Tire suas dúvidas sobre o processo de aprovação de projetos na Naturgy.

Você deve encaminhar a anuidade do órgão de classe paga, carteirinha do CREA / CAU e o formulário de inscrição preenchido (acesse aqui), para os canais de atendimento da área Central de Projetos: (21) 99195-8206 |  (21) 3115-6502  |  cadastrocentraldeprojetos@naturgy.com

Não, entretanto, é importante verificar junto aos nossos canais de atendimento de Central de Projetos se o seu cadastro ainda está ativo. Lembramos que sua atualização deve ser realizada anualmente.

Pode sim. No entanto, ao dar entrada em um estudo de viabilidade, é importante verificar se o cadastro ainda estará ativo, pois ele tem validade de 1 ano.

O cadastro é realizado por profissional e não por projeto. Depois que o profissional se cadastra, a Naturgy cria uma pasta para cada projeto apresentado por ele na plataforma Pri Manager.

Após seu cadastro como projetista na Naturgy ser aprovado, você deve solicitar seu acesso a plataforma Pri Manager entrando em contato através dos canais de atendimento (21) 99195-8206 | (21) 3115-6502. |  cadastrocentraldeprojetos@naturgy.com

O Pri Manager é uma plataforma de gestão documental que permite o compartilhamento seguro e transparente de informações entre todas as partes envolvidas no projeto. Nela, é possível digitalizar e enviar facilmente todas as documentações necessárias, acompanhar o processo em tempo real com notificações de envio/recebimento e garantir o armazenamento e rastreamento de todas as informações das etapas do projeto.

A correção de documentações inseridas de forma equivocada, deverá ser sinalizada através do telefone (21) 3115-6502.

Para dar início ao projeto de instalações prediais de gás canalizado e conseguir a aprovação, o primeiro passo é solicitar o estudo de viabilidade do projeto.

Para isso, é necessário preencher o formulário de condições gerais correspondente à região geográfica do empreendimento, e enviá-los para o e-mail que consta no documento.


Para consultar a lista de municípios atendidos por cada distribuidora de gás, clique aqui.

A diferença está na área de atuação de cada concessionária e nos municípios que são abrangidos por elas. Cada formulário corresponde a uma das concessionárias: Naturgy Metropolitana RJ, Naturgy Interior RJ e Naturgy SP. Por isso, é importante utilizar o formulário específico da distribuidora que atende o município onde o empreendimento será localizado.

Para consultar a lista de municípios atendidos por cada distribuidora de gás, clique aqui.

O estudo pode ser solicitado novamente após decorridos 6 meses do recebimento da carta de resposta com a negativa.

  • Planta de situação (n° vizinhos, cota do passeio e logradouro);
  • Plantas baixas de todos os pavimentos (escala de 1/50);
  • Esquema vertical (Prédio);
  • Esquema isométrico (Casa e Loja);
  • Detalhes referentes ao projeto (Aquecedor, ponto do fogão, abrigo do medidor, abrigo do regulador, caso tenha, terminal do aquecedor, ventilações, e outros que venham a ser solicitados no andamento da análise);
  • Notas referentes ao projeto;
  • Carimbos com as informações do instalador de projeto, execução, proprietário e construtor (a);
  • No projeto deve constar todo o trajeto da instalação de gás (não representar outras instalações).

Em caso de alteração do projeto é necessário dar entrada no pedido de modificação do projeto na plataforma Pri Manager.

Você deverá enviar:

  • Carta de modificação do projeto;
  • Novo projeto;
  • Plantas modificadas;
  • Documentos complementares referentes as modificações realizadas;
  • Projeto, anteriormente aprovado, indicando todas as alterações realizadas.

Apresente a carta de transferência de responsabilidade (acesse aqui) juntamente com toda sua documentação e informações do novo responsável.

Sim, para isso, solicite o agendamento de uma reunião com nossa equipe, através do e-mail centraldeprojetos@naturgy.com ou 21 3543-8258.

A Naturgy não indica empresa. O profissional contratado deve ter a qualificação prevista nos órgãos de classe. Acesse aqui a lista de empresas certificadas pelo Sindistal.

Após a conclusão da obra, e de acordo com o projeto aprovado

Certificar-se de que a obra foi construída seguindo, rigorosamente, o projeto aprovado e as normativas e regulamentos vigentes. Aconselhamos a criação de um check list de obra, objetivando mitigar possíveis desvios relacionados aos critérios estabelecidos.

O construtor deve enviar o formulário da vistoria técnica das instalações internas e adequações de ambientes (acesse aqui) através da plataforma digital Pri Manager, acompanhado da Licença de Obras e Folha de Apresentação (caso o projeto tenha sido aprovado anterior a julho de 2020).

Para a liberação do “Habite-se” o empreendimento necessita ter a sua vistoria final aprovada pela Naturgy, além de ter entregado todos os documentos pertinentes, que são:

  • Licença de obras (caso o projeto tenha sido aprovado antes de julho de 2020);
  • Folha de apresentação (caso o projeto tenha sido aprovado antes de julho de 2020);
  • Documentação de Teste de Estanqueidade do ramal interno aparente, quando cabível.

