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Serviços de Gás Rio de Janeiro

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Perguntas frequentes

FAQ 2

Confira se a resposta para a sua dúvida está aqui.  

 

Clique e veja as respostas para as dúvidas mais frequentes

  • Como faço para solicitar o gás natural?

É só preencher o formulário e entraremos em contato com você o mais breve possível. No dia agendado para a instalação do gás, a conversão/instalação de até dois aparelhos a gás é realizada sem custo. O valor da taxa não inclui adequação de ambientes e o aquecedor deverá estar fixado na parede.

  • Como sei se minha casa/estabelecimento comercial está preparado para receber o gás natural?

Antes de instalar o serviço de abastecimento de gás, a empresa ensina a você como utilizar o gás natural de forma econômica e segura.

  • Quais as vantagens de ter o gás natural?

O gás natural garante a segurança e liberação de espaço físico do ambiente para toda a família, pois não requer recipientes pesados e de alta pressão para ser estocado. Além disso, o gás natural é impossível de ser adulterado, e por ser mais leve que o ar, se dissipa com facilidade. Não termina no meio de uma receita ou de uma banho quente, preservando seu conforto.

  • Como faço para a pagar a conta de gás?

Você pode pagar em bancos, estabelecimentos comerciais e casas lotéricas. Você também pode optar pela facilidade do Débito Automático

  • Como faço para imprimir a segunda via de minha conta?

Basta informar número de cliente e CPF para ter acesso a segunda via de sua conta de gás. Clique aqui

  • Quero consultar meus débitos, atualizar meus dados, mudar a data do vencimento da conta, verificar meu consumo, entre outras coisas. Onde posso conseguir essas informações?

Na Agência Virtual. Se cadastrar é fácil. Siga o passo-a-passo:

  • Já solicitei o débito automático. Como faço para saber se minha conta de gás já está cadastrada?

Você pode entrar em contato diretamente com o seu banco e também observar sua fatura. Se estiver em débito automático, haverá uma informação de que aquela conta é para simples conferência porque encontra-se em débito automático. Se não constar essa informação, a conta deverá ser paga normalmente.

  • É possível receber minha conta por e-mail?

É sim. Basta cadastrar seus dados e sua conta seguirá, todos os meses, para o e-mail que você cadastrou. É a conta inteligente. Cadastre-se aqui.

  • O que devo observar em minha fatura?

Sua conta de gás tem muitas informações. Conheça os campos mais importantes.

  • Como entender o valor de minha conta?

Aqui nós mostramos, em três passos, como entender o valor da sua conta.:

  • Verifiquei um aumento no valor de cobrança de minha conta de gás. O que pode estar acontecendo?

Existem alguns motivos que podem fazer com que o valor de sua conta tenha variação. Confira aqui dez deles.  

  • Como posso fazer para utilizar o gás de forma consciente a fim de economizar e não pagar caro?

Quando utilizados da maneira correta, os equipamentos a gás são ainda mais eficientes.

No inverno, época em que os hábitos são diferentes, o consumo de gás tende a aumentar. Por isso, o uso consciente e apropriado dos equipamentos a gás, faz diferença nas despesas no final do mês.

Veja outras dicas de economia e tenha um dia a dia seguro, prático e sem desperdício.

  • Caso sinta cheiro de gás, perceba gás fraco ou falta de gás, o que devo fazer?

Fale com a gente pelo o atendimento 24 horas. A qualquer hora, em qualquer região. Basta ligar 0800 02401 97.

No caso de sentir odor de gás não acione interruptores nem aparelhos elétricos. Mantenha portas e janelas bem abertas. Feche os registros dos aparelhos a gás e do medidor, não abra até que o defeito seja reparado.

  • Como faço para fazer a instalação de aquecedor a gás?

Escolha sempre um profissional qualificado para fazer a instalação do seu aquecedor.

Pode haver diferenças entre os equipamentos, portanto, fique atento aos pontos de instalação: gás com gás, água fria com água fria e água quente com água quente.

Uma ligação errada pode causar sérios danos ao seu aquecedor e à sua instalação de gás.

Além disso, a ligação errada do seu aquecedor causa a entrada de água na rede de gás, bloqueando todo o fornecimento de gás, prejudicando você e seus vizinhos.

  • O que devo saber sobre segurança no ambiente onde ficam os aparelhos a gás?

