dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Distribuidoras de gás Rio de Janeiro

hilo navegacion-->NO

O que é?

O gás natural é uma fonte de energia eficiente para atender de forma completa as necessidades energéticas do seu negócio. Conheça mais sobre o gás natural.

Distribuição de gás natural

Infografico extracao gas natural

Para visualizar o diagrama de distribuição de gás natural, descarregue o seguinte arquivo:

Ver imagem no tamanho completo

Gás natural: fonte de energia limpa

O gás natural é uma energia de origem fóssil, mistura de hidrocarbonetos leves entre os quais se destaca o metano (CH4), que se localiza no subsolo da terra e é procedente da decomposição da matéria orgânica espalhada entre os extratos rochosos. Tal e como é extraído das jazidas, o gás natural é um produto incolor e inodoro, não é tóxico e é mais leve que o ar.

Tanto o gás natural quanto o gás manufaturado não têm cheiro, eles são odorizados para que sejam percebidos em caso de escapamentos. Além disso, o gás natural é uma energia carente de enxofre e a sua combustão é completa, liberando como produtos da mesma o dióxido de carbono (CO2) e vapor de água, sendo os dois componentes não tóxicos, o que faz do gás natural uma energia ecológica e não poluente.

Uma vez extraído do subsolo, o gás natural deve ser transportado até as zonas de consumo, que podem estar perto ou bastante distante. O transporte, desde as jazidas até estas zonas, é realizado através de tubulações de grande diâmetro, denominadas gasodutos. Quando o transporte é feito por mar e não é possível construir gasodutos submarinos, o gás é carregado em navios metaneiros. Nestes casos o gás é liquefeito a 160 graus abaixo de zero reduzindo seu volume 600 vezes para poder ser transportado. No porto receptor, o gás é descarregado em plantas ou terminais de armazenamento e regasificação.

Sendo assim o gás permanece armazenado em grandes depósitos na pressão atmosférica e é injetado depois na rede de gasodutos para ser transportado aos pontos de consumo. Todas estas instalações são construídas preservando o meio ambiente, sendo em grande parte subterrâneas favorecendo a possível restituição do paisagem.