dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Conheça-nos

hilo navegacion-->NO

Informação geral

Os plásticos são materiais de uma grande variedade. Embora tenham uma origem comum, porque são polímeros fabricados a partir de hidrocarbonetos, sua estrutura molecular varia muito de um plástico para outro.

As propriedades e características da maioria dos plásticos (embora nem sempre presentes em determinados plásticos especiais) são estas:

• fáceis de trabalhar e modelar,
• têm um baixo custo de produção,
• possuem baixa densidade,
• costumam ser impermeáveis,
• bons isolantes elétricos,
• aceitáveis isolantes acústicos,
• bons isolantes térmicos, embora a maioria não resista à temperatura muito elevadas,
• resistentes à corrosão e a muitos fatores químicos;
• alguns não são biodegradáveis nem fáceis de reciclar, e se forem queimados, são muito poluentes.
• Os dejetos plásticos não são assimilados novamente na natureza. O problema começa por seu uso impróprio, já que é um material muito resistente e de longa duração, utilizado para fabricar objetos que têm uso por um espaço de tempo muito curto, que depois são jogados na lixeira. Isto é evidente com a diversidade de bolsas, embalagens e produtos descartáveis plásticos.

Em razão disto, estabeleceu-se a reciclagem de tais produtos de plástico, que consistiu basicamente em recoletá-los, limpá-los, selecioná-los por tipo de material e fundi-los novamente para usá-los como matéria prima adicional, alternativa ou substituta para a modelagem de outros produtos.

Existem cerca de 50 tipos diferentes de plástico, que não podem ser misturados para reciclá-los. É por isso que é problemático reciclá-lo, já que não é simples reconhecer as diferentes variedades, o que é essencial para poder fazê-lo. Em alguns países, os fabricantes de plástico utilizam um código numérico de 1 a 7 que estampam nos recipientes, e que indicam a variedade de plástico. Também muitas indústrias de reciclagem dão listas de objetos que são fabricados comumente com uma variedade específica de plásticos.

A reciclagem de resíduos plásticos se encontra muito menos desenvolvida que a de outros materiais presentes nos resíduos sólidos urbanos, como o papel, vidro, metais, etc. Atualmente, além de sua acumulação em aterros controlados, existem três alternativas para conseguir um tratamento adequado ou a eliminação de resíduos plásticos: a reciclagem mecânica, a incineração com recuperação de energia e a reciclagem química. A reciclagem química, uma das alternativas mais limpas e promissoras, consiste na transformação de resíduos de natureza polimérica em produtos químicos de interesse industrial, que podem ser os monômeros de partida ou misturas de compostos com possíveis aplicações como combustíveis ou matérias primas da Indústria Química. 

Tipos de plasticos