Os ambientes onde funcionam aparelhos a gás devem ser bem ventilados - conforme norma brasileira NBR 13103 - pois, na queima do gás, o oxigênio é consumido. Por este motivo, janelas e basculantes devem ser mantidos livres dos obstáculos que impeçam a renovação do ar. Clique e saiba mais

  • Quando devo fazer manutenção em meus equipamentos a gás?

Apesar de ser seguro, as instalações e os equipamentos de gás natural, devem ser inspecionadas, regularmente, a cada dois anos, pelo menos. A manutenção é uma obrigação do consumidor para evitar danos futuros e assim, garantir a eficácia e segurança da utilização do gás natural. As condições de queima e exaustão dos equipamentos devem ser verificadas, na constatação de qualquer problema, o reparo deve ser imediato. Busque um profissional do ramo gasista para realizar a manutenção dos aparelhos.

  • Onde encontro o contato das empresas que fazem manutenção em tubulação e aparelhos a gás?

O Sindistal – Sindicato de Industria de Instalações elétricas, gás, hidráulicas e sanitárias do Estado do Rio de Janeiro - criou um programa que está certificando a qualidade das empresas instaladoras e prestadoras de serviço de gás. Veja o contato dessas empresasaqui no site.

  • Qual é a Agencia presencial mais próxima da minha casa?

Clique aqui e veja no mapa ou na lista de endereços.

  • A Naturgy faz atendimento a cliente pelas redes sociais?

Fazemos sim. Curta nossa página no Facebook e nos siga no Twitter. Podemos tirar suas dúvidas e resolver suas questões por esses canais. Aproveite também nossas receitas, dicas de decoração e segurança no uso do gás.

  • Como faço para falar com a Ouvidoria da Naturgy?

Se você já ligou para o call center da Companhia e não ficou satisfeito com o atendimento, fale com a Ouvidoria. Clique aqui e saiba como.

  • Como faço para estar contemplado na tarifa Minha Casa, Minha Vida?

A Tarifa Residencial Social de Gás Canalizado é uma tarifa diferenciada para os clientes residenciais participantes do Programa Minha Casa Minha Vida e Programa Morar Carioca, que oferece desconto nas 2 primeiras faixas de consumo da tabela de tarifas vigentes.Conheça os critérios para ter direito a este benefício. 

  • Como faço para ter acesso às Condições Gerais de Fornecimento de gás?

Clique aqui e confira

  • O que é a Lei de Inspeção Periódica de Gás?

Dispõe sobre a obrigatoriedade da inspeção quinquenal de segurança nas instalações de gás das unidades residenciais e comerciais supridas por gases combustíveis no Estado do Rio de Janeiro. Conheça mais.

  • Estou sem gás em todos os meus aparelhos. O que fazer?

Vá até o seu medidor e verifique se há algum lacre.

 1. Lacre vermelho: indica que foi detectado escapamento e o fornecimento foi suspenso por segurança. Se você já sanou o problema, deve ligar para a Companhia para solicitar a religação por inexistência de escapamento nos telefones: 0800 0247766 (Capital e Região metropolitana), 0800-2820205 (Interior) e para deficiente auditivo ou de fala 0800-0310234. Um técnico comparecerá no local para fazer o teste na tubulação de gás. Este técnico não precisa efetuar testes dentro da residência, mas é necessário um responsável maior que 18 anos para acompanhar o serviço. Se não for encontrado escapamento, o fornecimento será restabelecido. Se for encontrado escapamento, o fornecimento permanecerá suspenso e será necessário buscar uma empresa especializada do ramo gasista.  

2. Lacre amarelo: indica que o fornecimento foi suspenso por falta de pagamento. Basta pagar a conta que originou o corte e nos informar através do Chat que solicitaremos a religação. O fornecimento será restabelecido em 1 dia útil (Capital e Região metropolitana) e 2 dias úteis (Interior). Será cobrada uma taxa de religação no valor de R$ 57,26 que pode ser parcelada em 3x sem juros na conta de gás. A religação poderá ser realizada até as 21 h, de segunda a sexta, e sábado até as 14 h. Importante: o técnico retira o lacre, mas se não tiver ninguém em casa, a válvula do medidor de gás ficará fechada (na horizontal) por medida de segurança. Você pode abrir essa válvula quando chegar em casa mas antes certifique-se de que os registros do fogão e aquecedor da sua casa estão fechados. Em seguida, vá até o medidor e gire a válvula para baixo, na posição vertical

3 - Lacre verde:  indica que o fornecimento foi interrompido por solicitação do titular – para voltar a consumir o gás com segurança e de forma correta, solicite a reativação do ponto. Clique aqui e solicite.

