dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Distribuidora de gás São Paulo

hilo navegacion-->NO

Construção de redes

As redes de gás natural são construídas pela Naturgy, sempre que possível, por meio de um moderno método chamado MND, ou método não-destrutível.

metodo nao destrutivo

Trata-se de um sistema que permite a passagem da rede por meio de pequenas janelas abertas no asfalto, na estrada ou na calçada, as quais posteriormente são recompostas tal como estavam antes do serviço.

Durante o processo de construção das redes, a paisagem local também é rigorosamente respeitada. Árvores ou outro tipo de vegetação existentes no local são replantados ao término da obra.

As equipes especializadas que realizam a construção das redes cumprem todas as normas ambientais e de segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e de outros órgãos regulatórios internacionais.

 

Mapeamento

Antes de iniciar o processo construtivo das redes de gás natural, a Naturgy mapeia as redes subterrâneas de outros serviços inseridas no subsolo, como água, esgoto, telefonia, tv a cabo e eletricidade. Este mapeamento é feito por um moderno equipamento, com o intuito de identificar o trajeto a ser feito pela rede de distribuição de gás natural, sem que interfira nas demais redes de outros serviços.

 

Sinalização

Todas as redes de gás natural, conforme exigem as normas técnicas que regulam o setor, são sinalizadas por meio de placas de aço, marcos de concreto ou tachões.

Estes objetos de sinalização trazem a inscrição do número de telefone da Central de Emergências da Naturgy (0800 770 5252), que deve ser acionado sempre que uma empresa de serviços for perfurar o solo em local onde já se encontra uma rede de distribuição de gás natural, ou em casos de emergência.