Artigos e publicações

Ao calor do sol

Placas de energia solar

A grande disponibilidade do recurso solar, assim como uma regulamentação favorável ao desenvolvimento e implantação de energias renováveis, conduziram ao longo da última década ao desenvolvimento de uma variedade de soluções para o aproveitamento da energia solar.

O aquecimento ecoeficiente

Radiadores

Pode uma tecnologia de climatização ser renovável e eficiente ao mesmo tempo? A resposta é sim. A bomba de calor geotérmica é considerada pela União Europeia como uma referência tecnológica no aproveitamento dos recursos energéticos renováveis por seu alto rendimento sobre outras tecnologias e por seu nível zero de emissões diretas na atmosfera.

Objetivo: mitigar a mudança climática

Usina térmica

Na sociedade existe um consenso generalizado sobre o impacto das emissões de dióxido de carbono (CO2) na mudança climática e a necessidade de conseguir reduções importantes nas mesmas. Estima-se que desde o começo da revolução industrial, por volta de 1750, o aumento do dióxido de carbono na atmosfera foi de 30%.

Uma energia segura

Usina Nuclear de Trillo

A Usina Nuclear de Trillo fornece, desde Guadalajara, na Comunidade Autônoma de Castilla La Mancha, uma média de 8.000 milhões de kWh anuais para toda a Espanha. A usina tem como missão produzir energia elétrica de forma segura, confiável, econômica, respeitosa com o meio ambiente e garantindo a dita produção a longo prazo mediante a exploração ótima das instalações. Desta forma contribui para aumentar a qualidade de vida e o bem-estar social.

Um transporte sustentável

Ônibus à gás natural

Atualmente, o setor do transporte depende do petróleo em 95% e esta dependência quase absoluta de energia fóssil tem um duplo efeito: supõe uma balança energética desfavorável nos países com escassos ou nulos recursos petrolíferos, emissões dificilmente controláveis de contaminantes e, sobretudo, de CO2, o principal responsável pela mudança climática. Existem diversas iniciativas para diminuir ambos os efeitos, tanto no terreno da eficiência energética, com melhorias nos consumos do motor de combustão, como na incorporação de energia renovável através do uso de biocombustibles.