dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Conheça-nos

hilo navegacion-->NO

Informação geral

A Naturgy é a maior empresa integrada de gás natural e de eletricidade da Espanha e da América Latina. Pra atender seus 20 milhões de clientes, tem uma carteira equilibrada e diversificada de negócios e de energias. A empresa tem um competitivo "mix" de geração de eletricidade, graças ao uso eficiente das tecnologias disponíveis. A produção de eletricidade da Naturgy, na Espanha e na América Latina, baseia-se principalmente sobre os ciclos combinados de gás natural, as usinas de combustível fóssil mais limpas do mundo. Além disso, a multinacional dispõe de geração hidrelétrica, parques de energia eólica, usinas de carvão e combustível e participa das usinas nucleares na Espanha.


Nuclear

É uma tecnologia limpa, que não emite gases de efeito estufa e gera energia elétrica através da fissão controlada de núcleos de urânio. A Naturgy tem experiência de mais de 40 anos na gestão e operação de usinas nucleares. A energia nuclear é uma fonte de geração segura e confiável que contribui para a luta contra as mudanças climáticas, uma vez que não produz gases de efeito estufa. Por este motivo, as usinas nucleares são essenciais para alcançar a meta estabelecida pela União Europeia de que em 2020, 20% do consumo final de energia final seja proveniente de fontes que não emitem CO2.

Hidrelétrica

A hidrelétrica é uma das tecnologias de geração mais antigas e propagadas em todo o mundo. Naturgy possui uma potência instalada de mais de 1.937 MW distribuída entre Espanha e Panamá.
A energia hidrelétrica nasceu no final do século XIX com a revolução industrial e hoje continua desempenhando um papel de destaque na cobertura da demanda de eletricidade do planeta. Cerca de 20% da energia elétrica que se consome em todo o mundo tem esta origem.
A energia hidrelétrica não emite gases de efeito estufa e possui um funcionamento muito flexível, razão pela qual se adapta rapidamente às necessidades do sistema e quase não afeta o meio ambiente.
As usinas aproveitam a energia potencial gravitacional da água represada para gerar eletricidade. A água, conduzida da represa através de tubulações, move as turbinas, que transformam a energia rotatória em corrente alternada de alta ou média tensão. A potência das usinas depende do desnível que a água percorre.

Mini central hidráulica

Trata-se de centrais hidráulicas de pequena escala: sua potência não supera 10 MW, ocupam pouco espaço, costumam estar integradas em sistemas hídricos já existentes e seus custos de exploração são baixos. Todas estas vantagens as tornam centrais altamente eficientes.

Térmica (óleo combustível-gás e combustível)

É uma tecnologia que gera eletricidade a partir da combustão de carvão, óleo combustível-gás e combustível.
Para reduzir o impacto ambiental destas usinas, Naturgy está pesquisando soluções para capturar e armazenar o CO2 que suas instalações térmicas emitem. No total, a companhia possui um parque de usinas que somam 2.526 megawatts (MW) em todo o mundo.

Energia solar fotovoltaica e eletricidade

Com a energia solar fotovoltaica podemos obter a eletricidade necessária para iluminar uma moradia e utilizar todos os aparelhos elétricos do lar.

• Há que se levar em conta que o desempenho das placas é maior quando os raios solares incidem perpendicularmente nos painéis fotovoltaicos. Portanto, um bom posicionamento das placas é muito importante para poder aproveitar ao máximo a energia do sol.
• Nesta superfície é gerada uma diferença de voltagem que pode ser aproveitada, conectando uns eletrodos. Desse modo, produz-se energia elétrica em forma de corrente contínua, que é armazenada nos acumuladores, os responsáveis por fornecê-la quando o usuário dela precisar.
• Os reguladores de carga protegem os acumuladores dos danos irreparáveis que poderiam gerar uma sobrecarga ou uma descarga total.
• Finalmente, o inversor se encarregará de transformar a corrente contínua proveniente dos acumuladores em corrente alternada para o uso doméstico.

Energia solar térmica e água quente sanitária

Através da energia solar térmica, pode-se esquentar a água para uso doméstico. Esta energia aproveita de forma direta a radiação solar através de uns coletores solares. Posteriormente, no depósito acumulador, armazena-se a energia térmica obtida em forma de água quente. Esta energia se apresenta combinada com outros sistemas convencionais de apoio.

Cogeração

A cogeração consiste na produção conjunta de energia elétrica e energia térmica útil (vapor, água quente sanitária, etc.), utilizando como combustível a biomassa. Com uma eficiência de 85%, é o sistema mais eficaz para o aproveitamento de um combustível, já que reutiliza o calor residual da combustão.

Ciclo combinado

As usinas de ciclo combinado são a melhor alternativa para a geração térmica fóssil tradicional, já que oferecem segurança e confiabilidade ao sistema elétrico e possuem um limitado impacto no meio ambiente. Naturgy tem uma potência instalada de usinas de ciclos combinados de gás natural de 9.296 MW, distribuída entre Espanha, México e Porto Rico.
Os ciclos combinados, que utilizam gás natural, são mais eficientes e limpos que as usinas convencionais de combustíveis fósseis, já que não lançam na atmosfera compostos sulfurados nem partículas e as emissões de CO2 são 60% inferiores às da geração térmica convencional. Além disto, consumem apenas um terço da água que outras usinas precisam para funcionar.
Em razão das características desta energia, é considerada como uma das melhores soluções para alcançar uma economia baixa em carbono.
Os ciclos combinados são mais eficientes que outras tecnologias térmicas tradicionais como o carvão ou o combustível, já que produzem energia em duas fases. Na primeira, geram eletricidade através da combustão direta do natural. Em uma segunda etapa, aproveitam os gases residuais, que ainda estão quentes, para gerar vapor de água que move uma turbina que produz mais energia.
A combinação de dois sistemas eleva a eficiência do processo até a margem de 55%-60%, em comparação com a de 30%-40% de outras tecnologias térmicas.