Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Aqui você encontra respostas para as possíveis dúvidas sobre os processos de abastecimento de GNV para o seu posto. Confira:

Aqui você encontra respostas para as possíveis dúvidas sobre os processos de abastecimento de GNV para o seu posto. Confira:

Porque a Naturgy acredita que este modelo é mais ágil e eficiente na medida em que permite expandir a rede de forma acelerada, incentivando um modelo pró-modicidade, com soluções comerciais mais flexíveis.

Em 2019, iniciamos o processo de atualização cadastral e ratificação de interesse dos postos. Desta forma, enviamos uma carta a todos os solicitantes com orientações em como proceder para atualizar o cadastro e ratificar seu interesse em um posto de GNV.

Importante ressaltar que, se o cadastro anterior foi realizado pela distribuidora de combustíveis somente ela receberá tal correspondência, e procederá com os trâmites para revalidação do cadastro. Nesse caso, como o solicitante é a distribuidora de combustíveis, somente ela receberá as informações sobre andamento do processo. De outra forma, se o cadastro foi realizado pelo posto anteriormente, somente ele receberá tal correspondência, e procederá com os trâmites para revalidação do cadastro. Nesse caso, como o Solicitante é o representante legal do posto, somente ele receberá as informações sobre andamento do processo.

O ideal é que seja um e-mail do posto que possibilite acesso a todo andamento do pedido.

Sim. A partir do acesso com e-mail e senha você poderá visualizar todos os cadastros que preencher, cada um com o respectivo CNPJ.

Após a conclusão do cadastro, a Naturgy enviará um número de protocolo. Através do usuário e senha registrados no site, será possível acompanhar o andamento do pedido para obtenção do GNV em seu posto. Toda solicitação cadastrada no site será analisada no momento que for elaborado o plano de expansão da rede de distribuição.

Não. O cadastro de fornecimento é feito para o CNPJ do ponto de fornecimento, e restrito ao endereço de funcionamento do posto. O cadastro é único, ou seja, para cada CNPJ só poderá haver uma solicitação de GNV, permanecendo a data do primeiro cadastro efetuado para aquele CNPJ. Todas as informações serão passadas somente para o Solicitante, ou seja, se a Distribuidora de Combustíveis realizar o cadastro, as informações sobre andamento do processo só serão passadas para ela.

Sim. O cadastro de fornecimento é feito para o CNPJ do ponto de fornecimento, e restrito ao endereço de funcionamento do posto. O cadastro é único, ou seja, para cada CNPJ só poderá haver uma solicitação de GNV, permanecendo a data do primeiro cadastro efetuado para aquele CNPJ. Todas as informações serão passadas somente para o solicitante, ou seja, se o representante legal do posto realizar o cadastro, as informações sobre andamento do processo só serão passadas para ele.

Sim. O cadastro está disponível para postos revendedores e distribuidoras de combustíveis interessados.

Somente após a assinatura do contrato de fornecimento de GNV. É importante ressaltar que o projeto das instalações de gás natural veicular será enviado para análise da Naturgy antes da confecção do contrato. A execução das obras deverá seguir o projeto aprovado pela Naturgy, e caso haja qualquer necessidade de modificação no projeto, a mesma deverá ser aprovada pela Naturgy antes da construção, evitando retrabalho e gastos indevidos por parte do posto.

As redes de distribuição da Naturgy passam por diversas ruas do estado, porém as redes são construídas de acordo com o diâmetro adequado para atender a uma determinada vazão/pressão de consumo. Os postos de GNV são classificados como grande consumo, e dessa forma, nem todas as redes de gás conseguem suprir a essa demanda. Cada posto de GNV é analisado em separado, para que não comprometa os demais clientes que estejam conectados a essa rede.

A análise de atendimento é realizada periodicamente pela Naturgy tem a finalidade de verificar as condições para atendimento do fornecimento, levando em consideração:
• Rentabilidade dos projetos.
• Disponibilidade técnica da rede de distribuição da região do seu posto, e potencial de vendas na localidade.
• Mercadológico, visando a expansão da rede existente e/ou a interiorização do gás natural em novos municípios

• A Naturgy vende o GNV para a distribuidora de GNC na base de compressão instalada no Posto Base.
• Para abastecimento da carreta de GNC, no posto base, a distribuidora de GNC instala um painel de prioridade após o compressor do posto que permite o abastecimento para o Posto Revendedor e para a carreta da distribuidora de GNC de forma alternada.
• A distribuidora de GNC realiza o transporte por caminhão em carretas de GNC de Grande capacidade até o posto satélite.
• No posto satélite a distribuidora de GNC, entrega, mede e vende o gás natural comprimido para o posto revendedor vender o GNV.• Rentabilidade dos projetos.

