dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Distribuidoras de gás Rio de Janeiro

hilo navegacion-->NO

Perguntas frequentes

Aqui você encontra respostas para as possíveis dúvidas sobre os processos de abastecimento de GNV para o seu posto

Imagem dedo e teclado

.

Tire suas dúvidas

1. Por que a Naturgy decidiu revisar o modo de atendimento da lista de processamento das solicitações para GNV?
Porque a Naturgy acredita que este modelo é mais ágil e eficiente na medida em que permite expandir a rede de forma acelerada, incentivando um modelo pró-modicidade, com soluções comerciais mais flexíveis.

2. Como faço a minha revalidação ou um novo cadastro para solicitar fornecimento de GNV para meu posto?
Acesse o formulário disponível no site e faça o cadastro. O e-mail utilizado deve ser do representante legal do posto. Ele terá acesso a todo andamento do pedido. Nesse processo você deverá anexar documentos solicitados, em formato PDF. A lista de documentos  está disponível para consultas no site.

3. Meu posto já tinha um cadastro com a Naturgy, como proceder?
Em 2019, iniciamos o processo de atualização cadastral e ratificação de interesse dos postos. Desta forma, enviamos uma carta a todos os solicitantes com orientações em como proceder para atualizar o cadastro e ratificar seu interesse em um posto de GNV.

4. Meu posto já tiha um cadastro com a Naturgy, preciso ainda assim enviar os documentos?
Sim. Todos os solicitantes que não realizaram cadastros no site receberão uma correspondência esclarecendo sobre a revalidação do cadastro. Os documentos precisam ser enviados pelo solicitante através do nosso site.

5. O meu cadastro havia sido feito pela Distribuidora posso cadastrar com a opção de Posto revendedor?
Importante ressaltar que, se o cadastro anterior foi realizado pela distribuidora de combustíveis somente ela receberá tal correspondência, e procederá com os trâmites para revalidação do cadastro. Nesse caso, como o solicitante é a distribuidora de combustíveis, somente ela receberá as informações sobre andamento do processo. De outra forma, se o cadastro foi realizado pelo posto anteriormente, somente ele receberá tal correspondência, e procederá com os trâmites para revalidação do cadastro. Nesse caso, como o Solicitante é o representante legal do posto, somente ele receberá as informações sobre andamento do processo.

6. Qual e-mail devo usar no cadastro de fornecimento de GNV para meu posto?
O ideal é que seja um e-mail do posto que possibilite acesso a todo andamento do pedido.

7. Posso cadastrar o mesmo e-mail para vários postos da minha rede?
Sim. A partir do acesso com e-mail e senha você poderá visualizar todos os cadastros que preencher, cada um com o respectivo CNPJ.

8. Qual é a relação de documentos para cadastro de solicitação de GNV para meu posto?
Você pode consultar estas informações aqui.

9. Após a conclusão do cadastro de solicitação de fornecimento de GNV quais os próximos passos?
Após a conclusão do cadastro, a Naturgy enviará um número de protocolo. Através do usuário e senha registrados no site, será possível acompanhar o andamento do pedido para obtenção do GNV em seu posto. Toda solicitação cadastrada no site será analisada no momento que for elaborado o plano de expansão da rede de distribuição.

10. Se a Distribuidora de Combustíveis realizar o cadastro de fornecimento de GNV para meu posto, eu posso cadastrar também?
Não. O cadastro de fornecimento é feito para o CNPJ do ponto de fornecimento, e restrito ao endereço de funcionamento do posto. O cadastro é único, ou seja, para cada CNPJ só poderá haver uma solicitação de GNV, permanecendo a data do primeiro cadastro efetuado para aquele CNPJ. Todas as informações serão passadas somente para o Solicitante, ou seja, se a Distribuidora de Combustíveis realizar o cadastro, as informações sobre andamento do processo só serão passadas para ela.

11. Sou o representante legal de um posto revendedor que possui uma bandeira cadastrada na ANP, e ainda não possuo cadastro para fornecimento de GNV. Eu posso solicitar o cadastro para fornecimento de GNV para meu posto?
Sim. O cadastro de fornecimento é feito para o CNPJ do ponto de fornecimento, e restrito ao endereço de funcionamento do posto. O cadastro é único, ou seja, para cada CNPJ só poderá haver uma solicitação de GNV, permanecendo a data do primeiro cadastro efetuado para aquele CNPJ. Todas as informações serão passadas somente para o solicitante, ou seja, se o representante legal do posto realizar o cadastro, as informações sobre andamento do processo só serão passadas para ele.

