dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Conheça-nos

hilo navegacion-->NO

O que é um consumidor responsável ?

O que é um consumidor responsável?

tecnico

É uma pessoa informada e consciente de seus hábitos de consumo, que além de conhecer e exigir seus direitos como consumidor, busca a opção de consumo que cause o menor impacto negativo possível ao meio ambiente e que tenha um efeito positivo na sociedade. Fazer um uso racional do gás não significa usá-lo menos, e sim usá-lo bem, sem desperdiçá-lo.

O gás é o combustível fóssil mais limpo e menos poluente para a atmosfera. É uma forma de energia que pode ser utilizada para diversos fins, ajudando a economizar os recursos do planeta. Por isso, também é chamado de “A Energia do Futuro". Aprender a usar bem o gás, adotar medidas de prevenção e de segurança adequadas é muito simples.
 

Basta seguir estes conselhos práticos.
1. Agende uma revisão periódica com um gasista autorizado em cada um dos aparelhos a gás da sua residência.
2. Utilize estufas de fluxo balanceado para os locais fechados. Caso utilize aquecedores infravermelhos, ventile bem o local.
3. Se você sentir cheiro de gás, não acenda velas, fósforos ou isqueiros. Ventile o local, abra as portas e as janelas e chame o Centro de Atendimento de Emergências da sua distribuidora de gás.
4. Não utilize o forno ou os queimadores do fogão para calefação.
5. Nunca utilize tubos de plástico e mangueiras de borracha para ligar aparelhos a gás.
6. Tampe bem as panelas quando cozinhar, para não desperdiçar o calor.
7. Verifique se a chaminé de exaustão de gases e os dutos de ventilação da sua casa não estão obstruídos.
8. A chama tem que ser da cor azul. Se a cor estiver amarelo-avermelhada, a combustão não está ocorrendo de forma adequada e está liberando o perigoso monóxido de carbono.
9. Desligue as chaves de gás à noite e quando sair de casa.
10. Não use radiadores, aquecedores nem fogões para secar a roupa.

Uma combustão inadequada produz fumaça e monóxido de carbono.
Em épocas de muito frio, costumamos manter todos os cômodos hermeticamente fechados. A combustão consome o oxigênio do ambiente, e se ainda estiver ocorrendo de forma inadequada, aumenta o nível de monóxido de carbono. Se este gás for inalado em grandes quantidades, pode provocar danos cerebrais irreversíveis, e até a morte, em poucos minutos. Só a prevenção pode evitar este tipo de acidente. Os primeiros sintomas de intoxicação por monóxido de carbono são: fortes dores de caixa, náuseas, vômitos, zumbido nos ouvidos, fraqueza muscular ou sonolência.

Em caso de suspeita de intoxicação por monóxido de carbono, você deve:
• Retirar o intoxicado do local contaminado.
• Procurar que o intoxicado respire ar fresco.
• Chamar imediatamente um médico.