GNF Brasil em sintonia com o meio ambiente

Data
23-05-2012
Categoria
Brasil
Tema

A Ceg e a Ceg Rio estão implantando um sistema de gerenciamento ambiental online que mostra o impacto real das suas atividades no meio ambiente.

É o segundo sistema do tipo aprovado pela União Europeia e o primeiro na área de energia. Por meio dele é possível saber, por exemplo, qual o volume de gás emitido pelas empresas; em quanto esse gás está contribuindo para o efeito estufa; e quais os planos de ação a serem seguidos para neutralizar tais danos.

Isso é possível graças ao software ENABLON – Enabling the Sustainable Company – líder em performance e gerenciamento de sustentabilidade – que ganhou uma ferramenta especialmente desenvolvida para o grupo Gas Natural Fenosa. Batizada de UMAS – Unidades Medio Ambientales - ela permite medir os impactos ambientais em números.

Com a nova ferramenta, é possível prever com exatidão os possíveis efeitos das ações das companhias ao meio ambiente. Através desta previsão dos impactos, as áreas responsáveis da empresa podem preparar com antecedência medidas de controle. A partir do momento que o sistema acusa a relevância de um determinado aspecto, o setor deve apresentar uma solução para mitigar o impacto ambiental.

O objetivo do sistema é minimizar ou até mesmo acabar com os impactos ambientais. Através da tecnologia desenvolvida pelo grupo, é possível ainda conhecer os impactos ambientais em situações normais, de manutenção e de emergência, classificá-los de acordo com a intensidade e com a frequência. Com o monitoramento, a empresa dá mais um passo em busca da sustentabilidade.