Apoio social

Ações sociais voltadas para as comunidades em que estamos presentes. Veja algumas das ações de apoio social que realizamos.

Projeto Energia do Sabor

Em parceria com a Unilasale – instituição de ensino superior localizada em Niterói – a Naturgy no Brasil desenvolveu em 2012 o Projeto Energia do Sabor. Trata-se de um programa de geração de emprego e renda totalmente alinhado às necessidades do mercado, que forma profissionais especializados em gestão de cozinha internacional, aptos para trabalhar no ramo da hotelaria ou gastronomia.

O curso é voltado para jovens entre 17 e 25 anos, com renda familiar de até três salários-mínimos e, até hoje, mais de 150 pessoas já se formaram. Em agosto/22 tiveram início mais duas turmas, uma de auxiliar de cozinha e outra de cozinheiro internacional.

Projeto Energia para Crescer

O projeto Energia para Crescer acontece no Brasil desde 2010 e já passou por 262 instituições de ensino, foi assistido por 85 mil alunos num total de 607 apresentações, que aconteceram em 23 municípios do estado do Rio de Janeiro. Com ele, a Naturgy busca dotar os jovens de consciência crítica sobre o uso dos recursos ambientais e das fontes de energia. O objetivo é colaborar para a construção de uma geração futura mais atuante, multiplicadora de boas práticas ambientais.


Devido à pandemia, a iniciativa foi retomada em 2021 em um novo formato, com apresentações on-line. Tanto os estudantes quanto os professores ficaram encantados com a didática do projeto, que apresenta primeiro uma peça sobre dois adolescentes que vão parar no Tempo dos Dinossauros e logo após uma videoaula divertida sobre as fontes de energia e sustentabilidade, além de um e-book com jogos. Por fim, é realizado um bate-papo virtual dos atores com os alunos, a respeito das questões ambientais e do uso seguro do gás natural. Em 2023, já realizamos 10 apresentações e já temos agendadas 30 outras até o final do ano.

O projeto Energia para Crescer acontece no Brasil desde 2010 e já passou por 262 instituições de ensino, foi assistido por 85 mil alunos num total de 607 apresentações, que aconteceram em 23 municípios do estado do Rio de Janeiro. Com ele, a Naturgy busca dotar os jovens de consciência crítica sobre o uso dos recursos ambientais e das fontes de energia. O objetivo é colaborar para a construção de uma geração futura mais atuante, multiplicadora de boas práticas ambientais.

Devido à pandemia, em 2021 aconteceu de forma remota mas em 2022 retomamos as atividades presenciais. Tanto os estudantes quanto os professores ficaram encantados com a didática do projeto, que apresenta primeiro uma peça sobre dois adolescentes que vão parar no Tempo dos Dinossauros e logo após uma videoaula divertida sobre as fontes de energia e sustentabilidade, além de um e-book com jogos. Por fim, é realizado um bate-papo virtual dos atores com os alunos, a respeito das questões ambientais e do uso seguro do gás natural.
Em 2023, já realizamos 10 apresentações e já temos agendadas 30 outras até o final do ano. 

Educação

As empresas da Naturgy estão empenhadas em participar do desenvolvimento da sociedade apoiando a formação profissional.

Curso de técnico em Audiovisual e Informática para jovens

Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC, a empresa iniciou em 2019 o curso técnico de formação em Audiovisual e Informática para jovens carentes das comunidades próximas à universidade, que fica na Gávea. O curso é voltado para jovens de 14 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio de alguma escola pública do entorno da universidade. São 04 turmas, com duração de um ano cada, e 25 alunos por classe. Como o Rio de Janeiro é a capital audiovisual do Brasil, com mais de 250 empresas de produção – entre vídeo, tv, etc.. – a Naturgy acredita no potencial do mercado de trabalho para esses jovens. No momento está em andamento a terceira turma e a previsão de formatura é em dezembro de 2023. 

Curso de qualificação na área de gás

 
 

Pesquisa e desenvolvimento

Compartilhe com a gente os seus projetos e as suas ideias.

Apresentação do Programa

A Naturgy lançou o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Conservação, Racionalização e Inovação do Uso do Gás Natural (P&D&I) no Estado de São Paulo, que foi instituído pela ARSESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo –  como obrigação nos contratos de concessão das três distribuidoras do estado de São Paulo.

