dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Distribuidoras de gás Rio de Janeiro

hilo navegacion-->NO

Orientações ao cliente

Veja como é feita a Inspeção Periódica de Gás e o que você precisa saber e fazer para ficar dentro da lei.

inspeção periodica

.

A Inspeção Periódica

O que é ?

É a visita em que o técnico irá verificar se fogão, aquecedor e canalização estão instalados e funcionando conforme as normas vigentes. Não é uma visita para realizar reparos.

Quem terá que fazer?

Todo usuário de gás, residencial ou comercial. No caso de condomínios, o síndico ou administrador deve solicitar a inspeção da área comum, mas cada usuário é responsável por fazer a sua inspeção e pode escolher a empresa para isso.

Você receberá um laudo

A empresa que você escolher para fazer a vistoria emitirá um laudo que apontará se o imóvel está ou não de acordo com as normas. Se houver algum problema, você deverá contratar uma empresa especializada para fazer as correções. As distribuidoras de gás não fazem esse tipo de serviço.

Tipos de laudos

Clique abaixo e confira:

Confira o que será vistoriado

A IN 73, publicada em setembro/2018, estabelece que mais de 40 itens serão checados, por exemplo, se fogão e aquecedor estão instalados de acordo com as normas de segurança ou se a tubulação de gás de cada apartamento não apresenta escapamento.

Lembramos que a AGENERSA manteve em vigor a IN 48, que lista cerca de 80 itens que deverão ser inspecionados. As empresas acreditadas nesse critério são as mesmas que possuem a acreditação pela IN 73 e o procedimento adotado é o mesmo do descrito acima. No entanto, a opção pela IN 48 só é possível para os clientes que já iniciaram e ainda não concluíram o processo de inspeção por esse critério. Todos os demais clientes serão inspecionados pelos critérios estabelecidos na IN 73.

Abaixo, a lista completa dos itens vistoriados pelos critérios da IN 73 e IN 48:

 

Empresas credenciadas pelo Inmetro para inspeção periódica de gás

Para ver a lista de empresas, consulte o site do INMETRO; Clique em Instalações Prediais de Gás Combustível - OIA - IG, onde você encontrará a lista atualizada.

As eventuais reclamações sobre o trabalho das empresas credenciadas (OIAs - Organismos de Inspeção Acreditados ) deverão ser encaminhadas para a própria empresa contratada e/ou para o INMETRO

 

 

Manutenção X Inspeção

Manutenção não é Inspeção Periódica

Manutenção
A manutenção é aquela visita destinada à realização de reparos no fogão, aquecedor, na canalização interna, nas conexões, nos rabichos, ou seja, em tudo que compõe a instalação interna de gás do imóvel. A manutenção deve ser feita sempre que o cliente identificar a necessidade de forma corretiva - o cliente nota algum problema ou cheiro de gás e chama a emergência de distribuidora de gás - ou de maneira preventiva, de dois em dois anos.


Inspeção Periódica

A Inspeção Periódica de Gás – IPG ou autovistoria, que será realizada a cada 5 anos, é a visita na qual os itens que fazem parte de uma instalação interna de gás são inspecionados e o cliente recebe um laudo dizendo se esta instalação está de acordo ou não. Caso não esteja, o cliente será orientado a realizar os reparos contratando empresa de manutenção no mercado. O site do Sindistal contém algumas referências. Pesquise, informe-se, escolha a opção que melhor lhe parecer e fique tranquilo!
 

Planejamento

O planejamento dos avisos da Inspeção Periódica de Gás – IPG, tem como critério a antiguidade da colocação em carga, do mais antigo ao mais recente, divididos por região do Estado, sendo planejado a cada ano um percentual de 20% (vinte por cento) de cada região, até a totalização destes clientes, definindo assim o planejamento quinquenal e anual do primeiro ciclo da IPG.

Na área da distribuidora da Capital e Região metropolitana a divisão dos clientes por região seguirá as áreas de planejamento (AP), agrupadas por regiões administrativas, conforme tabela 1 abaixo.

Na área de concessão da distribuidora do Interior a divisão dos clientes seguirá a divisão geopolítica do Estado do Rio de Janeiro, conforme tabela 2 abaixo.

As distribuidoras deverão comunicar a seus clientes a data da realização da IPG com base no planejamento, em conformidade com o art. 8º da Instrução Normativa AGENERSA CODIR 73, de 22 de agosto de 2018.
 

Mas lembre-se: independente do planejamento, você pode solicitar a inspeção a qualquer momento no seu imóvel.

 


 

Cartilha

Preparamos uma cartilha para ajudar a tirar suas dúvidas. Confira: