dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Conheça-nos

hilo navegacion-->NO

A importância da eficiência

A eficiência energética é a arte de usar a menor quantidade possível de energia para conseguir atender a nossas necessidades de luz, calor, frio e comodidade em geral.

Em poucas palavras, eficiência significa “conseguir muito com pouco”, pois se trata de como usar os menores recursos possíveis para conseguir o máximo efeito. A eficiência energética é a arte de usar a menor quantidade possível de energia (eletricidade, gás, diesel, etc.) para conseguir a satisfação de nossas necessidades de luz, calor, frio e comodidade em geral. É como dar de comer a muitas pessoas, usando uma quantidade limitada de suprimentos, algo que os cozinheiros habilidosos conseguem facilmente.

Podemos conseguir eficiência através da tecnologia avançada (trocando uma lâmpada convencional por um LED) ou então através do sentido comum, aproximado a luz do jornal que uma pessoa está lendo em uma residência. Em ambos os casos, conseguimos o mesmo: um jornal bem iluminado e um leitor satisfeito.

A eficiência energética é fundamental para conseguir um mundo sustentável. A razão é que fabricar e distribuir energia (em forma de eletricidade, gás, lenha ou calor útil) é caro e tem um forte impacto em nosso meio ambiente. Podem existir “ilhas” que contaminem e desperdicem energia, mas são insustentáveis a longo prazo. A eficiência energética fará com que toda a humanidade disfrute de condições de vida dignas e saudáveis, tirando o melhor partido possível da energia.

A importancia da eficiencia

Em que a eficiência energética pode melhorar a nossa vida?
• Uma casa que economiza energia economiza também muito dinheiro. Não precisa mais olhar as faturas do aquecimento e da eletricidade para perceber.
• A eficiência energética contribui para o bem-estar de nossos lares, pois combate o desperdício com ações inteligentes, que contribuem para melhorar a sociedade de muitas formas: uma casa eficiente está sempre melhor cuidada e fornece uma vida mais satisfatória a seus moradores.
• A eficiência energética melhora nosso meio ambiente. Você pode ver na fatura da luz a quantidade de CO2 e resíduos radioativos que gera cada kWh que você consumiu, mas teria que adicionar a estes dois elementos muitos outros compostos contaminantes. Cada partícula de energia que economizamos contribui de forma direta para melhorar nossa saúde e a de nosso planeta.

Não fica demasiadamente cara?
A eficiência energética pode ser melhorada, gastando de muito pouco a bastante dinheiro. Mas, mesmo se tivermos investido muito dinheiro, começaremos a recuperá-lo imediatamente, ao ver reduzidas nossas faturas de energia. Desta forma, um termostato se amortiza em alguns dias, enquanto que uma melhora completa de isolamentos pode demorar poucos anos. Uma vez amortizada a instalação, poderemos colher seus benefícios durante toda a duração de sua vida útil, que pode ser facilmente de décadas.

É verdade que é muito complicada de colocar em prática?
A eficiência energética se baseia principalmente no sentido comum e em instalações simples. O tempo de instalação pode variar de uns minutos para colocar um painel isolante em uma porta a algumas semanas para colocar um isolamento completo.
Muitas coisas uma só pessoa pode fazer, praticando a simples bricolagem ecológica da eficiência energética, mas, em geral, confiar em um bom profissional para realizar as instalações nos economizará tempo e dinheiro.

Por que falamos agora da eficiência energética?
A eficiência energética nos edifícios é uma arte que vinha sendo praticada faz muito tempo, mas que infelizmente se perdeu no grande boom da construção das últimas décadas. As primeiras políticas oficiais de economia de energia tiveram origem na crise do petróleo de 1973 e a luta contra a mudança climática lhe deu um forte impulso, já em tempos atuais.