Gás natural chega a Itatiaia

Data
09-01-2012
Categoria
Brasil
Tema

A Ceg Rio acaba de iniciar o abastecimento de gás natural para a fábrica de pneus da Michelin em Itatiaia, o primeiro cliente da empresa no município.

A indústria, que usava óleo combustível, vai obter uma sensível queda na emissão de poluentes ao a utilizar o gás natural em seu processo produtivo. A estimativa é de que o consumo inicial chegue a 2,8 milhões de metros cúbicos/ano, com previsão de alcançar 11,9 milhões de metros cúbicos/ano em 2014. Somente na construção de infraestrutura necessária para atender a essa industria, a Ceg Rio investiu R$ 5,2 milhões.

A chegada do gás natural em Itatiaia faz parte do projeto da Ceg e da Ceg Rio de interiorização do gás natural canalizado no estado do Rio. Para a chegada à cidade, foram construídos 8,5 quilômetros de rede em polietileno. A rede teve início a partir da cidade de Resende junto ao ramal que abastece a siderúrgica Mimill. Para chegar até Itatiaia, foi preciso cruzar o rio Paraíba do Sul. Para isso, foi empregada a técnica de perfuração dirigida sob o leito do rio. Uma das vantagens da técnica é que os impactos ambientais são praticamente nulos, uma vez que não é necessário escavar o leito do rio. A mesma técnica também foi usada para o cruzamento da Rodovia Presidente Dutra e da rede ferroviária.

O objetivo da Ceg e da Ceg Rio em Itatiaia é abastecer clientes de todos segmentos: industrial, comercial, residencial e GNV. Hoje, além da Michelin, os postos de gasolina junto à Rodovia Presidente Dutra já estão aptos a fornecer GNV. Por enquanto, ainda não há previsão para o abastecimento residencial. Mas já existem negociações com novos clientes, além da Michelin, que estão buscando se instalar no município.

É importante ressaltar que todo o sistema de distribuição de gás da Ceg e da Ceg Rio é supervisionado por meio do Centro de Controle e Operações de Redes, que recebe informações online de toda a rede e trabalha 24 horas para garantir a segurança e a continuidade do abastecimento de gás. Além disso, todos os dutos são sinalizados com marcos e placas de advertência.