dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Conheça-nos

hilo navegacion-->NO

Condução eficiente

Os carros de passeio são responsáveis por 13% das emissões de CO2 na Espanha. Embora o carro seja o meio de transporte mais utilizado, a maioria das pessoas o utiliza de forma pouco eficiente: escolhem modelos que não se adaptam às necessidades reais, usam para deslocamentos muito curtos e possuem maus hábitos de condução. Apenas com a mudança de alguns desses hábitos, poderíamos reduzir a porcentagem de emissões a 11%, e isso representa milhares de toneladas…

Conducao eficiente

Independente do carro que você tiver, seja de combustão interna, seja híbrido ou elétrico, você pode economizar energia se dirigir de forma eficiente e levar em consideração uma série de aspectos básicos:

• Faça uma boa manutenção
Revise periodicamente o nível de óleo, a pressão dos pneus e o estado do seu veículo. Você economizará energia e diminuirá as emissões de CO2.

• Uso da primeira marcha
Use a primeira marcha apenas para começar a rodar e mude para a segunda o mais rápido possível. Em paradas de mais de um minuto, desligue o motor.

• Ande com marchas longas
As marchas longas são as que menos precisam de combustível. Use as mais longas possíveis e troque de marchas em baixas rotações: a 2.000 rpm (diesel) e a 2.500 (gasolina).

Controle a velocidade
Mantenha uma velocidade o mais uniforme possível e ande evitando freadas e acelerações bruscas. O consumo dispara quando a velocidade ultrapassa 100 km/h.

• Controle o peso na parte traseira
Quanto mais pesado estiver o carro, mais esforço o motor tem que fazer e mais combustível ele consome. Por isso, é fundamental uma boa distribuição da carga: retire todo o peso desnecessário do porta-malas ou dos bancos traseiros.

• Feche as janelas
As janelas abertas geram resistência e, portanto, maior consumo, especialmente quando o carro está andando em alta velocidade.

• Limite os acessórios externos
Aumentam a resistência ao ar do veículo e, portanto, aumentam o consumo em aproximadamente 35%.

• Modere o uso do ar-condicionado
O uso de equipamentos auxiliares, como o ar-condicionado, aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 5%.

• Não ande sozinho
Tente não andar sozinho e procure compartilhar o carro para ir trabalhar ou em seu tempo livre. Ou, sempre que puder, use o transporte público.