Exposição Revolução de 32 no Museu da Energia de Itu

08-08-2012

Mostra integra comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico.

EXPOSIÇÃO REVOLUÇÃO DE 1932

No próximo dia 17, às 19 horas, o Museu da Energia de Itu, com o patrocínio da Gas Natural Fenosa, inaugura a exposição “1932, o Ano da Revolução Paulista”. A mostra, que integra as comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, conta a história da mobilização que teve a participação de diferentes setores da sociedade paulista da época, inclusive trabalhadores do setor de energia.
Os visitantes terão a oportunidade de conferir, por meio de fotos históricas, alguns dos acontecimentos mais marcantes da revolução: o alistamento e os exames médicos dos soldados, a preparação das mulheres para atuarem como enfermeiras durante os confrontos, e até a participação de indígenas na batalha. Além das imagens, a exposição traz também documentos da época.
A Revolução de 32 foi um marco na formação do povo paulista. Suas bandeiras, a constitucionalização do país e a autonomia e superioridade de São Paulo, defendidas pela elite, sensibilizaram grande parte da população, que aderiu às manifestações, conforme explica Mariana Rolim, superintendente da Fundação Energia e Saneamento, que administra o museu: “A exposição ilustra bem o grande impacto do movimento constitucionalista no cotidiano social de todo o Estado de São Paulo”.
O apoio da Gas Natural Fenosa ao projeto marca o início da parceria com o Museu da Energia de Itu e reforça a participação ativa da empresa nos temas de interesse da população. “A exposição evidencia um momento decisivo para o Estado de São Paulo e todo o país, e está alinhada com os valores do Grupo multinacional ao qual pertencemos, que englobam responsabilidade social e cultural”, destaca o Diretor-Geral da empresa em São Paulo, Armando Laudorio.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural do setor de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, localizado na capital, realiza ações culturais e educativas que reforcem conceitos de cidadania e incentivem o uso responsável de recursos naturais.

EMPRESAS MANTENEDORAS
AES Eletropaulo, Sabesp e Cesp
Patrocínio:
Gas Natural Fenosa

Serviço:
Exposição: “1932, o Ano da Revolução Paulista”
Abertura: 17 de agosto, 19 hs
Data: de 18 de agosto a 30 de setembro