dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Conheça-nos

hilo navegacion-->NO

Informação geral

Informacao geral

lixeiras

Dentro do lixo estão os dejetos e os resíduos, considerando-se resíduo tudo aquilo que pode ser reciclado ou reutilizado, como é o plástico, o vidro ou os metais.
Também o lixo orgânico é considerado um resíduo, já que pode ser transformado em adubo e ser aproveitado como um bom fertilizante natural. Os dejetos, por sua vez, são aquela parte do lixo que já não pode ser reciclada e, portanto, precisa de um tipo de tratamento que pelo menos evite a contaminação do meio ambiente.
Alguns dados sobre materiais recicláveis:
- O alumínio pode ser readaptado infinitas vezes consumindo no processo apenas 5% da energia que seria necessária para fazer alumínio novo. Cada lata reciclada economiza a energia que um televisor ligado durante 3 horas consome. Mas jogada no lixo, demora 500 anos para se biodegradar.
- As garrafas plásticas de refrigerantes e água são recicladas para fazer cerdas de vassouras, escovas e escovões, cortinas, etc.
- As embalagens Tetra Brik são feitas por três camadas de plástico, uma de alumínio e uma de papelão, razão pela qual são cem por cento recicláveis. Com elas se faz madeira tipo aglomerado ou são recuperados os materiais primários que as constituem.
- Os jornais, revistas, papelões e papeis brancos voltam às indústrias e se transformam em novos papelões, em papel higiénico ou em guardanapos de papel.
- O vidro e as latas tanto de ferro quanto de alumínio se transformam novamente nestes materiais.
- O óleo de cozinha usado é utilizado para gerar biodiesel. Se, por outro lado, for derramado na rede de esgoto, contamina quase mil litros de água por litro de óleo.
A mudança começa em cada um de nós.