Cumprir as exigências identificadas e agendar uma nova vistoria com a Naturgy.

É o teste realizado no trecho do ramal aparente, localizado entre o limite da propriedade e o medidor, deve ser realizado com o equipamento aferido e certificado, atendendo os parâmetros técnicos previstos nas normativas vigentes. 

  • Certificado de calibração do manômetro utilizado “in loco”;
  • ART do responsável técnico;
  • Dados da empresa responsável.

Importante: Todos os documentos devem ser inseridos na plataforma digital Pri Manager, dentro da pasta da obra equivalente.

Consulte o Regulamento de Instalações Prediais – RIP  e outras informações técnicas 

 

Canais de contato da Central de Projetos

Horário de atendimento:
Dias úteis das 8h às 17h.

Naturgy Metropolitana

Belford Roxo
Duque de Caxias
Guapimirim
Itaboraí
Itaguaí
Japeri
Magé
Mangaratiba
Maricá
Mesquita
Nilópolis
Niterói
Nova Iguaçu
Paracambi
Queimados
Rio de Janeiro
São Gonçalo
São João de Meriti
Seropédica

Naturgy Interior

Angra dos Reis
Arraial do Cabo
Barra do Piraí
Barra Mansa
Cabo Frio
Cachoeiras de Macacu
Campos dos Goytacazes
Casimiro de Abreu
Engenheiro Paulo de Frontin
Itatiaia
Macaé
Nova Friburgo
Paraíba do Sul
Petrópolis
Piraí
Porto Real
Quatis
Resende
Rio das Flores
Rio das Ostras
São Pedro da Aldeia
Saquarema
Teresópolis
Três Rios
Volta Redonda

Naturgy SP

Alumínio
Araçariguama
Avaré
Boituva
Botucatu
Capela do Alto
Cerquilho
Cesário Lange
Iperó
Itapetininga
Itu
Laranjal Paulista
Mairinque
Porto Feliz
Salto
São Roque
Sorocaba
Tatuí
Tietê
Votorantim

Consulte aqui o gestor da Naturgy responsável pela região do seu empreendimento.

Valor de Inscrição SP

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado um valor de R$ 95,00, em até 18x na sua conta de gás, que dará direito a pequenos serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles:

  • Vistoria do ambiente e levantamento das adequações necessárias;
  • Verificação de vazamento com teste de estanqueidade e teste de CO quando necessário;
  • Conversão e conexão de fogão;

O valor de inscrição não contempla:

  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento;
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor;
  • Alteração do ponto de fornecimento;
  • Conversão, conexão e fornecimento de queimadores para aquecedores.

Valor de Inscrição RJ

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado o valor de R$ 85,00, parcelados em até 18x na conta de gás, que dará direito a alguns serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles: 

  • Realização de teste de estanqueidade para comprovação da ausência de escapamentos.
  • Realização de teste de CO para comprovação do nível adequado de monóxido de carbono do ambiente.
  • Conexão com fornecimento de registro e tubo flexível para até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor).
  • Conversão de até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor), que estará sujeita à disponibilidade de peças (queimadores) no mercado referente ao modelo a serem convertidos no momento da visita. Não havendo viabilidade de peças, a Naturgy não realizará a conversão. Em um equipamento novo, verifique se ele é apto para uso do gás natural e caso negativo recomendamos que realize a conversão com o fabricante para não perder a garantia.

O valor de inscrição não contempla

  • Instalação (fixação na parede/ marcenaria) de equipamentos.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Alteração do ponto de fornecimento.

Para aquecedor:

A garantia do equipamento e eventuais problemas de fabricação são de responsabilidade do fabricante. Por isso, recomendamos que entre em contato diretamente com o fabricante e/ou busque uma assistência técnica autorizada.

Cada usuário é responsável pela construção e manutenção de sua instalação interna de gás, bem como, a contratação e garantia da execução e/ou qualidade dos serviços prestados pela empresa especializada contratada pelo mesmo.

No entanto, para garantir o uso seguro do gás natural, sugerimos que sejam contratados para esses serviços profissionais qualificados de sua preferência, e por isso orientamos que essas informações sejam consultadas em sites confiáveis como Abrinstal   http://www.abrinstal.org.br/ e Sinduscon    https://sindusconsp.com.br/.

É importante que o usuário selecione com atenção seu prestador de serviço e antes de contratá-lo, observe as recomendações a seguir:

  • Peça ao menos três orçamentos e informe-se bem sobre aqueles cujos valores estejam muito abaixo da média praticada no mercado;
  • Certifique-se da idoneidade e da capacidade técnica da empresa escolhida, pedindo referência técnica a outros clientes que tenham contratado os serviços dessa empresa;

Fique atento! Lembre-se, sua segurança não tem preço.

Em caso de dúvidas ou reclamações sobre os serviços prestados pelas empresas particulares contratadas pelo usuário, este deverá entrar em contato diretamente com a empresa prestadora do serviço.
E quanto as demais dúvidas de assuntos gerais,   entre em contato conosco