12. Se meu posto não tiver sido cadastrado anteriormente, posso me cadastrar?
Sim. O cadastro está disponível para postos revendedores e distribuidoras de combustíveis interessados.

13. Por que não posso cadastrar um imóvel (terreno) comercial?
Porque o mesmo não está habilitado a receber GNV num curto espaço de tempo.

14. Em que momento precisarei providenciar a Licença Ambiental para revenda de combustíveis incluindo o GNV?
Somente após a assinatura do contrato de fornecimento de GNV.

15. Em que momento precisarei providenciar os equipamentos para compressão e revenda de GNV (dispensers)?
Somente após a assinatura do contrato de fornecimento de GNV.

16. Em que momento precisarei realizar todas as instalações de GNV?
Somente após a assinatura do contrato de fornecimento de GNV. É importante ressaltar que o projeto das instalações de gás natural veicular será enviado para análise da Naturgy antes da confecção do contrato. A execução das obras deverá seguir o projeto aprovado pela Naturgy, e caso haja qualquer necessidade de modificação no projeto, a mesma deverá ser aprovada pela Naturgy antes da construção, evitando retrabalho e gastos indevidos por parte do posto.

17. Se há rede de gás da Naturgy em frente ao meu posto isso torna meu processo de solicitação viável ou mais rápido?
As redes de distribuição da Naturgy passam por diversas ruas do estado, porém as redes são construídas de acordo com o diâmetro adequado para atender a uma determinada vazão/pressão de consumo. Os postos de GNV são classificados como grande consumo, e dessa forma, nem todas as redes de gás conseguem suprir a essa demanda. Cada posto de GNV é analisado em separado, para que não comprometa os demais clientes que estejam conectados a essa rede.

18. A localidade do meu posto é carente de GNV. Poderiam priorizar meu atendimento?
A análise de atendimento é realizada periodicamente pela Naturgy tem a finalidade de verificar as condições para atendimento do fornecimento, levando em consideração:
• Rentabilidade dos projetos.
• Disponibilidade técnica da rede de distribuição da região do seu posto, e potencial de vendas na localidade.
• Mercadológico, visando a expansão da rede existente e/ou a interiorização do gás natural em novos municípios

19. Como é a operação de GNC-V ?
• A Naturgy vende o GNV para a distribuidora de GNC na base de compressão instalada no Posto Base.
• Para abastecimento da carreta de GNC, no posto base, a distribuidora de GNC instala um painel de prioridade após o compressor do posto que permite o abastecimento para o Posto Revendedor e para a carreta da distribuidora de GNC de forma alternada.
• A distribuidora de GNC realiza o transporte por caminhão em carretas de GNC de Grande capacidade até o posto satélite.
• No posto satélite a distribuidora de GNC, entrega, mede e vende o gás natural comprimido para o posto revendedor vender o GNV.

20. O que é posto base?
É um posto de GNV já abastecido pela rede de distribuição da Naturgy que através do mesmo compressor do posto é realizado o carregamento de gás natural da carreta de GNC-V, aproveitando a capacidade ociosa de compressão.

21. O que é posto satélite?
É um posto de combustível que revende o GNV, através do abastecimento realizado pelo Distribuidor de GNC.


22. Já existem postos satélite em funcionamento?
Sim, atualmente existem 30 postos satélite em funcionamento no estado do Rio de Janeiro, distribuídos em 25 municípios.

23. O GNV ainda é competitivo, depois dos sucessivos aumentos de preços?
Sim. Mesmo com todos os aumentos ocorridos, o GNV ainda é mais competitivo que o etanol e a gasolina. Considerando os preços atuais, segundo o site da ANP e o rendimento de cada combustível, para anular essa competitividade, o GNV deveria custar o dobro do preço do etanol e 1,4 do preço da gasolina. Consulte nosso simulador ou baixe nosso aplicativo para ver como o GNV rende mais.