É um posto de GNV já abastecido pela rede de distribuição da Naturgy que através do mesmo compressor do posto é realizado o carregamento de gás natural da carreta de GNC-V, aproveitando a capacidade ociosa de compressão.

É um posto de combustível que revende o GNV, através do abastecimento realizado pelo Distribuidor de GNC.

Sim, atualmente existem 30 postos satélite em funcionamento no estado do Rio de Janeiro, distribuídos em 25 municípios.

Sim. Mesmo com todos os aumentos ocorridos, o GNV ainda é mais competitivo que o etanol e a gasolina. Considerando os preços atuais, segundo o site da ANP e o rendimento de cada combustível, para anular essa competitividade, o GNV deveria custar o dobro do preço do etanol e 1,4 do preço da gasolina. Consulte nosso simulador ou baixe nosso aplicativo para ver como o GNV rende mais.

Valor de Inscrição SP

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado um valor de R$ 95,00, em até 18x na sua conta de gás, que dará direito a pequenos serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles:

  • Vistoria do ambiente e levantamento das adequações necessárias;
  • Verificação de vazamento com teste de estanqueidade e teste de CO quando necessário;
  • Conversão e conexão de fogão;

O valor de inscrição não contempla:

  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento;
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor;
  • Alteração do ponto de fornecimento;
  • Conversão, conexão e fornecimento de queimadores para aquecedores.

Valor de Inscrição RJ

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado o valor de R$ 85,00, parcelados em até 18x na conta de gás, que dará direito a alguns serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles: 

  • Realização de teste de estanqueidade para comprovação da ausência de escapamentos.
  • Realização de teste de CO para comprovação do nível adequado de monóxido de carbono do ambiente.
  • Conexão com fornecimento de registro e tubo flexível para até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor).
  • Conversão de até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor), que estará sujeita à disponibilidade de peças (queimadores) no mercado referente ao modelo a serem convertidos no momento da visita. Não havendo viabilidade de peças, a Naturgy não realizará a conversão. Em um equipamento novo, verifique se ele é apto para uso do gás natural e caso negativo recomendamos que realize a conversão com o fabricante para não perder a garantia.

O valor de inscrição não contempla

  • Instalação (fixação na parede/ marcenaria) de equipamentos.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Alteração do ponto de fornecimento.

Para aquecedor:

A garantia do equipamento e eventuais problemas de fabricação são de responsabilidade do fabricante. Por isso, recomendamos que entre em contato diretamente com o fabricante e/ou busque uma assistência técnica autorizada.

Cada usuário é responsável pela construção e manutenção de sua instalação interna de gás, bem como, a contratação e garantia da execução e/ou qualidade dos serviços prestados pela empresa especializada contratada pelo mesmo.

No entanto, para garantir o uso seguro do gás natural, sugerimos que sejam contratados para esses serviços profissionais qualificados de sua preferência, e por isso orientamos que essas informações sejam consultadas em sites confiáveis como Abrinstal   http://www.abrinstal.org.br/ e Sinduscon    https://sindusconsp.com.br/.

É importante que o usuário selecione com atenção seu prestador de serviço e antes de contratá-lo, observe as recomendações a seguir:

  • Peça ao menos três orçamentos e informe-se bem sobre aqueles cujos valores estejam muito abaixo da média praticada no mercado;
  • Certifique-se da idoneidade e da capacidade técnica da empresa escolhida, pedindo referência técnica a outros clientes que tenham contratado os serviços dessa empresa;

Fique atento! Lembre-se, sua segurança não tem preço.

Em caso de dúvidas ou reclamações sobre os serviços prestados pelas empresas particulares contratadas pelo usuário, este deverá entrar em contato diretamente com a empresa prestadora do serviço.
E quanto as demais dúvidas de assuntos gerais,   entre em contato conosco