Naturgy pelos canais oficiais de atendimento para confirmar a legitimidade do contato telefônico.

  • Aplicativos de celular falsos

Atualmente a Naturgy não possui ou disponibiliza aplicativos para celular. Caso identifique aplicativos falsos ou suspeitos em nosso nome, por favor, nos informem imediatamente. Estamos comprometidos em combater essas fraudes.

Valor de Inscrição SP

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado o valor de R$ 95,00, parcelados em até 18x na conta de gás, que dará direito a alguns serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles:

  • Realização de teste de estanqueidade para comprovação da ausência de escapamentos.
  • .Realização de teste de CO para comprovação do nível adequado de monóxido de carbono do ambiente.
  • Conexão com fornecimento de registro e tubo flexível para até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor).
  • Conversão de até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor), que estará sujeita à disponibilidade de peças (queimadores) no mercado referente ao modelo a serem convertidos no momento da visita. Não havendo viabilidade de peças, a Naturgy não realizará a conversão. Em um equipamento novo, verifique se ele é apto para uso do gás natural e caso negativo recomendamos que realize a conversão com o fabricante para não perder a garantia.


O valor de inscrição não contempla:

  • Instalação (fixação na parede/ marcenaria) de equipamentos.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Alteração do ponto de fornecimento.

Valor de Inscrição RJ

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado o valor de R$ 85,00, parcelados em até 18x na conta de gás, que dará direito a alguns serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles: 

  • Realização de teste de estanqueidade para comprovação da ausência de escapamentos.
  • Realização de teste de CO para comprovação do nível adequado de monóxido de carbono do ambiente.
  • Conexão com fornecimento de registro e tubo flexível para até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor).
  • Conversão de até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor), que estará sujeita à disponibilidade de peças (queimadores) no mercado referente ao modelo a serem convertidos no momento da visita. Não havendo viabilidade de peças, a Naturgy não realizará a conversão. Em um equipamento novo, verifique se ele é apto para uso do gás natural e caso negativo recomendamos que realize a conversão com o fabricante para não perder a garantia.

O valor de inscrição não contempla

  • Instalação (fixação na parede/ marcenaria) de equipamentos.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Alteração do ponto de fornecimento.

Para aquecedor:

A garantia do equipamento e eventuais problemas de fabricação são de responsabilidade do fabricante. Por isso, recomendamos que entre em contato diretamente com o fabricante e/ou busque uma assistência técnica autorizada.

Cada usuário é responsável pela construção e manutenção de sua instalação interna de gás, bem como, a contratação e garantia da execução e/ou qualidade dos serviços prestados pela empresa especializada contratada pelo mesmo.

No entanto, para garantir o uso seguro do gás natural, sugerimos que sejam contratados para esses serviços profissionais qualificados de sua preferência, e por isso orientamos que essas informações sejam consultadas em sites confiáveis como

Sindinstalação https://sindinstalacao.com.br/

É importante que o usuário selecione com atenção seu prestador de serviço e antes de contratá-lo, observe as recomendações a seguir:

  • Peça ao menos três orçamentos e informe-se bem sobre aqueles cujos valores estejam muito abaixo da média praticada no mercado;
  • Certifique-se da idoneidade e da capacidade técnica da empresa escolhida, pedindo referência técnica a outros clientes que tenham contratado os serviços dessa empresa;

Fique atento! Lembre-se, sua segurança não tem preço.

Em caso de dúvidas ou reclamações sobre os serviços prestados pelas empresas particulares contratadas pelo usuário, este deverá entrar em contato diretamente com a empresa prestadora do serviço.
E quanto as demais dúvidas de assuntos gerais,   entre em contato conosco