dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Distribuidoras de gás Rio de Janeiro

hilo navegacion-->NO

Antes de escavar

Aviso importante às concessionárias

Procedimentos para as concessionárias e para obras em geral

tecnicos checam rede

O gás natural é distribuído através de tubulações instaladas no subsolo que servem como meio de transporte eficiente e seguro do gás canalizado.Escavações sem o planejamento adequado são as maiores causas de incidentes que podem ocasionar interrupção do fornecimento de gás aos clientes, danos aos equipamentos, além de oferecer risco de vida a trabalhadores e usuários. Para evitar isso, é importante que as concessionárias verifiquem a localização da rede de gás antes de realizar uma escavação do solo.

Procedimentos

As concessionárias devem entrar em contato com as distribuidoras de gás da Capital e região metropolitana e com a do interior antes de executar qualquer trabalho, para obter o cadastro das redes de gás. As companhias mantêm um cadastro atualizado e equipes especializadas na vigilância e no acompanhamento de obras que podem orientar a perfuração do solo para evitar que a rede de gás seja atingida.

Consulte abaixo o GUIA para obras em vias públicas nos municípios abastecidos por gás canalizado.

 

Onde solicitar o cadastro:

Departamento de cadastro - SEPLA (Serviço de Planificação de Rede e Gestão Cartográfica) Avenida Pedro II, 68 CEP: 20941-070 Central de atendimento 24h: 08000-240197 cadastrodarede@naturgy.com   

 

Como identificar a rede de gás

checando mapa de obras na rede

Faça uma análise visual do local, procurando por válvulas, abrigo do medidor, placas de sinalização, postes, marcos planos ou de concreto.
Procure utilizar o equipamento pipe locator para localizar tubulações metálicas antes de abrir caixas subterrâneas.
Pergunte se há gás natural canalizado nos prédios, casas, comércios ou indústrias próximos ao local da obra.
Verifique se há uma fita de advertência. Mas fique atento porque, por razões técnicas, em alguns casos ela pode não estar presente.
Tenha o cadastro das distribuidoras da capital e região metropolitana e do Interior em mãos e, no caso de dúvidas, solicite orientação em campo.
Antes do início da obra, a rede de gás deve ser demarcada com tinta, estacas, bandeiras ou fitas.
Evite acidentes.Consulte os cadastros de rede das distribuidoras de gás canalizado do Rio,
Não realize escavações com retroescavadeiras a menos de um metro da rede de gás.
 

Lembramos que danos na rede podem prejudicar o fornecimento de gás e provocar a paralisação em serviços como hospitais, creches e restaurantes, resultando em transtornos e prejuízos.

Ao sentir cheiro de gás, interrompa suas atividades, desligue equipamentos elétricos e entre em contato com a Central de Emergência das distribuidoras do Rio, através do 08000240197, que funciona 24 horas.
 

imagem cartilha 1 maior