dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Distribuidoras de gás Rio de Janeiro

hilo navegacion-->NO

Manutenção da rede

Para as distribuidoras de gás da companhia no Rio, seu bem estar é o mais importante.

Atividades de manutenção

Obreros con tubos

A operação e manutenção do sistema de distribuição de gás natural das distribuidoras do Rio permite que o gás chegue a cada um dos clientes de forma contínua e dentro dos mais altos padrões de segurança e qualidade. 

As atividades de manutenção, aplicadas a toda a infraestrutura do sistema de distribuição, estão planejadas para diminuir o risco de falta de fornecimento ou acidentes.Entre estas atividades, destacam-se as seguintes: Monitoração e conserto de fugas de gás na rede, Prevenção de acidentes e também Atendimento a urgências e Vigilância, revisão e conservação de válvulas, de estações de medição e regulação, de sistemas de odorização e de estações de proteção catódica.

A realização sistemática dessas atividades permite garantir a correta e eficiente operação do nosso sistema de distribuição.

Renovação da rede

Obrero trabajando en gasoducto

Grande parte da tubulação de gás canalizado do Rio de Janeiro era muito antiga e, por isso, a necessidade de renovação/substituição das redes. Desde a privatização, em 1997, a empresa  vem modernizando sua rede, sendo a maior parte por meio de substituição dos dutos. O programa de renovação de rede é imprescindível para manutenção da confiabilidade do sistema de distribuição de gás. 

 

Tecnologia

Para renovar a tubulação, a Companhia emprega a mais moderna tecnologia, utilizando o tubo de polietileno - material adotado pela maior parte das companhias distribuidoras de gás no mundo por ser de melhor qualidade e maior flexibilidade, além de possibilitar aumento da capacidade de fornecimento e permitir a realização de manutenções esporádicas.

A médio e longo prazo, a cidade terá vantagens como a melhoria da infra-estrutura, disponibilidade de gás natural em novas regiões e melhor qualidade na distribuição. 

Centro de Controle

Centro de controle Rio

As distribuidoras contam com um Centro de Controle de Operações da Rede que opera 24 horas, monitorando e controlando as redes de distribuição de gás natural remotamente. São mais de 1.000 pontos controlados através de equipamentos que registram pressão, vazão e temperatura.
Contam também com uma base avançada no Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde atuam em conjunto com os órgãos públicos e demais concessionárias para atendimento imediato às ocorrências.
Além disso, mantém um Programa Sistemático anual de controle de escapamentos. O programa investiga e localiza possíveis fugas e providencia reparação de forma imediata ou programada conforme classificação de nível de risco.