História - São Paulo

Uma empresa em constante desenvolvimento
A distribuidora de gás da Naturgy em São Paulo chegou à marca de 100.000 clientes. Com uma rede de mais de 1,9 mil km, é a terceira maior do país em extensão de redes,, abastecendo residências, comércios, indústrias e postos de distribuição de GNV em 18 cidades. Já investiu mais de R$ 1 bilhão em infraestrutura de distribuição de gás natural na região de atuação.
Retrospecto
O fornecimento de gás natural em São Paulo teve início com um posto de distribuição de GNV (gás natural veicular) na cidade de Salto. No mesmo ano, também começou a distribuição às cidades de Sorocaba, Votorantim e Itu, seguidas de Tatuí e Alumínio, em 2023. No ano seguinte, mais quatro municípios foram atendidos e a distribuição não parou mais de avançar.
No interior de São Paulo, a Naturgy opera uma rede com mais de 1,9 mil quilômetro de extensão, garantindo o fornecimento contínuo de energia segura, eficiente e sustentável. A empresa é reconhecida por sua atuação responsável e pelo compromisso com a inovação, segurança e respeito ao meio ambiente. Sua presença em São Paulo tem impacto direto no desenvolvimento econômico local, contribuindo para a competitividade da indústria, a mobilidade urbana, com o uso do GNV e a melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas.
Segundo Katia Repsold, Country Manager da Naturgy Brasil, o crescimento da base de clientes no estado paulista reflete a confiança da população na empresa e reforça seu compromisso com a excelência no atendimento. “Chegar a 100 mil clientes no estado de São Paulo é motivo de grande orgulho para nós. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, oferecendo uma alternativa energética moderna, acessível e alinhada com os desafios ambientais e urbanos das grandes cidades”, afirma.
Katia também destaca a visão de futuro da companhia. “Nos próximos anos, nossa expectativa é ampliar, ainda mais, a rede de distribuição e levar os benefícios do gás natural canalizado a novos bairros e cidades no interior paulista. Vamos continuar investindo em tecnologia, qualidade e segurança, sempre com foco no cliente e na sustentabilidade.” A empesa tem se consolidado como uma parceira estratégica para o desenvolvimento urbano e energético de todo o país, oferecendo soluções que atendem às necessidades atuais, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
Com este marco, a Naturgy reforça sua presença como uma das principais distribuidoras de gás natural do Brasil e segue comprometida em crescer de forma inteligente, sustentável e conectada às demandas da sociedade.
História
Em 26 de abril de 2000, a então Gas Natural Fenosa, atual Naturgy, ganhou a licitação convocada pela Comissão de Serviços Públicos de Energia (CSPE) do Estado de São Paulo, para outorga de concessão para a exploração de serviços de distribuição de gás canalizado na área sul do Estado. A zona adquirida tem a extensão de 53.000 Km2, com uma população em torno de 2,7 milhões de habitantes e que compreende 93 municípios entre as regiões administrativas de Sorocaba e Registro.
Única concessionária de distribuição de gás natural canalizado para a região Sul do Estado de São Paulo, a empresa iniciou suas atividades em 2000 e já em 2001 inaugurava sua sede, na cidade de Sorocaba. Em 2002, deu início ao fornecimento de gás natural para o primeiro ponto de consumo, um posto de distribuição de GNV (gás natural veicular) na cidade de Salto. No mesmo ano, também começou a distribuição do energético às cidades de Sorocaba, Votorantim e Itu, seguidas de Tatuí e Alumínio, em 2003. No ano seguinte, atendeu mais quatro municípios – Mairinque, São Roque, Araçariguama e Avaré e, em 2005, concluiu a construção da ECPP (Estação de Controle de Pressão Primária) de Por Feliz, que possibilitou levar o gás natural para Iperó, Cesário Lange, Boituva, Porto Feliz, Cerquilho e Laranjal Paulista.
De lá para cá, trabalhou na expansão do fornecimento de gás às residências e comércios nessas localidades, além das indústrias e postos de GNV já atendidos. Em 2011, com a mudança da marca, passou a chamar-se Gas Natural Fenosa em São Paulo e em 2018 passou a ser Naturgy.