dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Conheça-nos

hilo navegacion-->NO

No trabalho

O gasto em energia supõe uma importante parte dos custos totais das empresas e seus processos produtivos. Por isso, para alcançar a máxima produtividade, qualidade e competitividade, é necessário que as indústrias e corporações façam um uso energético sustentável e maximizem todas as medidas de eficiência energética que tenham a seu alcance.

Trabalho

Todas as empresas gastam importantes somas em energia, já que energia é o que precisam desde o veículo que distribui mercadorias até o fluorescente que ilumina o escritório ou qualquer equipamento elétrico industrial.

Por isso, poder dispor de energia acessível e abundante e saber utilizá-la de modo eficiente, permite as companhias ter um alto nível de produtividade, mobilidade e conforto, o que as ajuda decididamente a reduzir sua fatura e a melhorar seu nível de competividade.

Embora as atividades econômicas e os setores industriais sejam muitos e variados, como são também as necessidades concretas das empresas, todas as companhias dependem de uma forma ou outra do acesso e uso da energia. A redução do consumo energético é, portanto, uma ferramenta fundamental para assegurar um uso correto dos recursos, desde que não sejam afetados o conforto e a qualidade de vida dos trabalhadores, seja respeitado o meio ambiente e assegurado um comportamento sustentável.

Empresas eficientes

Utilizando a métrica do Índice de Eficiência Energética de Naturgy, para que uma empresa seja considerada eficiente em seus processos e atividades tem que pontuar positivamente em quatro eixos:

1. Cultura Energética: é o nível de informação existente na organização, na formação interna e na política de empresa no âmbito da eficiência energética.

2. Manutenção: é o nível de sensibilidade que tem a empresa na manutenção dos diferentes equipamentos utilizados, com o objetivo de alcançar um rendimento ótimo de seus equipamentos.

3. Controle Energético: é o nível de gestão do gasto energético, através da aplicação de métodos de medição e da implantação de processos administrativos adequados.

4. Inovação Tecnológica: é o grau de atualização da empresa no que se refere aos meios técnicos aplicados nas instalações, tanto de produção quanto de serviços gerais.
Consulta aqui o Estudo de Eficiência Energética nas pequenas e médias empresas de Naturgy.