Código ético do fornecedor

Código ético para provedores

O Código Ético do Fornecedor da Naturgy tem como fim o estabelecimento das diretrizes que devem presidir o comportamento ético de seus fornecedores, empreiteiros e colaboradores externos. Abrange os compromissos derivados do Pacto Mundial das Nações Unidas além do Código Ético, a Política de Direitos Humanos, a Política de Responsabilidade Corporativa e a Política Anticorrupção da Naturgy, e determina as linhas de conduta nas áreas de conteúdos abaixo:

Pauta 1

Diretrizes sociais e trabalhistas

 

  • Respeito à legalidade, aos direitos humanos e aos valores éticos: assume o compromisso de agir segundo a legislação vigente, com o Sistema Normativo interno estabelecido com as práticas éticas internacionalmente aceitas no que diz respeito aos direitos humanos e à liberdades, e certifica que seus fornecedores assumam estritamente esse compromisso.
  •  Respeito às pessoas: rejeita qualquer conduta de seus empregados e fornecedores que possa gerar um ambiente de intimidação ou ofensivo para os direitos das pessoas.
  • Desenvolvimento profissional e igualdade de oportunidades: encoraja o desenvolvimento profissional e pessoal de todos seus funcionários, garantindo a igualdade de oportunidades através das políticas de atuação.
  • Oferecer um emprego digno: os fornecedores, empreiteiros e colaboradores externos da Naturgy oferecerão uma remuneração digna a seus empregados.

 

 

Pauta 2

Diretrizes éticas e de bom governo

 

  • Uso e proteção dos ativos: põe à disposição dos empregados e fornecedores, que assim desejarem, recursos e meios para o desempenho da atividade profissional, bem como sua proteção e salvaguarda.
  • Corrupção e suborno: declara-se contrário a influir na vontade de pessoas alheias à companhia para a obtenção de benefícios, e não permite que outras entidades possam utilizar essas práticas com seus empregados.
  • Pagamentos irregulares e branqueamento de capitais: estabelece políticas para prevenir e evitar a realização de pagamentos irregulares ou branqueamento de capitais de origem ilícita e espera que seus provedores cumpram essas políticas.
  • Imagem e reputação corporativa: fornecedores, empreiteiros e colaboradores externos de Naturgy devem ter o máximo cuidado em preservar a imagem e reputação da companhia em sua atuação profissional.
  • A Naturgy considera que a relação com os seus funcionários deve ter como base a lealdade que nasce dos interesses comuns.
  • Tratamento da informação e do conhecimento: declara a veracidade da informação, como princípio básico de suas ações e de seus provedores.
  • Relação com os clientes: assume, lidera e impulsiona o compromisso com a qualidade, assegurando que a política de qualidade seja praticada por todos os seus fornecedores.

 

Pauta 3

Diretrizes de segurança e saúde

 

  • Segurança e saúde no trabalho: impulsiona a adoção de políticas de segurança e saúde no trabalho, adota as medidas preventivas estabelecidas na legislação vigente de cada país e zela, a todo momento, pelo cumprimento normativo nesta matéria. Também impulsiona e encoraja a aplicação dessas políticas por parte das empresas colaboradoras e dos fornecedores com os quais trabalha.

 

Cooperação e dedicação

Diretrizes ambientais e de qualidade


  • Respeito ao Meio Ambiente: a empresa tem definida uma política e implantado um sistema de gestão do meio ambiente. Fornecedores, empreiteiros e colaboradores externos cumprirão essa política e os padrões ambientais estabelecidos pela Naturgy.
  • Qualidade e segurança dos produtos e serviços: ao longo de toda sua cadeia de valor, assegura e melhora a qualidade e a segurança dos produtos entregues pelos fornecedores.