O Programa determina que cada Concessionária deverá apresentar projetos voltados para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico do setor de gás canalizado, bem como para o aumento da eficiência e segurança na distribuição no uso do gás, que tenham caráter inovador e sigam as diretrizes e os procedimentos estabelecidos no Manual de Elaboração e Avaliação do P&D&I. Os projetos e seus valores serão avaliados e aprovados pela ARSESP para o ciclo de referência.

O processo de avaliação de projetos para o P&D&I da Naturgy no Estado de São Paulo será composto pelas seguintes etapas:

Condições de envio dos Projetos e Manuais

Faça abaixo o download dos documentos e conheça as Condições de envio do seu projeto, a Deliberação Arsesp e o Manual de Elaboração e Avaliação do Programa Anual de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e de Conservação e Racionalização e Inovação do Uso do Gás Natural no Estado de São Paulo.

Fale com a gente

Se você quiser esclarecer alguma dúvida, entre em contato.

Valor de Inscrição SP

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado um valor de R$ 95,00, em até 18x na sua conta de gás, que dará direito a pequenos serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles:

  • Vistoria do ambiente e levantamento das adequações necessárias;
  • Verificação de vazamento com teste de estanqueidade e teste de CO quando necessário;
  • Conversão e conexão de fogão;

O valor de inscrição não contempla:

  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento;
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor;
  • Alteração do ponto de fornecimento;
  • Conversão, conexão e fornecimento de queimadores para aquecedores.

Valor de Inscrição RJ

Para viabilizar a instalação do gás natural na sua casa, será cobrado o valor de R$ 85,00, parcelados em até 18x na conta de gás, que dará direito a alguns serviços, conforme necessidade, a fim de garantir o uso seguro do gás natural. São eles: 

  • Realização de teste de estanqueidade para comprovação da ausência de escapamentos.
  • Realização de teste de CO para comprovação do nível adequado de monóxido de carbono do ambiente.
  • Conexão com fornecimento de registro e tubo flexível para até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor).
  • Conversão de até dois equipamentos (fogão e/ou aquecedor), que estará sujeita à disponibilidade de peças (queimadores) no mercado referente ao modelo a serem convertidos no momento da visita. Não havendo viabilidade de peças, a Naturgy não realizará a conversão. Em um equipamento novo, verifique se ele é apto para uso do gás natural e caso negativo recomendamos que realize a conversão com o fabricante para não perder a garantia.

O valor de inscrição não contempla

  • Instalação (fixação na parede/ marcenaria) de equipamentos.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Realização de reparos em instalações internas que apresentem escapamento.
  • Instalação de chaminé com terminal do tipo T no aquecedor.
  • Alteração do ponto de fornecimento.

Para aquecedor:

A garantia do equipamento e eventuais problemas de fabricação são de responsabilidade do fabricante. Por isso, recomendamos que entre em contato diretamente com o fabricante e/ou busque uma assistência técnica autorizada.

Cada usuário é responsável pela construção e manutenção de sua instalação interna de gás, bem como, a contratação e garantia da execução e/ou qualidade dos serviços prestados pela empresa especializada contratada pelo mesmo.

No entanto, para garantir o uso seguro do gás natural, sugerimos que sejam contratados para esses serviços profissionais qualificados de sua preferência, e por isso orientamos que essas informações sejam consultadas em sites confiáveis como Abrinstal   http://www.abrinstal.org.br/ e Sinduscon    https://sindusconsp.com.br/.

É importante que o usuário selecione com atenção seu prestador de serviço e antes de contratá-lo, observe as recomendações a seguir:

  • Peça ao menos três orçamentos e informe-se bem sobre aqueles cujos valores estejam muito abaixo da média praticada no mercado;
  • Certifique-se da idoneidade e da capacidade técnica da empresa escolhida, pedindo referência técnica a outros clientes que tenham contratado os serviços dessa empresa;

Fique atento! Lembre-se, sua segurança não tem preço.

Em caso de dúvidas ou reclamações sobre os serviços prestados pelas empresas particulares contratadas pelo usuário, este deverá entrar em contato diretamente com a empresa prestadora do serviço.
E quanto as demais dúvidas de assuntos gerais,   entre em contato conosco