Tom Natural comemora os 402 anos de Itu no dia 1º de fevereiro

Data
26-01-2012
Categoria
Brasil
Tema

Pira a gás natural, no Largo do Bom Jesus, será acesa, mais uma vez, em comemoração ao aniversário da cidade, durante cerimônia com a presença do Prefeito Herculano Junior e autoridades, a partir das 19h30.

Pira à gás natural

A trajetória de desenvolvimento da cidade de Itu, que comemora 402 anos no próximo dia 02 de fevereiro, desta vez será contatada sob o olhar particular das mulheres.

A Caminhada Luminosa 2012, repetindo o sucesso da primeira edição, realizada há dois anos durante o quadricentenário da cidade, será promovida na noite que antecede o aniversário de Itu, no dia 01/02, com partida e término no Parque Geológico do Varvito (Rua Parque do Varvito, s/n, Nossa Senhora da Candelária). O evento cultural terá início às 20h30, incluindo a performance de atores, cenários, teatro e demais recursos cênicos que proporcionarão ao público uma verdadeira vivência cultural pela história ituana.

Plena de figuras carismáticas em seus 402 anos, as mulheres, em sua diversidade social, étnica, cultural e temporal, mostrarão como interferiram, apoiaram e conviveram com momentos decisivos das transformações culturais que a cidade experimentou ao longo desse período. Pelo olhar da índia, da sinhazinha, da negra, da caipira, da imigrante, da branca, da tecelã, da dona de casa, a Caminhada Luminosa percorrerá as ruas da “Boca do Sertão”, as estradas poeirentas das fazendas, o caminho entre a casa grande e a senzala, as ruas que levam às tecelagens, às bancas de frutas e verduras dos becos e dos largos.

A Caminhada Luminosa 2012 traçará um trajeto pelas pequenas memórias de cada uma dessas mulheres que, anonimamente, em seus papeis de coadjuvantes, também construíram a Itu que habitamos hoje.

Choro das 3

Para encerrar a Caminhada, no anfiteatro do parque, haverá ainda um show especial do programa musical “Tom Natural”, da empresa Gas Natural Fenosa, com um grupo igualmente formado apenas por mulheres, o “Choro das 3”.

As irmãs Corina (voz), Lia (violão) e Elisa (bandolim) Meyer Ferreira formam o trio que começou a tocar impulsionado pela mais velha, Corina, que se apaixonou por cantar quando ainda tinha 7 anos. Juntas, aprenderam o primeiro choro – Corta Jaca, de Chiquinha Gonzaga – e, em 2002, descobriram os Chorões de São Paulo e as rodas de choro. Desde então, começaram a desenvolver um trabalho de pesquisa e recuperação do choro e já começam a colher os frutos. Em 2008, lançaram o CD “Meu Brasil Brasileiro”, pela Som Livre, e foram premiadas pela Associação Paulista de Críticos de Arte, como o Melhor Grupo do ano.
O Tom Natural Sorocaba é um projeto cultural da Gas Natural Fenosa em parceria com a Prefeitura Municipal de Itu, por meio de sua Secretaria de Cultura, realizado com recursos do Proac (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo. A produção é da empresa GPA Empreendimentos Culturais.
Pira a gás natural será acesa novamente
Representando, mais uma vez, a chegada da modernidade ao município de Itu, a pira a gás natural, localizada no Largo do Bom Jesus desde o aniversário de 400 anos da cidade, será acesa, novamente, durante cerimônia com a presença do Prefeito Herculano Junior e autoridades, a partir das 19h30. No local, também estarão os ônibus municipais que levarão os interessadas até o Parque do Varvito para a caminhada luminosa.