Projeto Energia do Sabor chega à 4ª turma de formandos

29-06-2017

O curso de Cozinheiro Internacional com a proposta de transformar jovens em chefs profissionais por meio de formação gratuita é fruto de parceria da Ceg com a Unilasalle.

Rio de Janeiro - Nesta terça, dia 27 de junho, os 19 alunos da 4a. edição do projeto Social “Energia do Sabor”, parceria da Ceg, empresa do grupo Gas Natural Fenosa, com a Unilasalle, cumprem o fim de uma importante etapa de suas vidas. Após 11 meses de aulas no curso de Gastronomia os estudantes ganham o título de Cozinheiro Internacional. A última aula terá a presença de chefs renomados como jurados na cerimônia de encerramento.

Durante o evento, realizado na Universidade Unilasalle, os 19 alunos, divididos em seis grupos, passam pela avaliação do chef Felipe Bronze e do proprietário do restaurante Gruta de Santo Antônio, Alexandre Henrique. Participam ainda da banca avaliadora o presidente da Ceg, Bruno Armbrust; a diretora de comunicação, Fernanda Amaral; e o pró-reitor da Unilasalle, Hugo Amazonas. O menu escolhido para a aula de formatura tem assinatura do chef e coordenador do curso Vicente Maia. Os alunos darão o toque final nas receitas na frente dos jurados. Após esse momento, a banca avaliadora escolhe o grupo vencedor.

Desde o lançamento do projeto “Energia do Sabor” em 2012, quase 100 jovens passaram pela formação de Cozinheiro Internacional na Universidade Unilasalle, parceira da Ceg no projeto social. Os cinco alunos com melhor desempenho ganham a oportunidade de estágio remunerado em hotéis e restaurantes renomados do Rio de Janeiro e Niterói. Este é o caso de Luan Vieira, que atualmente trabalha como confeiteiro no Copacabana Palace. Não faltam histórias de sucesso, pois 98% dos alunos já estão exercendo a profissão.

A ideia do projeto veio atender a uma demanda dos restaurantes do Rio de Janeiro e Niterói por novos profissionais e vem ao encontro do anseio de jovens que desejavam se tornar chef de cozinha. Para Fernanda Amaral, diretora de comunicação da Ceg, o projeto é um exemplo de que o apoio à educação pode gerar bons resultados. “Enxergamos uma oportunidade de investir na formação profissional, contribuir para a inserção de jovens no mercado de trabalho e encontramos o parceiro certo, já que a Unilasalle é uma referência em formação profissional. Temos orgulho de acompanhar de perto os frutos dessa iniciativa”, diz.

Sobre o curso de Cozinheiro Internacional “Projeto Energia do Sabor”

Durante os 11 meses de formação, os estudantes - que têm entre 18 e 25 anos - vivenciam dois meses de aulas teóricas sobre ética, planejamento, mercado de trabalho, cardápio, precificação de produtos, química dos alimentos. No restante do curso os jovens passam por aulas práticas em uma cozinha modelo, onde preparam diferentes pratos da gastronomia internacional, totalizando 378 horas de conteúdo.

A parceria com a Unilasalle garante um programa de capacitação eficiente, moderno e de qualidade e que também proporciona colocação profissional aos participantes. Por intermédio dela, os jovens são preparados para atuarem no mercado de alimentos e bebidas, setor que é um dos mais aquecidos da economia local e alvo de grande prestígio no mercado mundial. Podem se inscrever no curso jovens entre 18 e 25 anos, moradores do Rio de Janeiro e Niterói e desde que atendam o limite de renda familiar estipulado para participar. A seleção das novas turmas é feita por meio de entrevista pessoal, análise de currículo e avaliação psicológica.