dominio https://www.naturgy.com.br:443/servlet/

Menus Menu Navegacion

Acessibilidade

    hilo navegacion-->NO

    Acessibilidade

    Acessibilidade

    Há dois anos, a nossa companhia vem desenvolvendo um projeto de transformação completa do seu site, que agora se apresenta como o primeiro portal da Naturgy.
    Um projeto de renovação com o qual a nossa companhia colocou como prioridade a aproximação ao usuário de todas as perspectivas. Para alcançar o objetivo, foram trabalhadas as seguintes etapas.
    • O processo de conceituação e design levou em consideração a metodologia denominada Design Centrado no Usuário, e foi validado com usuários finais através de ensaios de teste real.
    • Buscou-se o acesso de todas as pessoas, independente de suas condições, tanto de ambiente (ruído, navegadores antigos, conexões lentas, ...) como físicas (deficiências visuais, auditivas, motoras, de linguagem ou relacionadas ao envelhecimento).
    • Tecnologicamente, foi desenvolvido garantindo o cumprimento das normas UNE e do W3C (World Wide Web Consortium), em seu nível intermediário (AA).
    • A capa de apresentação foi baseada nas recomendações do W3C sobre as Folhas de Estilo em Cascata, Nível 2 (CSS2) e foi utilizado o padrão recomendado no emprego do código HTML, verificando as recomendações usem XHTML 1.0 Strict.
    Com isso, foram obtidas algumas vantagens como:
    • Código HTML e Folhas de estilo ajustadas para garantir a adequada visualização e que fazem com que o nosso site se adapte aos distintos dispositivos, obtendo um acesso à informação quase universal.
    • Além disso, os tamanhos de fontes foram definidos com unidades relativas para que se possa aumentar ou diminuir do navegador.
    • Navegação com ou sem folhas de estilo ativadas. Da mesma forma, navegação com ou sem java script ativado.
    Com todo este trabalho, o nosso sistema está preparado para oferecer o nosso conteúdo aos usuários de forma universal.
    Em relação às funcionalidades oferecidas, devemos diferenciar três casos específicos:
    • As funcionalidades sem integração com outros sistemas, que foram desenvolvidas neste projeto, seguindo as pautas indicadas nas normas de acessibilidade.
    • As funcionalidades integradas com outros sistemas: a complexidade técnica de integração com estes serviços impossibilitaram o seu desenvolvimento. Neste sentido, a Naturgy se compromete a continuar trabalhando para conseguir que todas as suas aplicações sejam totalmente acessíveis.
    • As funcionalidades de terceiros: nosso compromisso com a acessibilidade é estendido a todas as empresas colaboradoras com as quais trabalhamos, portanto, solicitou-se a todas elas comprometimento e gestão para garantir a acessibilidade de suas aplicações.