Sorocaba recebe Feira do Gás Natural gratuita no Esplanada Shopping

Data
09-10-2012
Categoria
Brasil
Tema

Circuito de brincadeiras vai ensinar de onde vem o gás natural, seus usos e benefícios, contribuições para o meio ambiente.

Feira Energia Total, Gás Natural

O gás natural é uma alternativa de energia importante para o planeta, com uma queima limpa e menos poluente e representando, hoje, em torno de 10% da matriz energética brasileira.

Mas de onde vem o gás natural? O que é esta energia, onde poder ser usada e quais são os benefícios que oferece?

Todas essas perguntas, que ainda permanecem na cabeça de muitas crianças e adultos, poderão ser respondidas a partir do próximo dia 04/09, quando terá início a feira gratuita “GÁS NATURAL, ENERGIA TOTAL”, um circuito de brincadeiras que fará a família toda aprender brincando, além de dar prêmios.

O espaço engloba quatro estações lúdicas, em que será possível vivenciar: “A origem e extração do gás natural”; “Usos do gás natural”, “Benefícios do gás natural” e “Transformando o mundo”, esta última sendo um convite para que todos os participantes avaliem o que já estão fazendo, ou ainda podem fazer para contribuir com a preservação da natureza.

A feira “GÁS NATURAL, ENERGIA TOTAL” é um projeto realizado pela concessionária Gas Natural Fenosa, com recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo). As atividades são gratuitas e abertas a todos, durante o horário normal de funcionamento do Esplanada Shopping, de 04 a 23 de setembro, na Praça de Eventos. No estacionamento do shopping, também estará aberta para visitação gratuita uma “casa-trailer modelo” do uso do gás natural, com equipamentos em funcionamento para experimentação.

Família do gás natural e concurso cultural

Uma família do gás natural foi criada para acompanhar os visitantes da feira em seu percurso. Mariluz, Gaspar, Sol, Guille e Watio são pai, mãe, filhos e cachorrinho de estimação. Juntos, eles indicam as tarefas que os participantes deverão cumprir em cada estação.

Uma vez completado o circuito, o visitante recebe um brinde especial da feira e ganha um cupom para participar de um concurso cultural que vale uma viagem, com direito a acompanhante, para Angra dos Reis (RJ).

Visita às escolas

As escolas interessadas podem receber uma contadora de histórias e promotoras, que convidarão os alunos do Ensino Fundamental I (1º a 9º anos) para visitarem a feira gratuita. Basta ligar para o telefone da Gas Natural Fenosa: (15) 3224-5207.

Após período em Sorocaba, a feira do gás natural seguirá para outras cidades da região: Porto Feliz, Tatuí, Itu, Boituva e Cerquilho.