Manual para o futuro legal. Um projeto vencedor.

Data
18-09-2013
Categoria
Brasil
Tema

Segunda temporada do projeto vai percorrer 10 municípios fluminenses, além da capital.

Estão abertas as inscrições para as escolas interessadas em participar da 2º edição do projeto “Manual para o futuro legal”, que mistura cultura e consciência ambiental. Com patrocínio da Ceg, o projeto prevê uma apresentação de teatro de bonecos, seguida por uma palestra sobre fontes de energia e seu uso seguro. O Manual para o futuro legal” foi idealizado para ser apresentado em qualquer espaço de instituições educacionais - públicas e particulares - e se destina a crianças de 7 a 11 anos, do 2º ao 6º ano do ensino fundamental.

A peça narra a história das crianças Lucas e Sofia. A dupla volta 65 milhões de anos no tempo e encontra um filhote de pterodáctilo. Com ele aprendem um pouco mais sobre como os combustíveis fósseis se formaram e a importância de usarmos de forma consciente os recursos energéticos naturais de nosso planeta. Em seguida, a palestra promove interatividade com os pequenos – e esta parte educacional também é lúdica, com os atores explicando e formulando questões que são respondidas de forma bem animada com a plateia.

Mais de 8 mil crianças já assistiram à primeira edição do projeto, que foi apresentada em mais de 40 escolas (muitas recebem o projeto mais de uma vez). E outras 11 mil devem conhecer, até dezembro, a história de Lucas e Sofia. Com duração de 25 minutos (para que seja inserido em um tempo de aula), a peça é encenada por atores da Artesanal Cia de Teatro, que manipulam os bonecos (em fibra de vidro e madeira) e vão desdobrando o cenário – uma bancada de quatro metros de comprimento – à medida que a história se desenrola.

“A educação é o foco prioritário do nosso programa de Responsabilidade Social e é por isso que acreditamos neste projeto. Ele trata da questão do uso consciente da energia, através de uma abordagem lúdica e cita, dentre as demais fontes, também o gás natural. Nosso objetivo é levar essa reflexão para as escolas e estimular alunos e professores a se tornarem multiplicadores da preservação do meio ambiente”, ressalta Fernanda Amaral, diretora de Comunicação da Ceg.

Se na edição anterior apenas escolas da capital fluminense receberam o projeto, este ano a trupe vai percorrer 10 municípios do estado, como Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Macaé e municípios da Baixada Fluminense. Na cidade do Rio, já foi visto por alunos da Escola Parque, Santo Inácio, Corcovado, Teresiano, São Vicente de Paulo, Sion, Franco Brasileiro, Pedro II, Cap e escolas comunitárias da Rocinha, Borel, Turano, Complexo do Alemão e Cidade de Deus, entre muitas outras – algumas, mais de uma vez..

Até o fim de 2013, quando se encerra esta etapa do projeto, mais 11 mil crianças devem se divertir com as aventuras do filhote de pterodáctilo e aprender, de forma divertida, com a palestra sobre o uso responsável do gás.

Para as instituições que não receberem o espetáculo, há uma versão em vídeo e outra em quadrinhos, ambas disponíveis gratuitamente no site www.manualparaofuturolegal.com.br, que também traz informações sobre o projeto, imagens dos seus bastidores e joguinhos com temática ecológica.
Inscrições e mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site www.manualparaofuturolegal.com.br, pelos telefones (21) 2266-0870, (21) 2535-2915, ou pelo e-mail escolas@aguimaraesproducoes.com.br