Distribuição de gás natural

No Brasil, a Naturgy está entre os TOP 100 grupos empresariais e é o maior grupo em vendas de gás natural no país. Está presente, através das distribuidoras do Rio e da distribuidora de São Paulo, em 61 municípios (dez/22), onde conta com mais de 1 milhão de clientes.

As distribuidoras do Rio fornecem gás diariamente para residências, comércios, indústrias, postos de GNV e termelétricas instaladas no Estado do Rio de Janeiro. A Naturgy em São Paulo fornece gás para o mercado convencional na região sul de São Paulo.  Todas as três empresas atuam em ambiente regulado. No Rio de Janeiro, são fiscalizadas pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) e, em São Paulo, a fiscalização é feita pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). 

Distribuidora da capital/região metropolitana - Rio

A Distribuidora da capital e região metropolitana realiza sua atividade de distribuição de gás natural na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro em 19 municípios.

Distribuidora do interior - Rio

A Distribuidora do interior está presente em 24 municípios do Rio, nas Regiões Norte e Noroeste Fluminense; Baixada Litorânea; Região Serrana; Médio Paraíba; e Centro Sul do Estado. 

Distribuidora da região sul de São Paulo

Em São Paulo, a distribuidora de gás do grupo desenvolve o mercado de gás natural em 18 municípios da região Sul do Estado, onde atua. 

Em dez/2022

zona de distribuição

total de clientes

municípios atendidos

kms de rede

ano de aquisição

Rio (capital e região metropolitana)

990 mil

19

5.061

1997

Rio (interior)

88 mil

24

1.322

1997

São Paulo

96 mil

18

1.892

2000

Área de abastecimento em São Paulo

Área de abastecimento no Rio de Janeiro

Links relacionados

Valor de Inscrição SP

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado um valor de R$ 95,00, em até 18x na sua conta de gás, que dará direito a pequenos serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles:

  • Vistoria do ambiente e levantamento das adequações necessárias;
  • Verificação de vazamento com teste de estanqueidade e teste de CO quando necessário;
  • Conversão e conexão de fogão;

O valor de inscrição não contempla:

  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento;
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor;
  • Alteração do ponto de fornecimento;
  • Conversão, conexão e fornecimento de queimadores para aquecedores.

Valor de Inscrição RJ

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado o valor de R$ 85,00, parcelados em até 18x na conta de gás, que dará direito a alguns serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles: 

  • Realização de teste de estanqueidade para comprovação da ausência de escapamentos.
  • Realização de teste de CO para comprovação do nível adequado de monóxido de carbono do ambiente.
  • Conexão com fornecimento de registro e tubo flexível para até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor).
  • Conversão de até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor), que estará sujeita à disponibilidade de peças (queimadores) no mercado referente ao modelo a serem convertidos no momento da visita. Não havendo viabilidade de peças, a Naturgy não realizará a conversão. Em um equipamento novo, verifique se ele é apto para uso do gás natural e caso negativo recomendamos que realize a conversão com o fabricante para não perder a garantia.

O valor de inscrição não contempla

  • Instalação (fixação na parede/ marcenaria) de equipamentos.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Alteração do ponto de fornecimento.

Para aquecedor:

A garantia do equipamento e eventuais problemas de fabricação são de responsabilidade do fabricante. Por isso, recomendamos que entre em contato diretamente com o fabricante e/ou busque uma assistência técnica autorizada.

Cada usuário é responsável pela construção e manutenção de sua instalação interna de gás, bem como, a contratação e garantia da execução e/ou qualidade dos serviços prestados pela empresa especializada contratada pelo mesmo.

No entanto, para garantir o uso seguro do gás natural, sugerimos que sejam contratados para esses serviços profissionais qualificados de sua preferência, e por isso orientamos que essas informações sejam consultadas em sites confiáveis como Abrinstal   http://www.abrinstal.org.br/ e Sinduscon    https://sindusconsp.com.br/.

É importante que o usuário selecione com atenção seu prestador de serviço e antes de contratá-lo, observe as recomendações a seguir:

  • Peça ao menos três orçamentos e informe-se bem sobre aqueles cujos valores estejam muito abaixo da média praticada no mercado;
  • Certifique-se da idoneidade e da capacidade técnica da empresa escolhida, pedindo referência técnica a outros clientes que tenham contratado os serviços dessa empresa;

Fique atento! Lembre-se, sua segurança não tem preço.

Em caso de dúvidas ou reclamações sobre os serviços prestados pelas empresas particulares contratadas pelo usuário, este deverá entrar em contato diretamente com a empresa prestadora do serviço.
E quanto as demais dúvidas de assuntos gerais,   entre em contato conosco