Tarifas - Rio de Janeiro

Distribuidoras da capital/região metroplitana
e do Interior

(antigas Ceg e Ceg Rio)

Tarifas Sociais

A Tarifa Residencial Social de Gás Canalizado é uma tarifa diferenciada para clientes residenciais participantes do Programa Minha Casa Minha Vida e do Programa Morar Carioca*, que oferece desconto nas 2 primeiras faixas de consumo da tabela de tarifas vigentes.

Conheça os critérios para se ter direito a este benefício:
 

1. Possuir cadastro ativo junto ao Programa Minha Casa Minha Vida na faixa de 0-3 salários mínimos (FAR / PAR e PMCMV) ou comprovar ser beneficiário do programa Morar Carioca (projeto de urbanização popular realizado no município do Rio de Janeiro), devendo a mesma estar assinada no campo destinado a CEF. (*Nos casos em que o proponente apresentar o documento da CEF, com a assinatura do Fiduciante em branco, será necessária a cópia da Declaração emitida pela Prefeitura informando que o proponente é reassentado)

2. Apresentar a comprovação do benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica;

3. Comprovar renda familiar de até 3 (três) salários mínimos.

Não sendo preenchidos um ou mais requisitos, o cliente será cadastrado, automaticamente, na tarifa limite residencial.

Como obter:

Para solicitar o seu cadastro na Tarifa Residencial Social de Gás Natural Canalizado você deve ir a um dos pontos de atendimento das distribuidoras no Rio, empresas do Grupo Naturgy, ou enviar através do e-mail sac@naturgy.com os seguintes documentos:

1) Cópia de declaração da Caixa Econômica Federal comprovando o seu cadastro ativo no Programa Minha Casa Minha Vida ou no Programa Morar Carioca.

2) Cópia da conta de luz mostrando que é beneficiário da Tarifa Social de energia elétrica (TSEE) em nome do proponente/cliente ou, se ainda não recebeu a primeira conta, uma declaração da companhia de eletricidade informando possuir o benefício.

3) Formulário abaixo preenchido.

Conforme decisão da Agência Reguladora – AGENERSA, na 3ª Revisão Tarifária, o prazo de vigência do benefício da Tarifa Social será até a data da próxima Revisão Tarifária, podendo o cliente cadastrado na modalidade baixa renda voltar a ser faturado pela tarifa limite residencial, após o término da mencionada vigência, bem como será facultado à Concessionária solicitar a comprovação periódica dos requisitos para que o cliente faça jus ao benefício da Tarifa Social. Tarifa de desconto aprovada pela Deliberação AGENERSA n° 1796/2013 (Processo E12/020.522-2012) .

Agência reguladora

Valor de Inscrição SP

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado o valor de R$ 95,00, parcelados em até 18x na conta de gás, que dará direito a alguns serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles:

  • Realização de teste de estanqueidade para comprovação da ausência de escapamentos.
  • .Realização de teste de CO para comprovação do nível adequado de monóxido de carbono do ambiente.
  • Conexão com fornecimento de registro e tubo flexível para até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor).
  • Conversão de até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor), que estará sujeita à disponibilidade de peças (queimadores) no mercado referente ao modelo a serem convertidos no momento da visita. Não havendo viabilidade de peças, a Naturgy não realizará a conversão. Em um equipamento novo, verifique se ele é apto para uso do gás natural e caso negativo recomendamos que realize a conversão com o fabricante para não perder a garantia.


O valor de inscrição não contempla:

  • Instalação (fixação na parede/ marcenaria) de equipamentos.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Alteração do ponto de fornecimento.

Valor de Inscrição RJ

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado o valor de R$ 85,00, parcelados em até 18x na conta de gás, que dará direito a alguns serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles: 

  • Realização de teste de estanqueidade para comprovação da ausência de escapamentos.
  • Realização de teste de CO para comprovação do nível adequado de monóxido de carbono do ambiente.
  • Conexão com fornecimento de registro e tubo flexível para até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor).
  • Conversão de até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor), que estará sujeita à disponibilidade de peças (queimadores) no mercado referente ao modelo a serem convertidos no momento da visita. Não havendo viabilidade de peças, a Naturgy não realizará a conversão. Em um equipamento novo, verifique se ele é apto para uso do gás natural e caso negativo recomendamos que realize a conversão com o fabricante para não perder a garantia.

O valor de inscrição não contempla

  • Instalação (fixação na parede/ marcenaria) de equipamentos.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Alteração do ponto de fornecimento.

Para aquecedor:

A garantia do equipamento e eventuais problemas de fabricação são de responsabilidade do fabricante. Por isso, recomendamos que entre em contato diretamente com o fabricante e/ou busque uma assistência técnica autorizada.

Cada usuário é responsável pela construção e manutenção de sua instalação interna de gás, bem como, a contratação e garantia da execução e/ou qualidade dos serviços prestados pela empresa especializada contratada pelo mesmo.

No entanto, para garantir o uso seguro do gás natural, sugerimos que sejam contratados para esses serviços profissionais qualificados de sua preferência, e por isso orientamos que essas informações sejam consultadas em sites confiáveis como

Sindinstalação https://sindinstalacao.com.br/

É importante que o usuário selecione com atenção seu prestador de serviço e antes de contratá-lo, observe as recomendações a seguir:

  • Peça ao menos três orçamentos e informe-se bem sobre aqueles cujos valores estejam muito abaixo da média praticada no mercado;
  • Certifique-se da idoneidade e da capacidade técnica da empresa escolhida, pedindo referência técnica a outros clientes que tenham contratado os serviços dessa empresa;

Fique atento! Lembre-se, sua segurança não tem preço.

Em caso de dúvidas ou reclamações sobre os serviços prestados pelas empresas particulares contratadas pelo usuário, este deverá entrar em contato diretamente com a empresa prestadora do serviço.
E quanto as demais dúvidas de assuntos gerais,   entre em contato conosco