Normas técnicas de Compromisso com Segurança e Saúde

As Empresas Colaboradoras da Naturgy têm estabelecido, como estratégia global e irrenunciável no desenvolvimento de suas atividades, padrões estritos com respeito aos parâmetros estabelecidos no Plano de Compromisso com a Segurança e a Saúde no trabalho.


Por isso, comprometem-se a conhecer, informar seus trabalhadores ou empresas colaboradoras sobre seus diretos, executar e facilitar o desenvolvimento do regulamento e procedimentos que formam o Plano de Compromisso com Segurança e Saúde.


A seguir detalhamos este regulamento básico incluído no Anexo “Compromisso de Segurança e Saúde” do Caderno de Encargos Particulares, documento que forma parte da documentação contratual.

Programa de Observação Preventiva de Segurança (OPS)

Tabla informe 03_Programa_Observacion_preventiva_Seguridad_OPS
Nombre informe Descripcion informe Archivos informe

Reflete os requerimentos mínimos em que se devem basear os programas de Observação Preventiva de Segurança

Programa concebido para incrementar o nível de conscientização sobre os comportamentos inseguros e promover a adoção de comportamentos seguros no trabalho, através da identificação, observação, comunicação e o compromisso individual de cada trabalhador com Segurança e Saúde.

Estándar de Seguridad y Salud: Control Previo, Inspecciones Documentadas y Reuniones Coordinación con EECC

Processo de comunicação, investigação e seguimento de acidentes e incidentes

Tabla informe 05_Proceso_comunicacion_investigacion_seguimiento_accidentes
Nombre informe Descripcion informe Archivos informe

Estabelece as atuações a desenvolver em relação a todo o processo de gestão da acidentabilidade

Estabelece as atuações a serem desenvolvidas pela Naturgy com relação a todo o processo de gestão da acidentabilidade, incluindo a notificação, classificação, pesquisa, seguimento e verificação de adoção de medidas corretoras, assim como análise estatística e comunicação de lições aprendidas, de todos os acidentes e incidentes.

Classificação de incidentes

Tabla informe 06_Clasificacion_incidentes
Nombre informe Descripcion informe Archivos informe

Critérios para classificar os incidentes

Estabelece os critérios e o guia de classificação de incidentes de qualquer natureza.

Estándar de Seguridad y Salud: Régimen sancionador aplicable a empresas contratistas

Tabla informe 07_Estandar_Seguridad_Salud_Regimen_sancionador
Nombre informe Descripcion informe Archivos informe

Define os critérios do regime sancionador às empresas empreiteiras da Naturgy

Define o regime sancionador às empresas colaboradoras da Naturgy, derivado do descumprimento dos requisitos e condições de Segurança e Saúde estabelecidos, ou que se estabelecerão, nas relações contratuais entre a companhia e as empresas colaboradoras.

08_Orientacion_informacion_Empresas_Colaboradoras

Tabla informe 08_Orientacion_informacion_Empresas_Colaboradoras
Nombre informe Descripcion informe Archivos informe

Estabelece ações a desenvolver para transmitir o Compromisso de Segurança e Saúde da Naturgy às Empresas Colaboradoras

Este standard tem como objetivo a conscientização e sensibilização, em matéria de Segurança e Saúde, de todas as pessoas das Empresas Colaboradoras que colaboram com nosso Grupo, e para isso foram definidos dois tipos de ações:

  • OFICINA DE LIDERANÇA, que tem um objetivo duplo: a transmissão dos conceitos fundamentais do Compromisso de Segurança e Saúde da Naturgy, e fazer com que as Empresas Colaboradoras elaborem seu próprio plano para implementar em suas organizações e o compartilhem conosco.

 

  • OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO, com os objetivos de MOTIVAR todos os funcionários das Empresas Colaboradoras a formar parte ativa do projeto de Segurança e Saúde, e de DESENVOLVER as capacidades dos trabalhadores para trabalhar em equipe para RECONHECER, CORRIGIR E PREVENIR as condições inseguras e os atos inseguros.
     

14_Evaluacion

Tabla informe 14_Evaluacion
Nombre informe Descripcion informe Archivos informe

Estabelece os critérios de avaliação periódica de empresas colaboradoras de forma objetiva e homogênea conforme seu comportamento em segurança e saúde

Este standard tem como objetivo definir os mecanismos que permitem medir, controlar e administrar a melhora contínua no desempenho em segurança e saúde das empresas colaboradoras, classificadas dentro das famílias de compras com criticidade de riscos em matéria de segurança e saúde.