dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Distribuidora de gás São Paulo

hilo navegacion-->NO

Antes de escavar/Obras

Cuidados que as concessionária devem ter antes de começar a escavar em vias públicas.

Guia às concessionárias

Un obrero trabajando en una tubería de gas amarilla

Além do procedimento de mapeamento das redes subterrâneas, a comunicação eficiente entre as empresas dos diferentes serviços, antecipadamente a uma perfuração no solo, evita possíveis transtornos causados por interferências entre essas redes.

A Naturgy disponibiliza, periodicamente, o mapa das redes de gás natural às suas empreiteiras contratadas, prefeituras, autarquias de governos e empresas de outros serviços cujas obras possam realizar-se em locais onde já se encontra a tubulação de gás natural. A empresa que desejar também pode obter o cadastro das redes de gás natural, enviando solicitação para o setor de Cadastros da Naturgy, via telefone da Central de Emergências da Naturgy (0800 770 5252).

A equipe de Emergências da Naturgy também está disponível para acompanhar obras realizadas por outras empresas de serviços em locais onde já se encontra a rede de gás natural. É possível solicitar esse acompanhamento por meio da Central de Emergências da Naturgy (0800 770 5252).
 

Cuidados ao escavar

Obreros poniendo tubería en la calle

As empresas de outros serviços que também operam redes subterrâneas, como as empresas de água, esgoto, telefonia, eletricidade, tv a cabo, devem tomar algumas medidas preventivas a incidentes, antes de escavar o solo. Estes cuidados são:

1. Solicitar o cadastro das redes de gás natural ao setor de Cadastros da Naturgy, via telefone da Central de Emergências da Naturgy (0800 770 5252).

2. Se houver necessidade, solicitar acompanhamento da obra pela equipe do Centro de Controle e Monitoramento de Redes de Naturgy.

3. Identificar se existe rede de gás natural no local da obra. Procurar pela sinalização da rede de gás natural, como: placas de aço, marcos de concreto ou tachões. Informar-se sobre a existência de rede de gás natural em prédios, casas, comércios ou outros estabelecimentos próximos ao local da obra.

4. Fazer um mapeamento, com equipamento adequado (pipe locator), das redes subterrâneas existentes no local.

5. Antes do início da obra, a rede de gás natural possivelmente existente no local deve ser demarcada.

6. O método de escavação mais indicado em caso da existência de uma rede de gás natural no local é o manual. Escavações com retroescavadeiras a menos de um metro da rede de gás natural não devem ser feitas.

7. Para garantir a segurança do processo, não utilize equipamentos eletrônicos no local da obra ou qualquer outra possível fonte de faísca ou fogo.

8. Caso ocorra algum dano acidental à rede de gás natural, comunique imediatamente a Equipe de Emergências da Naturgy, pelo telefone 0800 770 5252