dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Distribuidoras de gás Rio de Janeiro

hilo navegacion-->NO

Histórico e informações

A lei dispõe sobre a obrigatoriedade da inspeção quinquenal de segurança nas instalações de gás residenciais e comerciais. Saiba mais.

Esclarecimentos

A lei Nº 6890, conhecida como Lei da Autovistoria, que entrou em vigor dia 18 de março de 2015, foi criada em 18 de setembro de 2014 e está em processo de implementação.

A nova lei amplia a segurança das instalações dos consumidores e colabora para criar uma cultura de manutenção periódica dos equipamentos e instalações.

Tanto a distribuidora de gás natural da Naturgy na capital e região metropolitana (antiga Ceg) como as demais distribuidoras de gases combustíveis serão responsáveis pela divulgação da lista de empresas acreditadas pelo Inmetro para a prestação do serviço. O usuário terá a opção de escolher a empresa que melhor atenda às suas necessidades.

Nossos clientes receberão, com a devida antecedência, uma notificação sobre a data limite para a realização da vistoria. Segundo a lei, os clientes têm até o dia 18 de março de 2020 para realizar essa autovistoria.

No site do INMETRO clique em Instalações Prediais de Gás Combustível - OIA - IG e você encontrará a lista de empresas que já foram credenciadas para fazer a inspeção periódica de gás.

 

Fique atento e acompanhe aqui as informações sobre a Autovistoria: 

01/06/2015 - Agenersa divulga normas para a Autovistoria

Foi publicado dia 01 de junho de 2015, no Diário Oficial, o Regulamento e o Manual de Rede de distribuição interna de gás, aprovado pelo Conselho-diretor da Agenersa.

As distribuidoras de gás natural da Naturgy no Rio (antigas Ceg e a Ceg Rio) irão comunicar aos seus clientes com antecedência de 90 (noventa), 60 (sessenta) e 30 (trinta) dias o prazo para a realização da autovistoria que deverá ser realizada a cada cinco anos.

Na Instrução Técnica publicada são definidos os principais pontos da autovistoria, entre eles normas para a instalação de peças e materiais usados nas instalações prediais internas de gás.

Além de designar o Inmetro como responsável por acreditar as empresas para realizar o serviço, a Norma nº 48 determina ainda que essas empresas tenham profissionais responsáveis, inscritos no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio (CREA-RJ) ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).

As empresas acreditadas emitirão laudos em três cópias, sendo uma delas entregue ao consumidor e a outra será remetida para a concessionária. Os técnicos dessas empresas fixarão na unidade consumidora um selo com as datas da vistoria realizada e da próxima.

Quando houver irregularidade sanável, os técnicos poderão fixar prazos para realização das adequações, sem interrupção do fornecimento de gás. No final do prazo, os técnicos retornarão para nova inspeção de segurança e emissão do laudo.

Leia abaixo o documento na íntegra e veja outras Normas:

19/05/2015 - Inmetro será o órgão responsável por acreditar empresas

Em reunião realizada dia 19/05/2015, com representantes do INMETRO, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (SEDEIS), e das distribuidoras da Naturgy no Rio (antigas Ceg e Ceg Rio), ficou definido que a Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro) designará o Inmetro como o órgão responsável por acreditar empresas para realizar as inspeções quinquenais da rede de distribuição interna de gás natural canalizado.

Assim, as empresas interessadas em passar pelo processo de acreditação devem acessar o site do INMETRO. A medida que forem acreditadas pelo Inmetro, as distribuidoras da Naturgy no Rio (antigas Ceg e a Ceg Rio) divulgarão a lista das empresas habilitadas aqui no site, em nossas agências de atendimento e ainda no nosso atendimento telefônico.