Glossário

Orden alfabetico

A
Acesso de terceiros à rede:
Acesso por parte dos que não são proprietários da rede de transporte e distribuição.
Alta pressão:
É aquela superior a 4 bar efetivos (ou relativos).
Ampere:
Unidade de intensidade da corrente elétrica.
Armário de regulação:
É o conjunto de regulação de pressão do gás quando se encontra alojado no interior de um armário.
Armazenamento subterrâneo:
Está composto por jazidas de gás criadas artificialmente em formações subterrâneas aptas para isso, com a finalidade de adequar o aprovisionamento de gás à demanda sazonal.
B
Baixa pressão:
É aquela inferior ou igual a 0,05 bar efetivos (ou relativos).
BCM:
Em inglês, Billion Cubic Meters, que equivale a um bilhão de metros cúbicos. Medida usada habitualmente para o gás natural.
C
Caldeira Centralizada:
Mercado no qual os pontos de fornecimento de um prédio estão ligados a uma Caldeira Central. Este mercado é característico das regiões frias.
Canalização:
É o conjunto de tubulações e acessórios unidos entre si que permite a circulação do gás pelo interior dos mesmos.
Capitalização da bolsa:
Valor da empresa obtido por aplicar às ações que compõem o seu capital social a cotação da bolsa.
Centro do Gás:
Centro aberto à atenção do público e relacionado com os serviços relativos ao gás prestados pela companhia: fornecimento de gás, venda de aparelhos e serviços, revisão sistemática, etc.
Ciclo combinado:
Sistema que combina a produção de eletricidade em uma turbina de gás e em uma de vapor mediante a recuperação do calor residual dos gases de escape da primeira.
CNE:
A Comissão Nacional de Energia é o ente regulador dos sistemas energéticos.
Comercializadoras:
São as que adquirem o gás natural (dos produtores ou de outros comercializadores) e o vendem a seus clientes qualificados ou a outros comercializadores em condições livremente pactuadas. Os comercializadores utilizam as instalações de transportistas e distribuidores para o transporte e fornecimento de gás a seus clientes, em troca de um pedágio.
Consumo contratado:
Corresponde ao consumo acordado entre o cliente e a empresa, e que aparece refletido no contrato.
Consumo de ATR:
Consumo em kWh que a distribuidora cobra das comercializadoras, correspondente a clientes do mercado liberalizado, pelo acesso de terceiros à rede.
Consumo de Termo Potência:
Consumo em kWh que se cobra em conceito dos diferentes termos de potência para a energia elétrica.
Consumo faturado:
Consumo em kWh que se cobra em função do volume de gás ou da energia elétrica consumidos durante o período de faturamento.
Contador:
Dispositivo que permite conhecer o volume de energia consumido em um período de tempo determinado e em umas condições de referência de pressão e temperatura dadas.
Cota fixa:
Valor em euros correspondente ao valor fixo que se cobra aos clientes mensalmente pelo fato de estar ligado à rede e ter o direito de consumir.
Cotação:
Preço alcançado no mercado por um valor.
D
Declaração de impacto ambiental:
É o pronunciamento da autoridade ambiental competente que determina a conveniência ou não de realizar a atividade projetada e, em caso afirmativo, as condições que se devem estabelecer para a proteção do meio ambiente.
Distribuição:
Depois que o gás foi processado, é transportado através de gasodutos até centros de distribuição local, para ser medido e entregue aos clientes.
Dividendo:
Parte do benefício repartível ou distribuível que corresponda pagar aos sócios por cada ação.
Downstream (distribuição e comercialização):
Aquelas atividades que têm lugar desde a recepção dos hidrocarbonetos nos terminais de importação, até sua distribuição e comercialização ao usuário final. Ver também upstream (exploração e produção) e midstream (tratamento e transporte).
E
Empresa distribuidora:
Os distribuidores são aquelas pessoas jurídicas titulares de instalações de distribuição, que têm a função de distribuir o gás natural por canalização, bem como construir, manter e operar as instalações de distribuição destinadas a situar o gás nos pontos de consumo.
Estação de regulação e medida:
Instalação que tem como função a redução de pressão e a medida da vazão do gás e constituem a interligação entre a rede de gasodutos e as redes de distribuição.
F
Fornecedor de Último Recurso:
Comercializador designado pelo governo que assume a obrigação de atender as solicitações de fornecimento de gás natural daqueles consumidores que se determinem, a um preço máximo estabelecido pelo Ministro de Indústria, Turismo e Comércio, com prévio acordo da Comissão Delegada do Governo para assuntos econômicos, que terá a consideração de Tarifa de Último Recurso.
G
Gás natural liquefeito (GNL):
Gás natural que foi liquefeito mediante esfriamento a aproximadamente -161°C à pressão atmosférica. O gás natural é 600 vezes mais volumoso que o gás natural liquefeito (GNL).
Gás natural veicular:
Gás natural usado como combustível para veículos.
H

Não há termos disponíveis

I
Imposto de eletricidade:
Valor em euros correspondente a um imposto aplicado sobre o faturamento de energia elétrica. A lei 66/1997, de 30 de dezembro, de medidas fiscais, administrativas e da ordem social, desenvolve em seu capítulo IX, o imposto sobre a eletricidade. A base tributável do imposto estará constituída pelo resultado do coeficiente 1,05113 multiplicado pelo valor total que, por ocasião do recebimento do imposto, teria sido determinado como base tributável do imposto sobre o valor agregado, excluídas as cotas do próprio imposto sobre a eletricidade, para um fornecimento de energia elétrica efetuado a título oneroso dentro do território de aplicação do imposto sobre o valor agregado entre pessoas não vinculadas. O imposto será exigido com juros impositivo de 4,864 %.
Instalação:
É a parte da canalização compreendida entre a rede de distribuição e a chave de instalação, incluída esta. Não faz parte da instalação receptora.
J

