Ceg já concluiu 50% das obras de modernização das redes do Centro e Copacabana

Data
07-02-2012
Categoria
Brasil
Tema

A meta da Companhia é finalizar em julho deste ano a completa modernização do sistema de distribuição de gás destes dois bairros por meio da substituição de 39,2% de redes subterrâneas do Centro e de 22,7 km em Copacabana.

Este ano, as intervenções seguem um novo modelo de planejamento, no qual os dois bairros foram divididos em sete áreas de trabalho. Em cada uma delas, as obras terão duração de um mês. O projeto foi elaborado levando em consideração o trânsito, datas comemorativas e eventos que alterem a rotina dos bairros.

Em janeiro, a Ceg atuou nas principais ruas e avenidas do início de Copacabana, da Rua Rodolfo Dantas até a Belfort Roxo. No Centro, as obras foram realizadas entre as ruas Marechal Floriano e Rodrigues Alves. É importante destacar que no Centro, a Companhia executa a maior parte dos serviços durante a madrugada, com o objetivo de não causar impacto no trânsito.

Obras da Ceg serão interrompidas para o Carnaval

No próximo dia 11/02, a Ceg fará uma interrupção das obras de renovação da rede para por causa do calendário cultural da cidade durante o carnaval. O objetivo é minimizar os transtornos e garantir a segurança da população.

A Companhia conta com a compreensão dos moradores tendo em vista que, devido as características das ruas do Centro e Copacabana, que tem intenso fluxo de veículos, não pode impor um ritmo de obras acelerado. Além disso, o subsolo destas ruas contam com redes de outras concessionárias de serviço público e a Companhia precisa realizar a escavação manual, com o objetivo de não atingir acidentalmente as redes de outra concessionária.

As recomposições de asfalto dos trechos renovados em 2011 já foram todas executas. A Companhia intensificará a supervisão dessa obra, com o objetivo de minimizar os transtornos e garantir que as recomposições das calçadas obedeçam as mesmas características das encontradas antes do início das obras

A Ceg lembra que nos últimos 14 anos investiu R$ 2,6 bilhões em infraestrutura e que 95% da rede de distribuição de gás já está modernizada. Neste momento, a Ceg atua na renovação dos 5% que faltam. O total de recursos destinados à modernização e manutenção da rede de gás será de R$ 60 milhões em 2011 e outros 60 milhões em 2012.