Síndicos da região discutem segurança das instalações de gás

Data
25-04-2012
Categoria
Brasil
Tema

Saiba como utilizar o gás de forma segura em sua residência e em locais públicos.

Síndicos de Sorocaba e região discutirão amanhã, quinta-feira, dia 26/04, a partir das 18h30, durante encontro técnico gratuito promovido pelo SECOVI-SP (Sindicato da Habitação) no Hotel Dan Inn, em Sorocaba, dentre outros temas relevantes, a segurança das instalações internas de gases combustíveis nas residências, condomínios de casas e prédios de apartamentos, um tema de extrema importância para os municípios.

Em muitas cidades da região, ainda existem situações de risco à população, tais como apartamentos com botijões de gás confiados em área interna, sem ventilação adequada, como dentro da cozinha, o que vai contra as Instruções Técnicas nº 28 e 29 do Corpo de Bombeiros, do Decreto 56.819/2011, do Estado de São Paulo e das normas técnicas brasileiras vigentes (NBRs 15.526 e 13.103).

Os palestrantes do encontro do SECOVI-SP serão: Flavio Amary, vice-presidente do Interior e Diretor Regional do Secovi em Sorocaba; Claudio Bernardes, presidente do Secovi–SP e Reitor da Universidade Secovi; Olivar Vitale, professor e coordenador do curso de especialização em “Direito Imobiliário Empresarial” da Universidade Secovi e Danilo Tonus Kostenko, responsável pelo mercado residencial de gás natural canalizado, da Gas Natural Fenosa em São Paulo.

De acordo com Danilo Kostenko, da Gas Natural Fenosa em São Paulo, a regulamentação em vigor prevê que, não importa o tipo de gás - seja o gás natural ou de botijão -, ambos devem ter suas instalações executadas com os materiais corretos e com ventilação adequada, tal como as centrais de gás construídas em condomínios de casas e prédios de apartamentos. Nas residências unifamilares, o sistema de gás também deve permanecer em área externa – nunca na cozinha ou no banheiro -, tendo também todas as devidas adequações de ambiente para a correta ventilação. “O problema preocupante da existência de botijões de gás confinados dentro de apartamentos, sem ventilação adequada, ainda é encontrado nas cidades da região, mas a situação já está sendo prevenida. Uma das ações para isso são as parcerias, cada vez mais frequentes, com construtoras e empreiteiros, para que as novas edificações já prevejam instalações internas adequadas e centrais de abastecimento externas”, destaca o representante da Gas Natural Fenosa em São Paulo. Além disso, esclarece Kostenko, o Corpo de Bombeiros e as autoridades competentes também fiscalizam o cumprimento dessas normas pelos condomínios e prédios.

O encontro técnico do SECOVI-SP é gratuito. O Hotel Dan Inn fica na Avenida Afonso Vergueiro, 1.850, Vila Casa Nova. O participante que desejar pode contribuir com a doação de agasalho para a campanha social “Pé Quente São Paulo 2012”. Os donativos serão direcionados às instituições de Sorocaba.