Sem susto na conta de gás: dicas para um consumo consciente na quarentena

Data
01-06-2020
Categoria
Brasil
Tema

Antes de tudo, é importante eliminar qualquer tipo de vazamento.

A quarentena e a necessidade de trabalhar de casa estão fazendo com que o consumo residencial de gás aumente. Há muitas pessoas, que antes faziam parte de suas refeições na rua, tendo que preparar tudo em casa. Além disso, cozinhar se transformou em um excelente passatempo e em uma atividade que tem ajudado muita gente a relaxar e a desestressar, seja sozinho ou em família.

Uma das formas de fazer com que o consumo não seja tão alto é prestar atenção a detalhes na hora de cozinhar. Dicas como colocar a água para ferver com as panelas tampadas e deixá-las sempre centralizadas na chama fazem uma grande diferença.

Também é importante usar panelas com o tamanho adequado para a quantidade de alimento que está sendo preparada. Quanto maior o tamanho da panela, mais tempo ela levará para aquecer e maior será o consumo de gás. Outra dica é colocar de molho os alimentos mais duros para que cozinhem mais rapidamente.

“Antes de tudo, é importante eliminar qualquer tipo de vazamento, pois isso é fundamental também para a segurança. Assim, com alguns cuidados, não vai haver susto quando a conta chegar.”, alerta Rafael Miranda, gerente da Naturgy.
Na hora de começar a cozinhar, é importante ter em mãos o fósforo ou o acendedor.

O ideal é primeiro riscar o fósforo e só depois abrir o controle de gás natural. Outra dica importante é a manutenção dos queimadores limpos e regulados. Para saber se está funcionando da forma mais correta, é preciso observar a chama. Ela deve estar azulada. Caso esteja amarelada é sinal de que os queimadores estão desregulados ou sujos, o que aumenta o consumo de gás. O uso do forno também pode ser otimizado. O legal é conseguir se organizar e colocar para assar ou esquentar mais de um alimento ao mesmo tempo.

Aquecedores

Com o início de queda da temperatura, um banho quentinho também conforta. Para não haver consumo excessivo de gás, é bom reparar se o queimador acende assim que a torneira de água quente é ligada. Se isso não ocorrer, é necessário verificar a pilha ou a ligação elétrica do aparelho. Assim como no fogão, a chama deve ser de cor azul. Caso ela esteja amarelada, é preciso chamar a assistência técnica. Outra dica importante é a realização da limpeza periódica do chuveiro para eliminar as sujeiras vindas da rede de água da rua.

Além disso, para economizar no consumo de gás e de água, o ideal é regular a temperatura do banho por meio do botão de controle no aquecedor (quantidade de gás). Ao colocar na temperatura máxima e misturar com água fria, o desperdício é duplicado. Já problemas como vazamento e cheiro de gás devem ser eliminados imediatamente não só para que haja um consumo consciente mas, principalmente, para que o consumidor esteja seguro em sua casa.