Não há termos disponíveis

K

Não há termos disponíveis

L
Leitura estimada:
Leitura do consumo estimado do cliente, obtida no processo de estimativa, e que se cobra se não se dispõe de uma leitura real ou uma leitura feita recentemente. Também utiliza-se em leituras quadrimestrais.
Leitura real:
Leitura realizada diretamente pelo agente leitor na tomada de leitura, sem intervenção de terceiros.
Lucro antes de juros e impostos:
Resultado da companhia calculado como total das receitas operacionais menos o total das despesas operacionais. Termo que vem do termo em inglês EBIT "Earnings before interest and taxes" .
Lucro líquido depois de impostos:
Resultado final da empresa calculado como resultado operacional menos o resultado financeiro menos o imposto de sociedades.
M
Meia pressão:
É aquela compreendida entre 0,05 e 4 bar efetivos (ou relativos).
Mercado liberalizado:
É aquele no qual o cliente contrata o fornecimento com qualquer outra empresa comercializadora devidamente autorizada pela Administração competente. As tarifas de venda são pactuadas entre comprador e vendedor.
Mercado regulado:
É aquele no qual o cliente mantém o fornecimento de gás e eletricidade com seu distribuidor autorizado habitual. As tarifas de venda de ambas as energias são fixadas por lei e são publicadas no BOE.
Metro cúbico (Cubic metre (CM)):
Unidade de medição para volume de gás. A quantidade de gás necessário para encher o volume de um metro cúbico.
Midstream (tratamento e transporte):
Atividades de acondicionamento da produção de hidrocarbonetos às especificações de qualidade requeridas nos mercados finais, bem como o transporte desde as instalações de tratamento até os ditos mercados. Ver também upstream (exploração e produção) e downstream (distribuição e comercialização).
N

Não há termos disponíveis

O

Não há termos disponíveis

P
Pontos de fornecimento:
Número de clientes consumidores de gás classificados pelas empresas proprietárias da rede a que estão ligados, independentemente da empresa que lhes comercializa.
Potência:
Nos aparelhos elétricos, define-se como a capacidade dos mesmos para produzir trabalho. Também define-se como a quantidade de trabalho realizado na unidade de tempo. A unidade de medida é o Watt (W) ou o quilowatt (kW).
Q
Quilowatt hora:
Unidade de energia que equivale à energia desenvolvida por uma potência de um quilowatt (kW) durante uma hora, equivalente a 3,6 milhões de joules. É equivalente a 0,0949 metros cúbicos de gás.
R
Rede de distribuição elétrica:
A rede de distribuição de energia elétrica está constituída pelas linhas, parques, transformadores e outros elementos elétricos com tensões inferiores a 220 kV, sempre que não pertençam à rede de transporte. Também, consideram-se elementos constitutivos da rede de distribuição todos aqueles ativos de comunicações, proteções, controle, serviços auxiliares, terrenos, edificações, e outros elementos auxiliares, elétricos, ou não, necessários para o adequado funcionamento das instalações específicas da rede de distribuição antes definida.
Rede de transporte elétrico:
A rede de transporte de energia elétrica está constituída pelas linhas, parques, transformadores e outros elementos elétricos com tensões iguais ou superiores a 220 kV e por aquelas outras instalações, qualquer que seja sua tensão, que cumpram funções de transporte de interligação internacional e, no caso, as interligações com os sistemas elétricos espanhóis insulares e extrapeninsulares. Além disso, consideram-se elementos constitutivos da rede de transporte todos aqueles ativos de comunicações, proteções, controle, serviços auxiliares, terrenos, edificações, e outros elementos auxiliares, elétricos ou não, necessários para o adequado funcionamento das instalações específicas da rede de transporte antes definida.
Resseguimento de uma rede:
É aquele conjunto de tarefas realizadas por pessoal qualificado, dotado da informação gráfica pertinente e do material eletrônico e utensílios adequados, destinado a localizar os possíveis escapamentos de gás existentes nos condutos que compõem a rede.
S
Switching:
É o processo de transferência de um cliente, que tem contratado o seu fornecimento de energia no mercado regulado, com preços e tarifas estabelecidas no BOE para o mercado liberalizado, onde as empresas podem oferecer descontos e vantagens adicionais.
T
Tarifa de Último Recurso:
É o preço máximo, fixado pelo Governo, que poderão cobrar os comercializadores de último recurso.
U
Upstream (exploração e produção):
Atividades relativas à exploração e extração das jazidas de hidrocarbonetos (gás e petróleo). Ver também downstream (distribuição e comercialização) e midstream (tratamento e transporte).
Usina de liquefação:
Instalação nas quais se consegue mudar o estado do gás natural da fase gasosa para a fase líquida.
Usina de regaseificação:
Instalação nas quais se devolve o GNL a seu estado gasoso.
V
Volt:
Unidade de tensão elétrica.
W
Watt:
É a unidade básica de energia elétrica, definida como um joule por segundo. Seu símbolo é W. Expresso em unidades utilizadas em eletricidade, o watt é a potência produzida por uma diferença de potencial de 1 volt e uma corrente elétrica de 1 ampere (1 VA). A potência elétrica dos aparelhos elétricos expressa-se em watts, se são de pouca potência, mas se são de média ou grande potência expressa-se em quilowatts (kW) que equivale a 1000 watts. Um kW equivale a 1,35984 CV (cavalos de vapor).
X

Não há termos disponíveis

Y

Não há termos disponíveis

Z

Não há termos disponíveis