dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Conheça-nos

hilo navegacion-->NO

Informação geral

Sabe de onde vem e quais implicações tem o processo de fabricação do papel?

Papel

O papel e o papelão são obtidos extraindo a celulose das árvores: elimina-se a casa, tritura-se a madeira e lava-se com água e produtos químicos, formando uma pasta que é laminada com rolos.
As 3 fontes para sua produção são: árvores, sobras (serragem) e papel reciclado (papel que já utilizamos, descartamos e que é reprocessado).

Em um dia típico usamos uma grande quantidade de papel: lemos o jornal, recebemos faturas por correio, imprimimos ou fotocopiamos informação, compramos o almoço que é envolvido em papel, limpamo-nos com guardanapos descartáveis, adquirimos produtos com invólucros de papelão, lemos uma revista, vamos ao toalete, escrevemos em nosso caderno de notas, etc.

Em muitos países existe o sistema de separação de resíduos secos para sua reciclagem posterior. Mesmo assim, a porcentagem de venda e uso de papel reciclado é mínima.
Se prestarmos atenção, a maioria do papel que consumimos não é marrom, como a cor da madeira, mas sim branco. Isto se deve ao processo de branqueamento, que se aplica na produção do papel virgem, e é um dos processos industriais mais poluentes que existem.

. 1 folha de papel branco requer 370 cm3 de água limpa para ser produzida
. 1 árvore serve para produzir 16 resmas de papel (8000 folhas de papel)
. 100.000 litros de água são necessários para a fabricação de uma tonelada de papel (10%, altamente contaminado, são vertidos nos rios)
. Um terço das árvores derrubadas no mundo é utilizado para fabricar papel

Uma pessoa utiliza cerca de 500.760 folhas de papel (59 árvores) em um ano

Reciclar, um compromisso de todos
. Cada tonelada de papel reciclado evita a derrubada de uma dúzia de árvores
. Ao reciclar o papel se economiza 64% de energia
. Reciclar acarreta 35% menos de contaminação da água e 74% menos de poluição do que quando se produz papel virgem