4 - Lacre branco:  indica que o fornecimento foi interrompido por restrição na Inspeção Periódica de Gás, que é solicitado pela empresa que foi contratada pelo morador para realizar a inspeção em sua residência. Para restabelecer o fornecimento, será necessário cumprir com as exigências apontadas no laudo de inspeção deixado por esta mesma empresa, para que realizem nova vistoria. Caso a empresa comprove que o imóvel já pode consumir o gás com segurança, ela solicitará a religação por cumprimento de Inspeção Periódica de Gás (IPG).
Importante: Somente a própria empresa que solicitou o desligamento do gás poderá solicitar o restabelecimento do fornecimento.

5 - Lacre azul:  lacre azul no medidor  significa que o fornecimento está fechado por existência de exigência de segurança pela conversão do gás. Para resolver esse problema, você deve entrar em contato com o nosso callcenter, 0800-024-7766, e solicitar a visita de um técnico que irá ao local para vistoriar o imóvel. Caso não encontre mais nenhuma pendência, o lacre é retirado.

6 - Não encontrei nenhuma lacre no medidor.
Nesse caso, você deve ligar para 0800 240 197.
Se o medidor for acessível não há necessidade de acompanhar o serviço. 

  • Estou fora do Rio e preciso entrar em contato com a distribuidora de gás aqui no Rio. Como faço para conseguir falar com a Companhia? 

Use nossos canais online, ou nosso Chat, ou faça sua ligação de fixo, celular ou interurbano (sem custo), para os telefones 0800-0247766 (Capital e Região metropolitana) ou 0800-2820205 (Interior).  Nossa dica : os melhores dias e horários para contato telefônico com o SAC das distribuidoras são às quartas, quintas e sextas-feiras, entre 14 e 18 horas. Se for possível, prefira essas opções.

  • Acabei de receber uma carta de aviso de corte. Como devo proceder?

A carta de corte indica que há alguma (s) conta (s) em atraso. Nesse mesmo comunicado há também o código de barras que possibilita o pagamento das faturas que estão em aberto. Basta pagar a conta. Não precisa entrar em contato com a Companhia para avisar do pagamento.

  • Recebi uma carta de retirada de medidor. O que isso quer dizer?

Isso quer dizer que existem dívidas em aberto há mais de 160 dias. Como o medidor é um passivo da Companhia, fazemos a retirada do equipamento.

  • Não quero mais fornecimento de gás no meu endereço. Como devo proceder?

Preencha o formulário abaixo com os dados solicitados e aguarde a confirmação.

Depois que o serviço é cancelado não são geradas novas contas a partir da data de cancelamento. Mas pode haver uma conta a ser paga, dependendo do período que foi feita a leitura do medidor.

Aqui entra link do formulário de cancelamento (que ainda está sendo concebida)

  • Como faço para ter acesso às tarifas de gás das distribuidoras ?

Veja aqui no site.

  • O que é o RIP e como posso ter acesso a ele?

O RIP é o Regulamento de Instalações Prediais. Confira o documento na íntegra.

  • Como posso escolher a data de vencimento de minha conta de gás?

As datas podem ser as seguintes: 1, 5, 10, 15, 20 e 25 e você pode optar por uma delas. Clique e veja.

  • Não utilizei o gás natural e mesmo assim fui cobrado. Isso está correto?

Sim, trata-se da taxa mínima. É uma conta mínima mensal equivalente a 7 metros cúbicos, ainda que inexista a utilização do gás. A taxa é cobrada pela presença contínua da infraestrutura disponibilizada para o fornecimento.

  •  O que é o medidor de gás?

É o equipamento que registra o volume de gás consumido na sua residência. É indispensável que o medidor seja de fácil acesso ao leiturista. Para sua segurança e de sua família, nenhum objeto pode ser guardado dentro da cabine do medidor. Não cubra os medidores e as tubulações, pois isso pode dificultar a leitura. Em caso de visor embaçado, esferas de medição que não giram ou leitura zero, entre imediatamente em contato com nossos canais de atendimento.

  • Meu aquecedor parou de funcionar. O que devo fazer?

Veja se uma simples troca de pilhas resolve. Se não resolver, você deve buscar uma empresa especializada no ramo gasista. Confira as opções no site do Sindistal.